Ter um contato ativo é essencial para empresas que desejam melhorar seu pós-venda, estreitar relações com clientes e, principalmente, efetuar novas vendas.
Para as empresas realizarem essa missão com segurança e seguindo as normas do aplicativo é necessário utilizar o WhatsApp Business API.
Devido à política de privacidade e anti-spam do WhatsApp é necessário seguir algumas orientações antes de realizar o contato ativo com seu cliente, ou seja, iniciar a conversa.
Exigências do WhatsApp
Para usar a API oficial do Whatsapp presente no Intelix para mandar mensagem para novos clientes, inclusive em massa, é necessário cumprir algumas exigências do WhatsApp.
Ter produto ou serviço aceito pela plataforma
Alguns produtos ou serviços são impedidos pelo Whatsapp de fazer contato proativo, conforme você pode conferir na política comercial da plataforma.
Por exemplo, se você tem uma loja de bebidas, não pode usar este serviço para oferecer bebidas alcoólicas, pois a promoção destes itens é proibida no WhatsApp.
Receber aprovação dos templates/mensagens que serão enviadas
Se seu produto ou serviço respeita a política comercial da plataforma, você pode fazer o cadastro dos templates que, como já vimos, são os modelos de mensagem que você enviará. Cada conta pode ter até 250 templates cadastrados.
O Whatsapp recebe e avalia este modelo de mensagem e, ocorrendo a aprovação, você está apto a iniciar o envio. Você deve adicionar templates para cada tipo de mensagem que deseja enviar e para cada número. Não é possível enviar mensagens que não tenham sido previamente aprovadas pela plataforma. Também não é possível enviar a mensagem cadastrada por outro número.
Nesta mensagem/template criado é possível anexar mídias, documentos, imagens, etc.
Além disso, é possível incluir instruções para que o sistema insira dados provenientes de alguma integração, como um CRM, informando nomes, números, datas, horários, entre outros.
Templates do WhatsApp no Intelix
De uma forma bem simples: Para que nós, da Del Grande, possamos iniciar uma conversa com nossos clientes através do WhatsApp, precisamos criar o conteúdo da nossa mensagem, o template (que deve seguir um dos critérios descritos em seguida), e enviar para aprovação do WhatsApp.
Após aprovado, poderemos enviar essas mensagens para um cliente apenas ou para uma lista, sempre que necessário.
Como enviar e receber aprovação do template pelo WhatsApp?
Através do módulo Whatsapp do Intelix é possível realizar todas as configurações necessárias para criação e aprovação de templates:
- Criar o modelo,
- Pedir a devida aprovação,
- Importar uma lista de contatos e
- Ativar o envio para essa lista.
Vale ressaltar que a aprovação do template pode levar algumas horas, por isso é importante planejar suas mensagens com antecedência.
Categorias de Template
Todas as mensagens ativas iniciais devem ser templates aprovados pelo WhatsApp, conforme falamos anteriormente. Hoje existem 3 tipos de templates (modelos de mensagens) que podem ser criados. Eles são divididos em 3 categorias. Confira cada uma, a seguir:
Transacional
Envie atualizações da conta, atualizações de pedido, alertas e muito mais para compartilhar informações importantes.
Marketing
Envie ofertas promocionais, anúncios de produtos e muito mais para aumentar o reconhecimento e o engajamento.
Senhas descartáveis
Envie códigos para permitir que seus clientes acessem as contas deles.
Limite de mensagens diário
Para evitar spam, o WhatsApp limita as novas contas a enviarem apenas 1000 mensagens por dia, porém, este valor pode ser aumentado se a empresa tiver boa reputação. Para aumentar sua reputação, a empresa precisa pensar estrategicamente no envio de suas mensagens, evitando fazer spam, ser bloqueada ou denunciada por usuários.
Por isso, não basta apenas enviar qualquer mensagem para uma lista de telefones aleatória. É necessário pensar bem no que será transmitido, para que os clientes recebam e interajam com a publicação, aumentando a reputação da empresa e, assim, a capacidade de envios diários.
Monitoramento das mensagens enviadas
Também é possível monitorar quais números já receberam a mensagem e quais os outros status de cada mensagem enviada ao número de seu cliente.
Quando seu cliente receber a mensagem ativa, ele poderá responder entregando um dado ou texto, onde o Intelix poderá interagir com seu sistema interno enviando esse dado para registro. Também é possível que o cliente interaja com uma inteligência artificial ou um atendente logado na fila de retornos ao ativo.
Ainda, é possível acompanhar as conversas entre cliente e atendente em tempo real ou posteriormente através de relatório.
Vantagens do uso do Intelix com API oficial do Whatsapp
Além de possibilitar o contato ativo de clientes, ao utilizar o módulo Whatsapp do Intelix, sua empresa passa a contar com funcionalidades como:
- Geração de protocolo de atendimento
- Aplicação de pesquisa de satisfação
- Personalização das frases de atendimento
- Integração com seu site
- Configuração de filas e transferência de atendimento
- Histórico e relatórios das conversas
- URA por texto
- Agilidade no envio de
Tudo isso passa a ser centralizado em uma única plataforma, permitindo maior controle e segurança.
Comece agora mesmo a utilizar o Whatsapp ativo
Com o Whatsapp ativo disponibilizado através do Intelix, sua empresa consegue enviar mensagens em lote, importar números de contatos do seu sistema CRM, pode monitorar envios e recebimentos, executar comandos de integração com outras plataformas, dentre várias outras funcionalidades.
Se sua empresa ainda não possui o Intelix, não perca tempo, fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração.
Você vai ver como é fácil transformar sua central de atendimento em uma máquina de vendas pelo WhatsApp!