Entender o consumidor é essencial para qualquer empresa. No entanto, assim como a sociedade vem mudando ano após ano, os consumidores também. Seus hábitos, seus desejos, a forma como estes novos consumidores lidam com as marcas está em constante evolução.
Enquanto o consumidor 4.0 era aquele que usava a internet para pesquisa, mas ainda preferia as lojas físicas e as formas tradicionais de interação, este novo consumidor, o 5.0, é diferente, já nasceu acostumado com a internet na palma da mão e, por isso, prefere fazer tudo online.
A seguir, vamos entender melhor o perfil deste consumidor 5.0 e o que podemos fazer para conquistá-lo.
Quais as características do consumidor 5.0?
Para encantar o consumidor 5.0, precisamos entender primeiro qual o seu perfil, o que ele faz, do que gosta, quais seus medos, desejos, como interage com outras pessoas e marcas.
São nativos digitais
Um dos pontos mais importantes, é que o consumidor 5.0 é um nativo digital. São aqueles jovens, que nasceram depois dos anos 2000, e cresceram utilizando a internet e conhecendo as maravilhas que os smartphones podem realizar.
Eles adoram redes sociais, estão sempre conectados e, por isso, buscam contato com as marcas que amam através do Instagram, Whatsapp, TikTok, etc.
Os nativos digitais usam internet 24 horas por dia e, portanto, esperam o mesmo de uma marca. Dessa forma, é essencial que as empresas que desejam atender ao consumidor 5.0 estejam online e, principalmente, ativas o tempo todo.
Por isso, marcas investem cada vez mais em plataformas que vendem e interagem com os clientes em diversos pontos de contato: site, redes sociais, telefone, aplicativos, etc.
Faz sentido também proporcionar formas de autoatendimento a este tipo de consumidor: FAQs com as perguntas mais frequentes e suas respostas, chatbots que conduzem o atendimento sem a necessidade de interação com outro humano, assim como inteligências artificiais como as URAs e DACs, que integram centrais telefônicas e entendem o que é dito ou digitado, automatizando o processo de atendimento.
O poder da influência
O consumidor 5.0 é heavy user de internet e, claro, é nela que vai buscar as informações necessárias sobre um produto ou serviço, seja através de sites especializados, fóruns, redes sociais ou influenciadores.
Hoje qualquer pessoa pode gravar um vídeo falando bem ou mal sobre um produto ou serviço e influenciar outras pessoas.
Já que todos nós podemos influenciar e sermos influenciados, as marcas precisam tomar ainda mais cuidado e garantir a melhor experiência para todos os seus clientes, afinal, mais do que nunca, atualmente o cliente satisfeito é a melhor propaganda pra qualquer empresa.
O consumidor 5.0 quer uma experiência incrível
Algumas marcas entenderam que o consumidor 5.0 não quer apenas um produto de qualidade e com preço justo. Isso é o básico! Isso não é um diferencial.
Este novo tipo de cliente quer ser surpreendido através de uma experiência única, desde o atendimento até o pós-venda.
O Nubank, por exemplo, tem ótimos exemplos de como criar uma experiência incrível para seus consumidores. Em 2016 um cliente entrou em contato com a Fintech pedindo um novo cartão, já que o seu havia sido comido pela cachorrinha. Mais do que entregar um novo, a empresa enviou de presente para a cachorrinha um brinquedo para que ela pudesse mastigar e “poupar” o roxinho de suas mordidas.
Agora, pense de que forma você pode proporcionar uma experiência única para este consumidor 5.0.
Como conquistar o consumidor 5.0?
No item anterior você viu algumas características e já entendeu o que pode ser feito para conquistar este consumidor. Aqui, vamos resumir tudo em alguns tópicos.
- Esteja em contato com seu cliente através de site, redes sociais, aplicativos, tenha uma central de atendimento telefônico, FAQs e qualquer outra forma que aproxime sua marca.
- Utilize a tecnologia, principalmente inteligência artificial, para facilitar a interação, automatizar respostas e outras ações repetitivas.
- Proporcione uma experiência incrível, afinal, cada cliente pode ser um influenciador ou ser influenciado pela opinião de outro.
Agora que você entende o perfil do consumidor 5.0, utilize estas informações para criar estratégias inovadoras, com suporte de tecnologias de ponta, que permitam que sua empresa atenda o público de forma cada vez mais humana, transparente, rápida e assertiva.