Recentemente a tecnologia 5G vem recebendo cada vez mais atenção. Boa parte do mundo já possui redes 5G e até o final de 2022 todas as capitais brasileiras também devem contar com acesso total a essa tecnologia.
Mas, afinal, o que é a tecnologia 5G? Por que ela é tão falada? O que muda na sociedade com a sua implantação?
A seguir, você entenderá melhor todos estes detalhes.
Como funcionam as redes de telefonia móvel
As redes móveis funcionam através de radiofrequências que se comunicam com o celular. Cada área geográfica é dividida por células e cada uma destas apresenta uma estação de rádio base, que é formada por antenas com receptores e emissores de sinais ligados a uma central telefônica.
Cada célula suporta uma quantidade limitada de conexões, mas o avanço das tecnologias (do 1G ao 5G) foi permitindo, aos poucos, que cada vez mais usuários pudessem estar conectados por quilômetro quadrado. Atualmente, com as redes 5G, é possível ter até 1 milhão de conexões.
Como funciona o 5G
A próxima evolução desta tecnologia está acontecendo agora e começa a ser implantada em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil.
O objetivo do 5G é expandir a rede de conexão móvel para o máximo de dispositivos possíveis: carros, eletrodomésticos, telemedicina, agricultura, educação e nas demais áreas da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things).
A rede 5G utilizará um espectro de onda maior do que as gerações de internet móvel anteriores, ocupando as frequências entre 600 MHz e 700 MHz, 26 GHz e 28 GHz, 38 GHz e 42 GHz.
Estima-se que a transferência de dados do 5G estará acima dos 10 Gbps. Mas claro, isso depende de uma nova estrutura para suportar a entrega desse serviço pelas operadoras. E ainda, os aparelhos de celular tem que estar aptos para usar tal tecnologia.
Em termos de comparação, a rede 4G baixa um filme HD com duração de 1 hora em cerca de 6 horas. Já na internet 5G, um filme de mesma duração é baixado em 6 segundos, se disponibilizada toda a capacidade citada acima.
Essa evolução permitirá uma conectividade ainda maior entre diversos aparelhos, permitindo que, literalmente, o mundo inteiro esteja conectado.
Qual o impacto do 5G na sociedade?
Especialistas apontam que a chegada do 5G trará impactos tão grandes quanto as primeiras revoluções industriais. Esse tipo de tecnologia permitirá uma evolução gigantesca na sociedade, integrando cada vez mais máquinas e humanos.
O 5G poderá, por exemplo, facilitar o desenvolvimento de cidades inteligentes, que usam a Internet das Coisas (IoT) para coletar dados em tempo real de tudo que acontece, integrando redes dedicadas de dispositivos móveis, sensores, carros conectados, eletrodomésticos, gateways de comunicação, data centers, etc.
Hoje, com as redes 4Gs, isso não é possível, pois a capacidade da rede é limitada, tornando demorada e cara a comunicação entre dispositivos.
Com a chegada do 5G teremos maior velocidade para fazer o upload e download de dados, além de baixa latência e maior disponibilidade para conexão de dispositivos simultaneamente.
Uma menor latência significa que conseguiremos diminuir o tempo entre o envio e o recebimento do sinal. Atualmente, o 4G mais avançado possui latência de aproximadamente 20 milissegundos.
As novas redes 5G terão metade disso, diminuindo a latência para menos de 10 milissegundos, ou seja, o dobro da velocidade atual.
E mais: mesmo com dezenas de milhares de dispositivos conectados em uma rede 5G, a velocidade e latência não pioram, como costumava acontecer com o 4G. Você pode dar adeus àquele sufoco pra conseguir sinal em um estádio lotado, no carnaval, na virada de ano e outros lugares onde há uma grande concentração de pessoas.
Essa combinação de alta densidade, baixa latência e alta velocidade de download e upload transformará completamente a nossa sociedade.
Além de dispositivos pessoais, como smartphones, tablets, alto-falantes inteligentes e PCs, será possível a comunicação entre diversos outros dispositivos espalhados pelas cidades, de maneira simples e com baixo consumo energético.
Algumas pesquisas apontam a tendência que, até 2025, haverá 75 bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo!
Isso nos permite vislumbrar um futuro com cidades cada vez mais inteligentes, onde é possível desenvolver aplicações para realizar o monitoramento da qualidade do ar, uso de energia e padrões de tráfego para a iluminação pública, estacionamentos inteligentes, gerenciamento de multidões, resposta de emergência, dentre tantas outras utilidades.
O 5G vai permitir a criação de soluções digitais e tecnológicas, coleta de dados e indicadores, possibilitando o desenvolvimento de novos negócios e de insights inteligentes que irão melhorar exponencialmente nossa qualidade de vida.