Se você já utiliza a API oficial do WhatsApp em conjunto com algum aplicativo para auxiliar na gestão dos seus contatos, provavelmente já deve ter ouvido falar dos templates do WhatsApp.
A seguir, vamos explicar o que é isso, como você pode fazer pra utilizar e apresentar alguns modelos prontos pra você.
O que é um template do WhatsApp?
Os templates do WhatsApp, ou também conhecidos como modelos de mensagem, são formatos para mensagens reutilizáveis comuns que podem ser enviados por uma empresa através do seu WhatsApp Business API.
Se você possui um software como o Intelix, que possui um módulo específico para o WhatsApp com diversas funções, pode executar um contato proativo com seus clientes, enviando mensagens em massa.
No entanto, para enviar mensagens em massa é preciso que o WhatsApp aprove o template que você desenvolveu.
É neste template que se encontram as informações que você enviará.
Como ter um template aprovado?
Antes que você inicie a conversa com um cliente de forma proativa, seu template precisa ser aprovado. Para isso, precisa ser de uma das categorias compatíveis:
- Atualização de contas: Notificar os clientes de alterações em suas contas.
- Alert Update: Enviar atualizações ou notícias importantes.
- Atualização da nomeação: Enviar confirmações de nomeação ou lembretes.
- Auto-Resposta: Envie autorrespostas aos clientes quando estiver fora.
- Resolução de Problemas: Responder a consultas ou feedback de clientes.
- Atualização de pagamento: Enviar uma mensagem relacionada com o pagamento.
- Personal Finance Update: Enviar uma mensagem relacionada com as finanças pessoais.
- Atualização de Reservas: Enviar confirmações de reservas ou lembretes.
- Shipping Update: Enviar atualizações de envio sobre uma encomenda.
- Atualização de bilhetes: Enviar informação sobre bilhetes.
- Transportation Update: Enviar atualizações de transportes.
- Palavra-passe única: Envie códigos que permitam aos seus clientes acederem em segurança às suas contas.
Alguns produtos ou serviços são impedidos pelo WhatsApp de fazer contato proativo, conforme você pode conferir na política comercial da plataforma.
Por exemplo, se você tem uma loja de bebidas, não pode usar este serviço para oferecer bebidas alcoólicas, pois a promoção destes itens é proibida no WhatsApp.
Template aprovado. E agora?
Se seu produto ou serviço respeita a política comercial da plataforma, você pode fazer o cadastro dos templates, que são os modelos de mensagem que você enviará. Cada conta pode ter até 250 templates cadastrados.
O WhatsApp recebe e avalia este modelo de mensagem e, ocorrendo a aprovação, você está apto a iniciar o envio.
Você deve adicionar templates para cada tipo de mensagem que deseja enviar e para cada número. Não é possível enviar mensagens que não tenham sido previamente aprovadas pela plataforma. Também não é possível enviar a mensagem que está cadastrada por outro número.
Na mensagem/template criado é possível anexar mídias, documentos, imagens, etc.
Além disso, é possível incluir instruções para que o sistema insira dados provenientes de alguma integração, como um CRM, informando nomes, números, datas, horários, entre outros.
Se você possui o módulo WhatsApp do Intelix, é possível realizar toda essa configuração através da plataforma, conforme consta em nosso vídeo abaixo.
Modelos de templates do Whatsapp
Primeiramente, você deve ter em mente que as mensagens presentes nos modelos de templates criados precisam seguir uma formatação. As regras são as seguintes:
- Sua mensagem deve conter apenas texto composto de letras, dígitos e caracteres especiais, emojis e outros formatos específicos do WhatsApp.
- Não pode ter mais de 1024 caracteres.
- Não pode incluir mudança de linha, tabulação ou mais de quatro espaços consecutivos.
- Os modelos não podem ser editados, apenas criados e deletados.
- Deve indicar variáveis com {{#}} – um placeholder com um número específico no lugar do sinal de # que sinaliza qual a variável usada (vale notar que as variáveis começam sempre pelo número um, assim: {{1}}). Estas variáveis são elementos utilizados para puxar informações do seu sistema como, por exemplo, nome do cliente. Nossa equipe de suporte poderá auxiliar a entender melhor estes detalhes.
- Quanto mais concisas e diretas, melhor!
A seguir, você confere alguns exemplos para as mensagens mais comuns.
Mensagem de boas-vindas
Olá (nome do cliente)! Obrigado pelo contato. Como podemos te ajudar?
Confirmação de pedido
Olá, (nome do cliente)! Seu pedido (número do pedido) foi confirmado.
Você pode acompanhar seu pedido através deste código de rastreamento: (código de rastreamento).
Acompanhamento/FollowUp
Se você ainda precisa de alguma ajuda com relação ao assunto que tratamos anteriormente, digite “sim”.
Aviso de agendamento
Oi (Nome do cliente)!
Passei aqui para lembrar que você tem horário marcado (data e hora).
Se desejar remarcar, me avise.
Obrigado!
Confirmação de lead
Olá (nome do cliente)!
Obrigado pelo seu interesse em conhecer mais sobre (nome da empresa, produto ou serviço).
Você pode saber mais acessando (link do site completo) ou mandando sua dúvida aqui no chat.
Estou a sua disposição!
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