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Gravador de chamadas IP: Características e vantagens

gravador de chamadas ip
Áudio de conteúdo ‘Gravador de chamadas IP: Características e vantagens’

Gravar chamadas é algo essencial para muitas empresas, seja para ter o registro das conversas com seus clientes ou até mesmo para gravar conversas realizadas internamente entre a equipe.

Ter estas gravações traz mais segurança para os colaboradores, empresa e cliente, além de permitir uma análise posterior e, assim, buscar uma tomada de decisão mais assertiva, baseada em informações e dados.

Mas, que isso é importante, você já deve saber. O que talvez você ainda tenha dúvida é como funciona um gravador de chamadas, suas características e vantagens e, principalmente, se ele consegue operar através de linhas VoIP. É isto que vamos explicar melhor, a seguir.

Como funciona um gravador de chamadas IP?

Um gravador de chamadas geralmente é um hardware, e na maioria das vezes utiliza uma placa de circuito impresso instalada em um computador ou um hardware externo (pela rede), que conectado às linhas analógicas, digitais e IP, diretas ou em ramais, bem como links de rádio, consegue gravar múltiplos canais simultaneamente no seu disco rígido para posterior consulta e reprodução em qualquer computador, além de permitir interceptação e escuta telefônica em tempo real.

A gravação é iniciada automaticamente quando o usuário tira o telefone do gancho ou toma uma linha do PABX para fazer uma ligação e é finalizada quando termina a chamada.

Em sistemas de rádio, a sinalização se dá por períodos de voz e silêncio. Já na gravação dos canais IP, a gravação se dá quando a ligação é completada e o “chamador” e “chamado” atendem a ligação – assim o espelhamento envia os pacotes da chamada ao gravador.

É possível também a gravação de ramais e troncos E1 através de integração com o PABX pelo protocolo da central telefônica (CSTA, Solidus, etc).

Além do hardware, é necessário a utilização de um software para monitoramento das gravações, para ouvir, remover, pesquisar e até retirar relatórios ou inserir comentários em cada gravação.

O sistema ainda emite alertas automáticos de ocupação no disco rígido sobre a necessidade de realização de backup, assim o usuário não corre o risco de perder suas gravações ou ficar sem espaço para novas.

Protocolos atendidos

Atualmente o gravador Intelicon atende aos protocolos SIP, H323, HFA ou SCCP (BIB). Porém, se o seu protocolo não for esse, você pode contar com a nossa equipe de especialistas para ajudar a encontrar uma solução personalizada para suas necessidades.

Tendo o protocolo, se ele for SIP, H323 ou HFA, precisamos que o seu Switch seja gerenciável, pois a gravação ocorre por espelhamento de pacotes, conforme explicamos em um post anterior.

Gravações simultâneas

Se você deseja realizar diversas gravações simultâneas, é necessário espelhar os ramais que você deseja gravar e adquirir as respectivas licenças para gravação.

Se você possui 10 ramais, é importante que faça o espelhamento de todos.

Porém, se mesmo tendo 10 ramais, você realiza/recebe no máximo 5 chamadas simultâneas, então pode obter apenas 5 licenças de gravação, mesmo tendo 10 ramais espelhados.

Características do gravador de chamadas IP

A seguir, reunimos algumas características técnicas do módulo de gravação IP Intelicon.

  • Sistema montado em Servidor (físico ou virtual) sendo necessário acesso à rede para recebimento dos pacotes de áudio.
  • Disco rígido com a capacidade de gravação mais adequada às necessidades da aplicação.
  • Interface de rede com alta taxa de transferência de pacotes (gigabit) para gravação dos ramais/tronco VoIP.
  • Canais de gravação de fácil ampliação por aquisição de novas licenças.
Gravador Intelicon

Características dos arquivos de áudio da gravação

  • Arquivos de áudio podem ser compactados em formato MP3, com opção de manter no formato original WAV.
  • Cada minuto de gravação corresponde a 128 KB (HD de 146 GB grava 26 000 horas).
  • Os arquivos podem ser gravados em qualquer mídia digital (disco rígido, CD, DVD, fita DAT, pendrive, unidade de rede, etc.) e podem ser ouvidos, removidos, renomeados, copiados, transmitidos por e-mail ou disponibilizados via web.
  • Permite ajuste do tempo máximo de silêncio, a partir do qual a gravação pode ser encerrada.

Ainda tem dúvidas?

Quer conhecer mais detalhes sobre a ferramenta, tirar suas dúvidas ou solicitar uma demonstração do gravador Intelicon? Fale com nossos especialistas!

Estamos aqui para tirar qualquer dúvida e ajudar sua empresa a melhorar todo o processo de comunicação.

Uma resposta

  1. Vismar Santos disse:
    26 de abril de 2023 às 11:50

    Tenho hoje uma solução de voz in cloud, com todos os ramais IPs, utilizando os aparelhos do fabricante Yealink T19.
    Preciso gravar 10 ramais do setor de atendimento, conseguimos atender a essa demanda?

    Responder

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