A gravação do atendimento por telefone é obrigatória para determinadas prestadoras de serviço, principalmente para call centers e para todas as empresas que possuem um sistema de atendimento ao cliente, assim como operações de risco. A gravação não é uma forma de espionar seus colaboradores e sim de trazer segurança nos momentos onde há necessidade de comprovar determinadas situações, saiba a importância de um gravador de chamadas para sua empresa. Para garantir que a gravação fique guardada, por pelo menos o tempo mínimo exigido por lei, é necessário fazer o backup das gravações. Quer saber quais são as maneiras mais indicadas? Veja a seguir.
Por que devo realizar o backup das gravações?
A segurança de estar gravando não se restringe somente em ter a gravação, e sim de mantê-la por um período pré-determinado por lei conforme sua empresa se enquadra na legislação de atendimento ao consumidor (você pode conferir toda a lei do call center de forma simplificada no e-book Anatel para Call Centers). E como ter essa segurança, sem correr o risco de perder uma gravação? Pois o sistema pode falhar ou o computador apresentar problemas de hardware, por exemplo. Afinal, componentes eletrônicos tem sua vida útil e tendem a falhar algum dia. A forma mais simples de termos essa segurança é através de backup.
Formas de realizar o backup das gravações:
O que é importante para você definir como fazer esse backup? HD em raid? Servidor em Alta Disponibilidade? Backup em HD USB ou em Unidade de Rede? Existe uma infinidade de formas para realizar o backup, estas exigem a intervenção do administrador e manutenção de equipamentos, que podem gerar falhas.
Vamos explicar resumidamente como funciona cada uma dessas formas:
RAID → Redundant Array of Independent Disks, ou seja, conjunto redundante de discos independentes.
Servidor em Alta Disponibilidade → Sistema resistente a falhas de hardware, software e energia, seu objetivo é manter os serviços disponibilizados o máximo de tempo possível.
Backup em HD USB → Hard Disk, ou seja, Disco Rígido e USB, Universal Serial Bus, ou seja, Porta Universal. Mais conhecido como HD Externo.
Backup em unidade de Rede → O mapeamento de rede remota, tem por objetivo facilitar o acesso as gravações por outro sistema de backup que sua empresa possa estar utilizando, como por exemplo programar o robô de backup para buscar nesta unidade remota as gravações e guardar conforme política de backup da sua empresa. Outra vantagem é seu baixo custo, não exigindo novos equipamentos para armazenar as gravações e de fácil acesso em sua rede local.
Na hora de escolher o sistema de backup ideal a ser utilizado em sua estrutura, consulte sua equipe de implantação do sistema de gravação. Eles vão orientar a melhor opção custo X benefício para sua empresa. Tire suas dúvidas conversando com a nossa equipe pelo chat clicando aqui.
Com qual periodicidade devo realizar o backup?
O importante é escolher uma forma e realizar a cópia destas gravações diariamente. Não deixe vinculado somente ao sistema de gravação. Programe seu aplicativo de gerenciamento das gravações para utilizar esses vários métodos de backup ou simplesmente monte uma unidade de rede remota para efetuar sua cópia das gravações mais recentes todos os dias em determinado horário, de forma automática. Esse simples passo fará a diferença em um eventual desastre com seu sistema de gravação. Equipamento pode ser trocado ou consertado, software pode ser atualizado e melhorado, agora a perda de uma gravação, causa transtornos e é irrecuperável.
E então, ainda têm alguma dúvida sobre como realizar o backup das suas gravações? Fale conosco, adoraremos te ajudar!
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