Aqui na DG, devido ao processo de distanciamento social, causado pela disseminação do COVID -19, tivemos que mudar nossa forma de trabalho para o formato home office e ficou a dúvida: Como seria a gestão da operação de atendimento nesse novo formato?
Antes desta pandemia, atuávamos com 5 pessoas, de 3 setores diferentes, em home office, e estávamos aprendendo a realizar a nova gestão.
Sabendo que muitas empresas podem estar atuando neste formato pela primeira vez, buscamos trazer um pouco do nosso conhecimento.
Home office X Produtividade.
Se você, gestor, acredita que seu colaborador ficará menos produtivo em casa, vamos quebrar esta crença.
Tudo depende muito do perfil do seu colaborador: há pessoas que desejam realizar suas atividades em um local sossegado, como o escritório ou a escrivaninha da sua casa. E aqueles que desejam interação com outras pessoas, que podem realizar vídeo chamadas e conferências de áudio.
Também identificamos, como motivo gerador de satisfação, o local em que ele vai trabalhar na casa dele, foi feito do jeitinho dele e onde ele deve se sentir mais à vontade. E se você passou as devidas instruções do que ele deve fazer e entregar, como ele deve agir, quais as responsabilidades e o período que ele deve estar disponível para a empresa e seus clientes, por que ele ficaria improdutivo?
Busque trazer para seu colaborador indicações de treinamento de gestão de tempo, comunicação eficaz, trabalho em equipe e até dicas de trabalho em home office.
Exponha ao seu colaborador, que tanto neste momento como nos outros, o resultado vem do compromisso de cada um, e isso será constantemente avaliado.
Mantenha a rotina de gestão.
Continue a fazer sua gestão, continue com suas reuniões gerenciais e de feedback. Se você não tem esse hábito, é importante criar. A comunicação deve ser o mais transparente possível.
Busque atuar com uma gestão democrática e treinadora, dividindo as tarefas, estabelecendo metas e auxiliando seu colaborador na busca pelo atingimento dos objetivos individuais e da equipe.
Este é um momento muito frágil, onde todos devem cooperar e seguir na mesma direção, e você que faz a gestão da sua equipe é responsável em guiar todos para este caminho.
Para ver se seu atendente e/ou colaborador sofreu algum impacto, por conta do home office, análise e faça suas métricas. Entrevistas e conversas informais, ajudam bastante!
Como realizar a gestão a distância?
- Gravação de chamadas
Se você possui o Gravador Intelicon, pode monitorar as conversas telefônicas e avaliar se o atendimento permanece com a mesma qualidade e padrão.
- Qualidade nas ligações
Escute as gravações das ligações, veja se o atendimento permanece com a mesma qualidade e padrão. É importante verificar se a qualidade do áudio da ligação está boa para o atendente e o cliente. Se houver ruídos, muita ocorrência de ligações mudas, procure sua equipe técnica ou nosso suporte para auxiliar.
- Relatório de chamadas
Confira os relatórios de chamadas, veja como está a demanda. Há muitas ligações de entrada? As ligações de saída não estão acontecendo? Por quê? Verifique a partir desses dados. O software Intelix oferece este relatório.
- Monitoramento de ramais e filas
Monitore os ramais e a ocupação deles, bem como a quantidade de chamadas na fila de atendimento. Aloque mais pessoas para as filas com maior demanda.
- Tempos e motivos de pausa
Analise os tempos de pausa e os motivos das pausas do colaborador, e exija que ele faça uma pausa e se alongue. Não parece, mas as vezes você fica sentado no home office por mais tempo do que no escritório.
- Sistema CRM
Use um sistema de controle de atividades, ou até mesmo uma lista de tarefas. O objetivo é você saber realmente o que estão fazendo e o que há de pendências. Ter um registro de atividades é essencial para você saber no que pode ajudar.
- Conteúdos de aperfeiçoamento
Busque conteúdos para você, gestor, se aperfeiçoar com técnicas de gestão e motivação da equipe. Aproveite este momento, e com os desafios, tente ver melhorias que podem ser alocadas ao seu processo.
É apenas por um período.
Este desafio vem para mostrar a nossa força, empatia e aperfeiçoar a gestão de todas essas emoções.
Precisamos focar somente no que podemos controlar e nas ações que estão ao nosso alcance. Focando no que é certo, no que você acredita, e no que você tem controle, sua produtividade e resultado seguirão por um caminho que, com certeza, levará ao crescimento.
Temos certeza de que superaremos juntos todos os desafios e que dias melhores virão!
Respostas de 3
eu ainda não entendi vcs precizam de pessoas para trabalhar ou e uma empreza de sistemas tou com duvidas precizo trabalhar porque as coisas estão dificil
Olá, Maria Eunice!
Buscando esclarecer sua dúvida, nesse texto damos algumas dicas para a gestão da área de atendimento ao cliente, em home office. Serve para qualquer pessoa que tiver interesse em aperfeiçoar a gestão da equipe à distância (principalmente devido ao momento em que estamos passando).
O texto também é relacionado às soluções que desenvolvemos, voltadas para centrais de atendimento.
Não temos vagas abertas no momento, mas o seu currículo pode ficar em nosso banco para seleção em vagas futuras.
Se desejar, envie seu currículo para [email protected].
Olá, Maria Eunice!
Somos uma empresa que desenvolve sistemas de atendimento para call centers 🙂
Para maiores informações, favor tratar pelo telefone (48) 3254-8600.
Forte abraço!