Gravar chamadas é algo essencial para muitas empresas, seja para ter o registro das conversas com seus clientes ou até mesmo para gravar conversas realizadas internamente entre a equipe.
Ter estas gravações traz mais segurança para os colaboradores, empresa e cliente, além de permitir uma análise posterior e, assim, buscar uma tomada de decisão mais assertiva, baseada em informações e dados.
Mas, que isso é importante, você já deve saber. O que talvez você ainda tenha dúvida é como funciona um gravador de chamadas, suas características e vantagens e, principalmente, se ele consegue operar através de linhas VoIP. É isto que vamos explicar melhor, a seguir.
Como funciona um gravador de chamadas IP?
Um gravador de chamadas geralmente é um hardware, e na maioria das vezes utiliza uma placa de circuito impresso instalada em um computador ou um hardware externo (pela rede), que conectado às linhas analógicas, digitais e IP, diretas ou em ramais, bem como links de rádio, consegue gravar múltiplos canais simultaneamente no seu disco rígido para posterior consulta e reprodução em qualquer computador, além de permitir interceptação e escuta telefônica em tempo real.
A gravação é iniciada automaticamente quando o usuário tira o telefone do gancho ou toma uma linha do PABX para fazer uma ligação e é finalizada quando termina a chamada.
Em sistemas de rádio, a sinalização se dá por períodos de voz e silêncio. Já na gravação dos canais IP, a gravação se dá quando a ligação é completada e o “chamador” e “chamado” atendem a ligação – assim o espelhamento envia os pacotes da chamada ao gravador.
É possível também a gravação de ramais e troncos E1 através de integração com o PABX pelo protocolo da central telefônica (CSTA, Solidus, etc).
Além do hardware, é necessário a utilização de um software para monitoramento das gravações, para ouvir, remover, pesquisar e até retirar relatórios ou inserir comentários em cada gravação.
O sistema ainda emite alertas automáticos de ocupação no disco rígido sobre a necessidade de realização de backup, assim o usuário não corre o risco de perder suas gravações ou ficar sem espaço para novas.
Protocolos atendidos
Atualmente o gravador Intelicon atende aos protocolos SIP, H323, HFA ou SCCP (BIB). Porém, se o seu protocolo não for esse, você pode contar com a nossa equipe de especialistas para ajudar a encontrar uma solução personalizada para suas necessidades.
Tendo o protocolo, se ele for SIP, H323 ou HFA, precisamos que o seu Switch seja gerenciável, pois a gravação ocorre por espelhamento de pacotes, conforme explicamos em um post anterior.
Gravações simultâneas
Se você deseja realizar diversas gravações simultâneas, é necessário espelhar os ramais que você deseja gravar e adquirir as respectivas licenças para gravação.
Se você possui 10 ramais, é importante que faça o espelhamento de todos.
Porém, se mesmo tendo 10 ramais, você realiza/recebe no máximo 5 chamadas simultâneas, então pode obter apenas 5 licenças de gravação, mesmo tendo 10 ramais espelhados.
Características do gravador de chamadas IP
A seguir, reunimos algumas características técnicas do módulo de gravação IP Intelicon.
- Sistema montado em Servidor (físico ou virtual) sendo necessário acesso à rede para recebimento dos pacotes de áudio.
- Disco rígido com a capacidade de gravação mais adequada às necessidades da aplicação.
- Interface de rede com alta taxa de transferência de pacotes (gigabit) para gravação dos ramais/tronco VoIP.
- Canais de gravação de fácil ampliação por aquisição de novas licenças.
Características dos arquivos de áudio da gravação
- Arquivos de áudio podem ser compactados em formato MP3, com opção de manter no formato original WAV.
- Cada minuto de gravação corresponde a 128 KB (HD de 146 GB grava 26 000 horas).
- Os arquivos podem ser gravados em qualquer mídia digital (disco rígido, CD, DVD, fita DAT, pendrive, unidade de rede, etc.) e podem ser ouvidos, removidos, renomeados, copiados, transmitidos por e-mail ou disponibilizados via web.
- Permite ajuste do tempo máximo de silêncio, a partir do qual a gravação pode ser encerrada.
Ainda tem dúvidas?
Quer conhecer mais detalhes sobre a ferramenta, tirar suas dúvidas ou solicitar uma demonstração do gravador Intelicon? Fale com nossos especialistas!
Estamos aqui para tirar qualquer dúvida e ajudar sua empresa a melhorar todo o processo de comunicação.
Uma resposta
Tenho hoje uma solução de voz in cloud, com todos os ramais IPs, utilizando os aparelhos do fabricante Yealink T19.
Preciso gravar 10 ramais do setor de atendimento, conseguimos atender a essa demanda?