Se você faz e recebe um grande número de ligações, provavelmente sua empresa precisa de um PABX para facilitar seu trabalho e garantir que continue atendendo seus clientes.
O PABX (termo que significa Private Automatic Branch Exchange, que em tradução livre para o português é algo como “troca automática de ramais privados”), tem como principal função ligar diferentes telefones internos (ramais) a uma linha externa.
Esta tecnologia permite que você receba e faça diversas chamadas simultâneas usando um único número de telefone.
Se você não sabe se sua empresa precisa mesmo desta solução, continue lendo. Se identificar algum destes sinais, então é hora de avaliar a instalação de um PABX para garantir o sucesso do seu negócio.
4 sinais de que sua empresa precisa de um PABX
Se sua empresa está sofrendo com algumas das situações abaixo, é hora de implantar um PABX.
1 – Diversos números e linhas telefônicas para várias áreas e profissionais da empresa
Se você possui uma empresa com vários funcionários e setores, sabe que é essencial manter a comunicação entre eles, além, é claro, de permitir que clientes, fornecedores e outras pessoas liguem para áreas e profissionais específicos.
Imagine que sua empresa tenha um setor financeiro, um comercial e de recursos humanos. Cada área precisa de um telefone para fazer ligações essenciais aos trabalhos diários. Sem um PABX, a solução que algumas empresas utilizam é a contratação de linhas fixas ou móveis (celular) para cada um.
Assim, vários problemas e gastos surgem. Primeiro será necessário gravar o número de cada um. Aqui exemplificamos apenas 3 áreas. Mas como ficaria isso em uma empresa maior?
Além disso, se cada área tiver uma linha particular, terão gastos com os telefonemas. Ainda que haja a contratação de planos de telefonia mais baratos, os custos serão maiores do que ao utilizar um PABX.
2 – Custos altos com ligações, celulares, etc.
Aproveitando o item anterior, não tem como a gente esquecer dos altos custos. No exemplo acima, você teria que gastar com contratação e instalação de linhas telefônicas individuais, no caso de celulares, precisaria comprar um aparelho pra cada colaborador.
Ao usar um PABX você pode ter softwares instalados no computador que simulam um telefone. Você já economiza com a compra de aparelhos telefônicos e celulares.
Além disso, o PABX pode simular que você está usando um aparelho da mesma operadora utilizada pelo receptor. Dessa forma, o custo da ligação é de celular para celular da mesma operadora, que é bem mais baixo que o custo de uma ligação de fixo para celular.
3 – Sua empresa possui muitas unidades e filiais
Outra vantagem deste tipo de solução é a capacidade de ligar-se a outro PABX em uma localidade diferente.
Isso é bastante utilizado entre filiais de uma empresa, principalmente como forma de realizar reuniões por meio de uma conferência telefônica, tendo custos muito reduzidos.
4 – Não há controle sobre chamadas efetuadas e recebidas
Ao utilizar um sistema PABX você consegue ter total controle das chamadas efetuadas e recebidas, além de contar com diversos relatórios personalizados que ajudarão a analisar o desempenho dos seus colaboradores.
Ao ter estes dados em mãos você pode verificar onde acontecem os maiores gastos, quais profissionais tem o melhor desempenho, pode integrar estas informações aos sistemas de CRM da sua empresa, dentre várias outras facilidades que vão permitir maior assertividade na tomada de decisões.
Funcionalidades de um bom sistema PABX que farão a diferença em sua empresa
Um bom sistema de PABX pode ajudar sua empresa, seja ela pequena, média ou grande, a agilizar comunicações e ter controle e capacidade de mensuração dos resultados. Conheça as 5 funções essenciais de um bom sistema de atendimento.
Um software especializado para isso como o Intelix é capaz de gerenciar todo o fluxo de atendimento, organizar rotinas, gerar relatórios, medir desempenho dos atendentes, dentre outras diversas funcionalidades essenciais para empresas que se preocupam em atender bem seu cliente e, claro, lucrar mais.
Ao implementar um sistema automatizado, com tantas funcionalidades, a equipe passa a ficar mais focada em realizar um bom atendimento e se preocupa menos com processos, operacionalização de sistemas, geração e avaliação de relatórios e etc.
O gestor também otimiza seu tempo, já que os relatórios podem ser gerados e enviados automaticamente para o seu e-mail, permitindo que ele foque na análise e no feedback para sua equipe.
Um PABX consegue garantir muito mais produtividade e economia para o seu negócio!
Se você ainda tem dúvidas sobre o funcionamento desta ferramenta, fale com nossa equipe. Estamos aqui para responder suas perguntas e ajudar a elevar a qualidade do atendimento e comunicação na sua empresa!