Perguntas Frequentes
Intelix | Módulo WhatsApp
Por meio de um provedor autorizado de serviço para WhatsApp sua empresa conseguirá aprovação para usar o WhatsApp Business API.
A Del Grande tem contrato com um dos parceiros diretos do Facebook, que fazem parte da lista de provedores oficiais.
As comunicações com usuários da WhatsApp Business API que gerenciam o ponto de extremidade da API em servidores que controlam são consideradas pelo WhatsApp como criptografadas de ponta a ponta, uma vez que não há acesso de terceiros ao conteúdo entre os pontos de extremidade.
Algumas organizações optam por delegar o gerenciamento do ponto de extremidade da WhatsApp Business API a um fornecedor de soluções de negócios de terceiros. Nesses casos, a comunicação ainda usa o mesmo protocolo de criptografia Signal. No entanto, como o usuário da WhatsApp Business API escolheu um terceiro para gerenciar o ponto de extremidade, o WhatsApp não considera essas comunicações como mensagens criptografadas de ponta a ponta. Em 2021, isso eventualmente também se aplicará a empresas que optarem por usar a versão baseada em nuvem da API hospedada pelo Facebook.
Além disso, se você usar HTTPS ao fazer chamadas para o cliente da WhatsApp Business API, esses dados serão criptografados com SSL (do seu cliente do backend até o cliente da WhatsApp Business API).
Você pode reutilizar o número, mas antes de iniciar o processo de cadastro para uso da API você será orientado pela nossa equipe.
Você pode utilizá-lo, mas será necessário pedir a migração entre plataformas dos parceiros Facebook. Nossa equipe pode orientar você nesse processo.
Não. Seu número de WhatsApp funcionará normalmente, junto a sua operadora, no Intelix após configuração da API.
O número ficará ligado a API oficial (broker/ parceiro Del Grande) e não poderá ser utilizado em um aparelho celular. Caso um dia decidam por trocar de fornecedor API, será solicitado a desvinculação junto ao broker para, então, ser utilizado em outra plataforma que deve novamente vincular o número ao novo broker.
Ao solicitar o cancelamento dos serviços você deverá:
- Informar à Del Grande se irá migrar para outra empresa que disponibilize acesso a API oficial do WhatsApp
- Desativar o uso do número e configurar novo broker, caso continue utilizando API.
- Desativar o número e voltar a usar no aparelho celular e modo web para até 4 usuários (desconhecemos o tempo que pode levar o retorno ao WhatsApp Business).
Sim! Por padrão, o Cliente da API do WhatsApp Business tenta se comunicar usando chat sobre a porta 5222. Para obter a melhor experiência, abra a porta 5222 para todo o tráfego de saída. Fazer isso não causa um problema de segurança, pois trata-se apenas do tráfego de saída do seu data center.
Caso não seja possível abrir a porta 5222, o Cliente da API do WhatsApp Business tentará usar a porta 443.
Se seu firewall ou proxy continuar encerrando as conexões, entre em contato com a equipe do WhatsApp enviando uma pergunta por meio do Suporte Direto para fazer uma depuração.
Não. O Cliente da API do WhatsApp Business abre uma conexão TCP de saída às portas 5222 ou 443 nos servidores do WhatsApp. O tráfego ocorre sobre essa conexão de longa duração.
Normalmente, os firewalls classificam isso como a permissão para “tráfego de saída e o tráfego estabelecido”. É claro que, depois de estabelecida a conexão, o fluxo de pacotes ocorrerá em ambas as direções, mas o início da conexão parte do Cliente da API do WhatsApp Business, por isso não é necessário ter uma regra para permitir conexões de entrada.
Você pode usar qualquer número de telefone que possa receber chamadas de voz ou SMS para obter o código de registro. Sabemos que muitos números 0800 ou números para ligações gratuitas tem IVR. As chamadas de registro do WhatsApp não podem navegar um IVR. No entanto, podemos informar o(s) número(s) de telefone usado(s) para fazer a chamada de registro para que você possa capturar a chamada e redirecioná-la para obter o código de registro.
Sim. O WhatsApp permite que você formate o texto selecionado na mensagem com negrito, itálico, tachado ou espaçamento uniforme.
Poderá haver casos em que você precisará de mais tempo para atender à solicitação de um cliente, e será necessário enviar uma resposta ao cliente após o período de 24h.
Recomendamos criar modelos de mensagem para:
- enviar o resultado ao usuário ou
- solicitar uma resposta do usuário com o objetivo de ativar uma nova janela de atendimento ao cliente.
Em ambos os casos, adicione a maior quantidade possível de contexto ao modelo de mensagem. Por exemplo:
- “Olá, {{1}}! A respeito do problema que você relatou anteriormente, viemos informar que, infelizmente, {{2}}. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência causada.”
- Temos atualizações a respeito do seu ticket. Responda a esta mensagem se deseja continuar recebendo suporte.”
Essas mensagens são as “templates” que precisam ser aprovadas pelo WhatsApp.
O tamanho máximo para carregamento de qualquer arquivo é 64MB.
Esse limite também se aplica a qualquer imagem, documento ou vídeo que você enviar em uma mensagem.
Sendo que o envio de arquivos acima de 64MB serão cobrados R$0,02 a cada 5MB.
A cobrança do gupshup continua a mesma para acima de 64KB.
A mensagem pode ser enviada com algum arquivo anexo, como contratos em pdf, etc. Mas a mensagem e o anexo deverão ser aprovados pelo WhastApp.
Áudio: 16MB
Documento: 100MB
Imagem: 5MB
Vídeo: 16MB
Caracteres: 4096
2GB para arquivos após as eleições no Brasil.
Sim. Os modelos de mensagem são compatíveis com todos os caracteres e formatações de mensagem do WhatsApp, incluindo emojis, negrito, itálico etc.
Estes são alguns dos motivos pelos quais os modelos de mensagem podem ser rejeitados:
- Presença de conteúdo potencialmente ofensivo, como linguagem ofensiva ou conteúdo semelhante a spam
- Presença de conteúdo promocional
- Não há correspondência com o tipo de tag selecionado
- Formatação incorreta
Veja possíveis motivos para rejeição de modelos de mensagem:
O formato está incorreto
- Faça uma revisão ortográfica e gramatical antes de enviar o conteúdo para análise. Mensagens com erros ortográficos ou gramaticais podem levar clientes a acreditar que se trata de spam ou boato.
- Use parâmetros variáveis (como {{1}}, {{2}} etc.) e verifique se eles têm o número correto de chaves (duas do lado esquerdo do número e duas do lado direito).
- Os parâmetros não podem ser usados com uma finalidade desconhecida com base no contexto. Seu modelo será rejeitado se não soubermos o que cada parâmetro contém. Isso inclui que mídia você pretende enviar em uma mensagem de mídia, por exemplo. Para evitar esse problema, é altamente recomendado que você adicione uma amostra.
- O idioma selecionado deve corresponder ao conteúdo do seu modelo de mensagem.
- Se o idioma for definido como “espanhol”, mas o conteúdo estiver em inglês, o modelo de mensagem será rejeitado.
- Seu conteúdo deve ser exibido em um idioma compatível. O uso de combinações de idiomas, como “portunhol” ou “espanglês”, não será aprovado.
- Caso você queira enviar um modelo de mensagem para testar sua conexão de API, verifique se ele está no formato correto. Outras variações serão rejeitadas.
- Nome do modelo de mensagem: teste
- Conteúdo: Olá, {{1}}
- Evite usar encurtadores de URL para seus links (como bit.ly, tinyurl ou goo.gl) porque eles encobrem o destino pretendido do link.
- O domínio da URL nos links deve pertencer à sua empresa.
- Entenda mais sobre as diretrizes para modelos de mensagens.
- Veja mais informações sobre como criar modelos de mensagem.
Sim, é necessário clicar no link para realizar a ação de opt-in, aceitação de conversar com aquela conta de WhatsApp pela integração oficial. Se a empresa pede que você faça o opt-in com o link, você deve aceitar para continuar a conversar com a empresa.
Existe a opção de não enviar o link de opt-in, ou de enviá-lo em língua portuguesa, para facilitar ao usuário – apenas em contatos receptivos (cliente chamando sua empresa).
Opt-in é uma ferramenta de aceite do usuário para receber mensagens do seu número no WhatsApp Ativo. Existem três formas de receber o oprt-in do usuário:
1) Procurar seus usuários através de e-mail, telefone, etc e solicitar autorização para envio de mensagens suas pelo WhatsApp.
2) Cadastrar tag de clientes, informando se permitem contato pelo WhatsApp. É um trabalho a ser realizado anteriormente ao envio das campanhas.
3) Ativar opt-in na primeira campanha, dessa forma, os clientes aprovam ou não o contato, através de um link que será enviado para confirmação do aceite.
Confira a política atual do WhatsApp sobre opt-in:
https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/overview/getting-opt-in/?translation
Não. Quando um contato lhe chama no WhatsApp, você somente tem autorização para falar com ela em até 24 horas da última mensagem enviada por ela. Portanto, para envio de mensagens ativas, você deve ter o opt-in dela obtido por alguma das formas aprovadas pelo WhatsApp.
Não existe uma forma de bloquear que você envie esta mensagem, se você enviar uma mensagem seguindo um modelo (template) de mensagem pré-aprovado na WhatsApp. Porém, não é recomendado o envio de mensagens sem autorização do usuário, porque isso é proibido pela política do Facebook.
Você pode preencher este formulário para verificar o seu perfil ou a sua Página.
Diversos fatores são considerados na hora de avaliar páginas e perfis do Facebook para determinar se cumprem os critérios de verificação.
Além de seguir os Termos de Serviço do Facebook e os Padrões da Comunidade, as Páginas e perfis também precisam ser: Autênticos, únicos, completos e notáveis.
O processo de solicitação do selo de conta verificada deverá ser feito enviando as informações abaixo para o Provedor do WhatsApp:
- Nome da sua empresa;
- Uma descrição sobre o seu negócio e porque ele precisa obter o selo de conta verificada;
- O número de WhatsApp da sua conta;
- O nome de exibição atribuído ao seu número;
- Se sua empresa for conhecida também por outros nomes, informe-os (opcional);
- Se o nome da empresa estiver em um idioma diferente do inglês, forneça-o no idioma de origem (opcional);
- Site da sua empresa;
- Página do Facebook da sua empresa (opcional);
- Outras informações relevantes da página do Facebook, como números de likes e seguidores da página (opcional).
Atenção: O selo de verificação do WhatsApp é disponibilizado apenas para empresas que se adequam aos requisitos de notoriedade do Facebook. A conta deve representar uma marca ou entidade conhecida e frequentemente pesquisada e que esteja presente em diversas fontes de notícia, e não são considerados conteúdo pagos ou promocionais na análise.
Confira os critérios para contas comerciais oficiais do WhatsApp. Esses critérios são baseados em vários fatores e são diferentes das políticas de outras plataformas.
Se a sua solicitação não for aprovada, uma nova solicitação de revisão poderá ser feita após 30 dias. Entretanto, esta decisão não limita a sua capacidade de partilhar os detalhes da sua empresa. Por exemplo: Cada número de telefone também possui um perfil comercial que inclui foto de perfil, e-mail, site e descrição comercial. Estes são campos que você pode editar a qualquer momento.
No momento, não existe uma maneira de ver quantos usuários bloquearam sua empresa. O melhor indicador seria acompanhar os retornos de chamada indicando o status e, se você não receber o status delivered, isso significará que o usuário bloqueou sua empresa ou está sem uma conexão de rede. Consulte a documentação do Webhook para obter mais detalhes.
Se um usuário tiver bloqueado sua empresa, a API Contatos continuará retornando o número de telefone como um usuário válido do WhatsApp. No entanto, se você enviar uma mensagem, ela nunca será recebida. Em caso de mensagens pagas, você não será cobrado.
Nota: não envie a mesma mensagem várias vezes ao mesmo destinatário usando a API do WhatsApp Business.
Há vários motivos pelos quais as taxas de veiculação não atingem 100%. Usuários com acesso esporádico à rede ou inativos por um período de tempo são casos comuns.
As mensagens entregues com sucesso por meio do WhatsApp terão uma taxa de veiculação muito alta. No entanto, há diversos motivos pelos quais uma mensagem poderá não ser entregue com sucesso. Monitore seus retornos de chamada para acessar o status exato de uma mensagem.
O funcionamento para o envio de mensagens por SMS é diferente. Por exemplo, você não tem acesso ao status final de entrega, e reenviar a mensagem pode ter um resultado diferente.
As mensagens poderão continuar não sendo entregues se o telefone do usuário estiver fora da área de cobertura, sem bateria ou tiver sido perdido e, na compra de um novo, o cartão SIM tiver sido desativado. É possível que estejam ocorrendo erros relacionados à capacidade do cliente comercial de se conectar à rede. Também é possível que os retornos de chamadas (Webhooks) não estejam sendo entregues. Você pode monitorar essas situações usando o nó health. Você pode ativar os retornos de chamada de recebimento do servidor para saber se a mensagem chegou à nuvem do servidor do WhatsApp.
Se e quando o usuário se conectar à rede novamente, todas as mensagens enviadas serão entregues. Receber mais de uma mensagem com o mesmo conteúdo será uma má experiência para o usuário. Haverá um risco maior de ele bloquear sua empresa ou fazer uma reclamação. A probabilidade de ser banido também aumentará.
Se você enviar uma mensagem e receber uma mensagem de ID da API, isso significará que você fez o possível para enviá-la. Não envie novamente o mesmo conteúdo ao mesmo destinatário.
Se suas taxas de veiculação continuarem baixas por um período de tempo prolongado, envie um ticket ao Suporte Direto.
Não. Não há garantia de que as mensagens serão entregues na mesma ordem na qual foram enviadas.
Se a ordem for essencial no seu caso de uso, a abordagem sugerida é a de acompanhar o retorno de chamada indicando que a primeira mensagem foi entregue antes de enviar a segunda (quando enviado para um mesmo número de cliente).
Existe uma regra de número de envios simultâneos por dia. 1000 mensagens por número por dia. Após seu número ter “boa fama” com o whatsapp (não ter sido bloqueado por muitos clientes), vc poderá gradativamente enviar/entregar mais mensagens pelo mesmo número.
Os limites de mensagem determinam para quantos usuários únicos sua empresa pode enviar mensagens diariamente. Isso inclui atendimentos novos e existentes com os usuários.
O limite de mensagem NÃO restringe o número de mensagens que sua empresa pode enviar, apenas o número de usuários que as receberão. Também NÃO se aplica a mensagens enviadas em resposta a uma mensagem iniciada pelo usuário dentro de um período de 24 horas.
- Nível 1: permite que a empresa envie mensagens a mil clientes únicos em um período contínuo de 24 horas.
- Nível 2: permite que a empresa envie mensagens a 10 mil clientes únicos em um período contínuo de 24 horas.
- Nível 3: permite que a empresa envie mensagens a 100 mil clientes únicos em um período contínuo de 24 horas.
- Nível 4: permite que a empresa envie mensagens a um número ilimitado de clientes únicos em um período contínuo de 24 horas.
Ao registrar o número de telefone, a empresa começa no Nível 1.
Utilize https://wa.me/<número> e insira seu número de telefone em formato internacional completo no lugar de <número>. Não é necessário adicionar zero à frente do número, parênteses nem travessões ao inserir o número de telefone em formato internacional.
Exemplos:
Correto: https://wa.me/552196312XXXX
Incorreto: https://wa.me/+55(021)96312-XXXX
A mensagem pronta será exibida automaticamente no campo destinado ao texto em uma conversa.
Utilize https://wa.me/númerodetelefonenowhatsapp?text=urldamensagempronta e insira seu número de telefone em formato internacional no lugar de númerodetelefonenowhatsapp e sua mensagem pronta codificada em URL no lugar de urldamensagempronta.
A mensagem pronta será exibida automaticamente no campo destinado ao texto em uma conversa.
Utilize https://wa.me/númerodetelefonenowhatsapp?text=urldamensagempronta e insira seu número de telefone em formato internacional no lugar de númerodetelefonenowhatsapp e sua mensagem pronta codificada em URL no lugar de urldamensagempronta.
Exemplo:
https://wa.me/1XXXXXXXXXX?text=Eu%20tenho%20interesse%20no%20seu%20carro%20à%20venda
Para criar seu próprio link com apenas a mensagem pronta, use
https://wa.me/?text=urldamensagempronta
Exemplo: https://wa.me/?text=Gostaria%20de%20saber%20o%20preço%20do%20apartamento
Ao clicar no link, você verá a lista de contatos para os quais você pode enviar sua mensagem.
Utilize o seu link de WhatsApp, conforme mostrado nos itens anteriores, e adicione o link na imagem da sua preferência. O administrador do seu site poderá ajudar nessa necessidade.
Você também pode utilizar ferramentas de marketing digital que possibilitam criar e configurar botões de WhatsApp no site de forma simples, também utilizando o link gerado.
PERGUNTAS FREQUENTES DO WHATSAPP:
https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/faq/
BOAS PRÁTICAS WHATSAPP:
https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/best-practices
REGRAS DE QUALIDADE DE ENVIO:
https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/api/rate-limits
Saiba mais sobre Campanhas Ativas
Intelix | Módulo WhatsApp
Não. Se um usuário entrar em contato com uma empresa, ela poderá responder com qualquer tipo de mensagem nas 24 horas seguintes.
No entanto, se a empresa entrar em contato com um usuário sem que ele tenha enviado uma mensagem primeiro ou após esse período de 24 horas, a empresa só poderá enviar um modelo de mensagem aprovado pelo WhatsApp (template).
Inicialmente cada número pode enviar 1000 mensagens a diferentes 1000 números por dia. Depois que sua reputação ficar bem avaliada (usuários não bloquearem e não denunciarem como spam) o limite de envio é aumentado gradativamente.
Deverá enviar as mensagens em dias consecutivos, ou seja, 1000 mensagens a 1000 números diferentes em um dia, 1000 no dia seguinte e assim por diante. Até você possuir uma reputação de confiança com o WhatsApp.
Sim. A base deve ser importada através de um arquivo em formato .csv
A lista deve conter o código do país, ddd e telefone. Se sua base não tem o código do país (+55), o Intelix pode inserir esse dado. E, se houver campos no template a serem preenchidos, devemos ter esse dado no csv também.
Não. Você pode enviar mesmo que o usuário não tenha adicionado seu número no WhatsApp dele. Mas, existe a possibilidade do usuário bloquear o número se ele não desejar receber mensagens desse tipo.
Com certeza! Cada mensagem será enviada para aprovação do Whatsapp e essa estará disponível para envio.
- Transacional: Envie atualizações da conta, atualizações de pedido, alertas e muito mais para compartilhar informações importantes.
- Marketing: Envie ofertas promocionais, anúncios de produtos e muito mais para aumentar o reconhecimento e o engajamento.
- Senhas descartáveis: Envie códigos para permitir que seus clientes acessem as contas deles.
- Produtos ou serviços ilegais;
- Drogas recreativas, sujeitas a prescrição médica ou outras drogas;
- Artigos de tabacaria e acessórios relacionados;
- Bebidas alcoólicas;
- Suplementos alimentares de risco;
- Armas, munição ou explosivos;
- Animais;
- Produtos ou serviços para o público adulto;
- Partes e fluidos corporais;
- Produtos médicos e de saúde;
- Itens ou produtos com posicionamento claramente sexualizado;
- Serviços de apostas envolvendo dinheiro real;
- Serviços de relacionamento;
- Produtos ou itens que facilitem ou incentivem o acesso não autorizado a mídias digitais;
- Serviços digitais e de assinatura, incluindo o processamento ou links para o processamento de qualquer venda, renovação ou atualização de assinaturas;
- Modelos de negócios, bens, itens ou serviços que concluirmos que podem ser fraudulentos, enganosos, ofensivos, ilusórios, exploradores, inadequados ou que exerçam intimidação indevida de determinados grupos;
- Moeda falsa, virtual ou real;
- Violação de terceiros;
Leia detalhadamente aqui: https://www.whatsapp.com/policies/commerce-policy/
É um formato de mensagem outbound que você pode enviar em massa para os seus contatos que fizeram o opt-in.
Depois que o WhatsApp aprovar seu modelo/template, você poderá usar mensagens de modelo para manter conteúdo de alta qualidade e evitar spam no ecossistema.
Os modelos de mensagem usam valores de espaço reservado que podem ser substituídos por conteúdo dinâmico entre chaves duplas “{{…}}” (sem as aspas) quando a mensagem é enviada.
Exemplos 1:
Modelo (template) para lembrar um contato de uma reunião agendada.
{{1}},
Passando para lembrar que você tem uma *reunião online* com {{2}} em {{3}}.
Caso deseje alterar este horário, por favor, responda esta mensagem com o máximo de antecedência.
Obrigada! 😃
Exemplos 2:
Modelo (template) para enviar um PDF quando a pessoa preenche o formulário de uma landing page solicitando valores.
Olá, {{1}},
Obrigado pelo seu interesse em conhecer mais sobre a nossa plataforma.
Estou compartilhando com você mais informações sobre o que é necessário para realizar a integração do WhatsApp e o Intelix e a estimativa de valores.
Qualquer dúvida a mais, chama a gente! 😊
Com a integração é possível substituir os parâmetros – por exemplo: {{1}} e {{2}} – por campos (propriedades), dessa forma você entrega uma mensagem personalizada para cada lead, prospect e cliente do CRM .
A partir de 1° de abril de 2024: A Meta está introduzindo índices de leitura como métrica no sistema de classificação de qualidade para mensagens de marketing, permitindo a pausa de uma campanha de marketing com baixo engajamento.
• Anteriormente, a qualidade era determinada principalmente por denúncias, o que poderia resultar em invalidação ou bloqueio da mensagem. Com essa atualização, a qualidade será avaliada com base nos templates, incluindo os índices de leitura como uma métrica essencial, além das tradicionais denúncias e bloqueios.
• A Meta pode temporariamente pausar uma campanha de marketing com baixos índices de leitura, proporcionando às empresas a oportunidade de testar modelos com menor engajamento antes de ampliar o volume da campanha.
• Taxa de Leitura como Indicador de Template:
Mesmo que você possa enviar vários templates, a Meta pode bloqueá-los antes de completar o envio completo do mailing.
Por exemplo, se as mensagens não forem abertas em uma proporção significativa, a qualidade do template será considerada baixa e a mensagem poderá ser pausada.
Eles enfatizaram que a Meta visa altas taxas de conversão, e, portanto, é necessário repensar as estratégias de marketing. É essencial focar nos primeiros parágrafos para chamar a atenção dos clientes.
É essencial monitorar a qualidade e entender o motivo de bloqueios. Quando alguém é bloqueado, a Meta investiga o motivo, sendo assim essa informação estará informada.
Se o feedback de uma campanha não está positivo, ela é pausada por 3 horas; se persistir, é pausada por 6 horas. Após esse período, se continuar havendo problemas, o template será desabilitado. Evite reenviar o mesmo template se ele foi pausado. É importante revisar o texto e também a segmentação, pois às vezes o template pode ser bom, mas está sendo enviado para as pessoas erradas.
Como melhorar o índice de leitura:
Público: Leve em consideração o seu público-alvo ao criar uma mensagem que faça sentido para o cliente. Realize uma segmentação adequada.
Na hora certa: Envie a mensagem no momento certo para maximizar o engajamento, evitando os dias em que muitos outros negócios competem pela atenção dos clientes. Escolha horários em que seus concorrentes não estejam enviando mensagens.
Frequência: Evite sobrecarregar os clientes com muitas mensagens no mesmo dia, pois isso pode levar à perda de interesse. Analise o comportamento do cliente e ajuste a frequência de acordo.
Intervalo: Não exagere no envio de mensagens. Permita intervalos entre as comunicações e inclua a opção para o cliente parar de receber mensagens de marketing.
Opt in: Respeite o consentimento do cliente. Estar na sua base de contatos não significa que ele concordou em receber suas mensagens. Certifique-se de que o cliente reconheça e aceite receber suas comunicações para evitar feedback negativo.
Relevância: Garanta que o assunto ou texto da mensagem seja claramente relevante. Utilize palavras-chave e foque nos primeiros 60 caracteres para transmitir a mensagem mais importante. Se a mensagem não fizer sentido, é mais provável que o cliente se desengaje.
Link do gerenciador do whats para ver as métricas:
https://business.facebook.com/wa/manage/home/
A Meta implementou o Template Pacing, uma ferramenta que permite avaliar a qualidade de um novo template de marketing antes de liberar a campanha completa.
Quando um novo template é criado, a Meta aguarda 15 minutos para analisar sua qualidade. Se não houver conclusão nesse período, o template é considerado adequado e o restante da campanha é liberado.
A Meta também utilizará o Template Pacing para os templates de utilidade, especialmente para aqueles que foram pausados devido a denúncias de usuários nos últimos 7 dias. Durante os próximos 7 dias após a criação do template, a campanha será retida até que a Meta determine se o template atende aos padrões de qualidade necessários para ser utilizado integralmente.
- Essa abordagem pode ser vista tanto como uma restrição quanto como uma ajuda por parte da Meta, já que ela está fornecendo feedback sobre a qualidade dos templates. Devemos encarar isso como uma oportunidade para aprimorar nossas estratégias. Não é necessário esperar os 10 dias completos; devemos revisar e ajustar os templates com atenção.
Devemos considerar essa prática como um benefício, focando na qualidade das mensagens em vez de apenas enviar por enviar. A Meta está nos auxiliando a garantir que nossas comunicações atendam às expectativas dos usuários.
Estes são alguns dos motivos pelos quais os modelos de mensagem podem ser rejeitados:
- Presença de conteúdo potencialmente ofensivo, como linguagem ofensiva ou conteúdo semelhante a spam
- Presença de conteúdo promocional
- Não há correspondência com o tipo de tag selecionado
- Formatação incorreta
Veja possíveis motivos para rejeição de modelos de mensagem:
O formato está incorreto
- Faça uma revisão ortográfica e gramatical antes de enviar o conteúdo para análise. Mensagens com erros ortográficos ou gramaticais podem levar clientes a acreditar que se trata de spam ou boato.
- Use parâmetros variáveis (como {{1}}, {{2}} etc.) e verifique se eles têm o número correto de chaves (duas do lado esquerdo do número e duas do lado direito).
- Os parâmetros não podem ser usados com uma finalidade desconhecida com base no contexto. Seu modelo será rejeitado se não soubermos o que cada parâmetro contém. Isso inclui que mídia você pretende enviar em uma mensagem de mídia, por exemplo. Para evitar esse problema, é altamente recomendado que você adicione uma amostra.
- O idioma selecionado deve corresponder ao conteúdo do seu modelo de mensagem.
- Se o idioma for definido como “espanhol”, mas o conteúdo estiver em inglês, o modelo de mensagem será rejeitado.
- Seu conteúdo deve ser exibido em um idioma compatível. O uso de combinações de idiomas, como “portunhol” ou “espanglês”, não será aprovado.
- Caso você queira enviar um modelo de mensagem para testar sua conexão de API, verifique se ele está no formato correto. Outras variações serão rejeitadas.
- Nome do modelo de mensagem: teste
- Conteúdo: Olá, {{1}}
- Evite usar encurtadores de URL para seus links (como bit.ly, tinyurl ou goo.gl) porque eles encobrem o destino pretendido do link.
- O domínio da URL nos links deve pertencer à sua empresa.
- Entenda mais sobre as diretrizes para modelos de mensagens.
- Veja mais informações sobre como criar modelos de mensagem.
No momento, não existe uma maneira de ver quantos usuários bloquearam sua empresa. O melhor indicador seria acompanhar os retornos de chamada indicando o status e, se você não receber o status delivered, isso significará que o usuário bloqueou sua empresa ou está sem uma conexão de rede. Consulte a documentação do Webhook para obter mais detalhes.
Se um usuário tiver bloqueado sua empresa, a API Contatos continuará retornando o número de telefone como um usuário válido do WhatsApp. No entanto, se você enviar uma mensagem, ela nunca será recebida. Em caso de mensagens pagas, você não será cobrado.
Nota: não envie a mesma mensagem várias vezes ao mesmo destinatário usando a API do WhatsApp Business.
Há vários motivos pelos quais as taxas de veiculação não atingem 100%. Usuários com acesso esporádico à rede ou inativos por um período de tempo são casos comuns.
As mensagens entregues com sucesso por meio do WhatsApp terão uma taxa de veiculação muito alta. No entanto, há diversos motivos pelos quais uma mensagem poderá não ser entregue com sucesso. Monitore seus retornos de chamada para acessar o status exato de uma mensagem.
O funcionamento para o envio de mensagens por SMS é diferente. Por exemplo, você não tem acesso ao status final de entrega, e reenviar a mensagem pode ter um resultado diferente.
As mensagens poderão continuar não sendo entregues se o telefone do usuário estiver fora da área de cobertura, sem bateria ou tiver sido perdido e, na compra de um novo, o cartão SIM tiver sido desativado. É possível que estejam ocorrendo erros relacionados à capacidade do cliente comercial de se conectar à rede. Também é possível que os retornos de chamadas (Webhooks) não estejam sendo entregues. Você pode monitorar essas situações usando o nó health. Você pode ativar os retornos de chamada de recebimento do servidor para saber se a mensagem chegou à nuvem do servidor do WhatsApp.
Se e quando o usuário se conectar à rede novamente, todas as mensagens enviadas serão entregues. Receber mais de uma mensagem com o mesmo conteúdo será uma má experiência para o usuário. Haverá um risco maior de ele bloquear sua empresa ou fazer uma reclamação. A probabilidade de ser banido também aumentará.
Se você enviar uma mensagem e receber uma mensagem de ID da API, isso significará que você fez o possível para enviá-la. Não envie novamente o mesmo conteúdo ao mesmo destinatário.
Se suas taxas de veiculação continuarem baixas por um período de tempo prolongado, envie um ticket ao Suporte Direto.
Não. Não há garantia de que as mensagens serão entregues na mesma ordem na qual foram enviadas.
Se a ordem for essencial no seu caso de uso, a abordagem sugerida é a de acompanhar o retorno de chamada indicando que a primeira mensagem foi entregue antes de enviar a segunda (quando enviado para um mesmo número de cliente).
Existe uma regra de número de envios simultâneos por dia. 1000 mensagens por número por dia. Após seu número ter “boa fama” com o whatsapp (não ter sido bloqueado por muitos clientes), vc poderá gradativamente enviar/entregar mais mensagens pelo mesmo número.
Os limites de mensagem determinam para quantos usuários únicos sua empresa pode enviar mensagens diariamente. Isso inclui atendimentos novos e existentes com os usuários.
O limite de mensagem NÃO restringe o número de mensagens que sua empresa pode enviar, apenas o número de usuários que as receberão. Também NÃO se aplica a mensagens enviadas em resposta a uma mensagem iniciada pelo usuário dentro de um período de 24 horas.
- Nível 1: permite que a empresa envie mensagens a mil clientes únicos em um período contínuo de 24 horas.
- Nível 2: permite que a empresa envie mensagens a 10 mil clientes únicos em um período contínuo de 24 horas.
- Nível 3: permite que a empresa envie mensagens a 100 mil clientes únicos em um período contínuo de 24 horas.
- Nível 4: permite que a empresa envie mensagens a um número ilimitado de clientes únicos em um período contínuo de 24 horas.
Ao registrar o número de telefone, a empresa começa no Nível 1.