Você já deve ter ouvido bastante falar em “nuvem”, aquela que não tem nada a ver com meteorologia, mas com tecnologia: serviços/apps que utilizam dados que não ficam armazenados no seu dispositivo, mas em um servidor online (nuvem).
Saiba que também é possível utilizar a nuvem para melhorar seus serviços de telefonia e comunicação. Confira a seguir.
O que é telefonia em nuvem?
A Telefonia na nuvem é um serviço oferecido por empresas de tecnologia, que transfere toda sua rede de telefonia para a Internet.
Como utiliza a conexão web já instalada na empresa, não necessita de nenhuma outra estrutura, como aparelhos aparelhos físicos e servidores, cabeamentos ou Gateways.
A telefonia na nuvem, porém, não é algo tão novo. Ela surgiu na década de 90 e é também conhecida como VoIP (Voice over Internet Protocol). No entanto, naquele momento, como a internet não suportava uma grande quantidade de transporte de dados, a tecnologia não foi tão utilizada.
Hoje, com 4G presente em todos os smartphone e o 5G iniciando suas operações, todos nós podemos ter acesso a tecnologias VoIP em nossos smartphones e, claro, nas empresas.
A telefonia na nuvem já vem sendo aplicada em call centers, escritórios, hospitais, help desks e diversas empresas que, dessa forma, possuem uma central telefônica completa, porém, que fica hospedada em servidores na nuvem.
Estas centrais realizam todo o trabalho de uma central física tradicional, como receber ligações, gerenciá-las, distribuir as chamadas entre os ramais e conectar esses ramais entre si – mesmo que sejam de sedes em cidades e regiões diferentes.
Com a estrutura funcionando na internet, o VoIP se comunicará com chamadas convencionais vindas de qualquer telefone com linha analógica, troncos E1, Voip ou celular. As chamadas podem ser tanto recebidas entre dois computadores ou entre computador e telefone tradicional.
Frisando é claro, que somente troncos VOIP poderão estar conectados a central telefônica em nuvem – afinal, não é possível conectar modens e linhas pela nuvem. Isso somente seria possível em datacenters próximos a sua sede.
Vantagens da telefonia em nuvem
Elencamos a seguir, diversas vantagens da utilização deste serviço.
Mobilidade
É possível acessar o sistema de telefonia por qualquer local, apenas necessitando de um dispositivo conectado a rede da empresa.
Infraestrutura
Com a tecnologia de telefonia na nuvem, não é necessário investir em equipamentos físicos, cabeamentos, servidores e demais hardwares.
Segurança
Os provedores estão constantemente preocupados com a segurança e controle dos dados, investindo em criptografia e ferramentas que garantam a integridade dos dados transacionados e armazenados.
Flexibilidade
A telefonia em nuvem permite que a empresa aumente seus recursos de acordo com a necessidade, de maneira prática e dinâmica, sem necessidade de compra de novos equipamentos, alocação de espaço físico, etc.
Prevenção de perdas de dados
Com um servidor físico a probabilidade de se perder dados é maior. Já em um servidor em nuvem os dados são menos vulneráveis, pois são armazenados em uma infraestrutura que possui mais recursos para proteção contra diversos tipos de vulnerabilidades.
Sustentabilidade
Uma solução em nuvem ajuda a reduzir o uso excessivo de hardware, além de reduzir o consumo de energia.
Manutenção
Pode ser feita de qualquer lugar, sem a necessidade de um técnico no local, para troca de equipamentos, cabos e outros periféricos.
Funcionalidades extras
A telefonia em nuvem traz funcionalidades que a tradicional não possui, como, por exemplo, utilizar ramais softfone em celulares e computadores conectados remotamente e utilizar painéis de monitoramento e de geração de relatórios, ou monitoração de gravações através de plataformas WEB.
Implementação
Com um simples acesso remoto é possível implementar uma solução em telefonia na nuvem de maneira prática e rápida.
O que é necessário para utilizar o Intelix na nuvem?
- Seus troncos devem ser IP – VoIP (é possível realizar a portabilidade do número se sua operadora não oferece a tecnologia IP).
- Os atendentes que trabalham na empresa ou em suas residências devem ter acesso a internet para conectar ao Intelix.
- O ambiente onde será instalado e configurado o Intelix deve ser escolhido de acordo com a necessidade e possibilidade do cliente.
- Realizar a configuração de rede e segurança de rede conforme necessidade.
- Conversar com nossa equipe comercial e técnica para verificar condições e detalhes técnicos.
Como implantar a telefonia em nuvem na sua empresa?
Se você já possui um call center tradicional, é possível fazer uma migração para a telefonia na nuvem através da cópia de toda a configuração de usuários, ramais, backup de gravações e dados de relatórios. Para isso, você precisará ter uma linha VoIP e uma estrutura de rede com VPN para ter um acesso seguro.
Tudo isso é realizado pela nossa equipe técnica, que leva os dados até o local da nuvem, e realiza os devidos testes antes de qualquer migração de maneira simples.
E, mesmo que você ainda não tenha um serviço de telefonia tradicional, pode, então, iniciar agora mesmo através de um serviço de telefonia em nuvem.
Fale com nossa equipe, tire suas dúvidas, agende uma demonstração e comece agora mesmo a utilizar a tecnologia para revolucionar o sistema de atendimento da sua empresa.