O que é networking
Os dicionários costumam definir networking da seguinte maneira:
Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.
Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.
No mundo empresarial é comum ouvir que networking é a capacidade de fazer conexões relevantes para o seu negócio ou carreira.
Porém, simplificamos o significado para ampliar ainda mais seu impacto:
Networking é se conectar verdadeiramente com outras pessoas!
Independente desta conexão ser para fins empresariais, para conseguir um novo cliente, um novo fornecedor, conhecer um concorrente, se conectar a pessoas inspiradoras ou um contato que poderá abrir portas. Não importa.
O importante é que o networking conecte verdadeiramente uma pessoa a outra e, muitas vezes, não precisa haver um ganho profissional, mas pelo menos um desenvolvimento pessoal.
Networking deve ser importante, primeiramente, para você, para o seu crescimento pessoal e, depois, se acabar colaborando para o desenvolvimento da sua empresa ou carreira, melhor ainda!
Como fazer um networking assertivo
Um bom networking pode garantir excelentes resultados para sua vida pessoal e profissional.
Por isso é tão importante saber como fazer isso de forma assertiva, sem se tornar inconveniente ou apenas um colecionador de contatos, sem qualquer objetivo ou resultado.
Um estudo da consultoria especializada em gestão de talentos, Right Management, mostrou que 70% das contratações são motivadas por indicações de outros profissionais, comprovando a importância de uma boa rede de contatos para a carreira.
As dicas a seguir servirão para que você possa desenvolver um networking assertivo, tanto para sua carreira, quanto para seu negócio.
Qualidade é mais importante que quantidade
Um grande erro de quem busca fazer networking é pensar em quantidade, ao invés de qualidade. Provavelmente motivados pelas redes sociais, onde ter muitos seguidores traz status.
No entanto, para um bom networking é preciso entender que a qualidade dos contatos é mais importante que uma grande quantidade deles.
É preciso que você se conecte verdadeiramente com as pessoas, para que elas lembrem e confiem em você quando necessário.
Defina um objetivo
Para qual finalidade você deseja intensificar seu networking? Conseguir um novo emprego? Divulgar o seu negócio? Aumentar sua relevância na sociedade e pleitear um cargo público?
Para cada tipo de objetivo você pode traçar uma estratégia.
Inicie o networking com aqueles que você já conhece
Você não precisa necessariamente ir em busca de novos contatos para realizar networking. É possível começar pela sua rede de contatos já existente: amigos de escola, de faculdade, vizinhos, colegas de trabalho.
Volte a conversar, faça visitas, mande uma mensagem. Fortalecer seus contatos é mais prático e rápido do que buscar novos.
Utilize as redes sociais a seu favor
As redes sociais facilitam bastante o desenvolvimento de um bom networking. Hoje é possível manter contato com pessoas que moram longe e até mesmo estabelecer uma relação com pessoas que você provavelmente nunca teria acesso “no mundo real”.
Portanto, saiba utilizar as diversas redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo. Você pode se conectar a pessoas de áreas e cargos que fazem sentido para o seu objetivo.
Não esqueça do offline. Vá a eventos
Se você quer criar networking sólido, precisa sair do online e participar de eventos, festas, encontros, grupos, etc.
Você pode fazer um curso, entrar em algum grupo de empreendedores, grupo de igreja, ir a eventos ao ar livre, teatro, churrasco com amigos, entre outros.
Aproveite as oportunidades de sair e encontrar outras pessoas, olhar no olho, criar conexões verdadeiras.
Seja interessante e interessado
Para que o networking se estabeleça e se mantenha, você deve ser interessante. As pessoas precisam gostar da sua presença, de conversar com você.
Por isso, é importante que você seja interessante. Isso você consegue com bagagem cultural, lendo, vendo filmes, séries, viajando, conhecendo outras pessoas e lugares.
Quanto maior for sua bagagem cultural, mais será sua capacidade para conversar sobre diversos assuntos e, assim, você se torna uma pessoa interessante.
E, por fim, você também precisa ser interessado. Precisa querer ouvir o outro e tratá-lo de forma respeitosa. Não basta apenas falar, dominar a conversa e não abrir espaço para que o outro fale.
Seguindo esta e as outras dicas anteriores, sem dúvidas o seu networking será muito mais assertivo.