Uma das nossas maiores experiências é realizar a instalação local ou remota dos nossos sistemas. Já passamos por quase todo o Brasil, implantando soluções de atendimento em diversas empresas. Onde, além de todo conhecimento sobre o nosso produto, precisamos também, apoiar e orientar o cliente sobre a estrutura necessária para que o serviço seja concluído com sucesso. Hoje, falaremos da instalação de centrais telefônicas IP.
Para as instalações de centrais telefônicas IP — no nosso caso, o sistema Intelix PABX IP — existem diversos fatores que precisam de atenção, principalmente aqueles relacionados a segurança.
Se você quer saber mais sobre o que é e como funciona um PABX, confira nosso post dedicado ao assunto: O que é um PABX?
Vamos às dicas de instalação de uma central telefônica IP
Essa lista contém o básico para que a instalação ocorra com sucesso, ou seja, são itens previstos para uma instalação de PABX.
1) Fique atento aos recursos como processador, HD e memória RAM. Esses equipamentos devem atender a capacidade máxima de ligações simultâneas e armazenamento das gravações da sua operação. Considere que poderá haver ampliação futura, e para isso, provisione mais 50% de capacidade. E isso serve também, para instalação em máquina virtual.
Para saber mais sobre como montar um PABX virtual, consulte nossos especialistas.
2) Use placas de rede Gigabit. Uma placa exclusiva para a comunicação com a operadora (tráfego de áudio e demais informações) e outra para tráfego local de sua rede.
3) Utilize um Nobreak para alimentar o servidor. O Nobreak protege contra oscilações de eletricidade, evitando danos aos circuitos e componentes do equipamento e falhas no funcionamento do PABX.
4) Tenha um ambiente climatizado e limpo para instalar seu servidor.
5) Utilize ponto de energia com aterramento e jamais o contrário. O aterramento elétrico protege as pessoas contra choques, facilita o funcionamento de dispositivos de proteção e descarrega cargas eletrostática dos equipamentos.
6) Fique atento na utilização da banda de internet entre a operadora e sua empresa. Considere 60 Kbps de uso de upload e download por ligação ativa. Saiba como escolher operadora VOIP e internet para ter boa qualidade nas ligações.
7) Ao utilizar equipamentos de entroncamento físico como: E1, FXO e GSM, procure utilizar Switch ou VLan exclusiva para a comunicação com sua central.
8) Não instale em servidor com recursos mínimos. Sua necessidade será atendida no momento, mas ao precisar ampliar, o custo será maior.
9) Nunca deixe seu servidor com IP público. Dessa forma ele estará exposto a ataques externos. Sempre utilize um roteador e firewall.
10 ) Fique atento nas portas de utilização de sua central IP para não bloquear a comunicação no seu firewall.
Esses são os 10 itens iniciais que devem ser considerados na hora de instalar uma central PABX na sua empresa. Para saber como estruturar uma central de atendimento ao cliente, leia nosso post clicando aqui.
Conclusão
O serviço de instalação é uma das partes mais importantes do ciclo de venda, por isso, nossos técnicos acompanham de perto todo novo pedido que precisa de instalação presencial ou remota. Nenhuma instalação é igual a outra, sempre há um imprevisto e por isso é preciso estar preparado e contar com um time de profissionais experientes no assunto.
Estamos há 30 anos desenvolvendo e instalando soluções de telefonia e atendimento ao cliente. Como podemos te ajudar nesse momento?
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Respostas de 4
Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
trabalho!
Gostei muito.
um grande abraço!!!
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Olá, como vai ?
Interessante sua puplicação vc acha pertinente colocar
neste meu site?
http://www.planosdesaudehdm.com.br
.
Um grande abraço.
Olá, Tânia.
Enviei um e-mail para você 🙂