Ir para o conteúdo
  • Soluções
    Atendimento ao cliente/Call Center
    • Plataforma Multicanal
    • WhatsApp
    • PABX IP e Call Center
    • Telefonia na Nuvem
    • Monitoria e Relatórios
    • Ouvidoria
    • Tecnologia TDD
    • Tecnologia TTS e STT/ IA
    • Discador Automático
    • Pesquisa de Satisfação
    • Softphone e Console
    • Transcrição de Gravações Telefônicas

    Gravador Intelicon

    • Gravador Telefônico, Rádio/ ROIP e Tela
    • Transcrição de Gravações Telefônicas

    URA/DAC

    • Atendimento Automático de Chamadas
    • Tecnologia TTS e STT/ IA

    Correio de Voz

    • Correio de Voz Intelicon

    Fax/Ip

    • LFax IP
  • Cases de sucesso
  • Suporte
  • Downloads
  • Conteúdo
    Blog
    Materiais
  • Empresa
    Quem Somos
    Trabalhe Conosco
Fale Conosco
  • Atendimento ao cliente, Dicas Gerais

Dicas de recrutamento e seleção na área de atendimento ao cliente

recrutamento e seleção na área de atendimento ao cliente

Realizar um bom recrutamento e seleção na área de atendimento é essencial para garantir o Sucesso do Cliente, sua satisfação e, claro, a lucratividade da empresa.

Uma seleção feita de maneira equivocada pode diminuir a qualidade do atendimento prestado, gerando perda de clientes.

Além disso, ao contratar errado, a empresa pode correr o risco de aumentar seu turnover e ter ainda mais prejuízos com demissões.

Uma pesquisa conduzida pela The Quality Assurance & Training Connection (QATC), mostrou que as estatísticas de turnover no call center dos Estados Unidos são alarmantes: sua média anual varia entre 30% e 45%. Isso é mais que o dobro observado na média geral de todas as outras ocupações registradas no país.

No Brasil não existem estatísticas oficiais, porém estima-se que siga a mesma tendência, com possibilidade de ser ainda maior que os números americanos.

Por isso, para garantir um recrutamento e seleção eficientes na área de atendimento ao cliente, selecionamos algumas dicas.

Defina com clareza as atribuições do cargo

Antes de qualquer coisa, é preciso saber o que o profissional que você procura deverá fazer. Isso vai servir não apenas para o candidato saber se vai se encaixar no que é pedido, como também para o gestor ter a clareza das suas necessidades.

Lembre-se: quando um colaborador precisa fazer tudo, ele acaba não fazendo nada!

Portanto, defina com clareza tudo que deve ser realizado pelo novo contratado, cuidando para não o sobrecarregar e, claro, para não gerar desvios de função, ocasionando punições trabalhistas.

Entenda qual o perfil da vaga

Agora que você já sabe o que precisa, já tem a definição das atribuições do cargo, pense em qual o perfil ideal para esta vaga.

Se o emprego é para o trabalho em um call center ativo, por exemplo, o perfil do candidato deve ter algumas habilidades e qualificações voltadas para um atendimento mais proativo, com capacidade de negociação e persuasão maiores, uma forte inteligência emocional para entender que este pode ser um atendimento mais invasivo e alguns clientes podem se sentir acoados.

Ou seja, de acordo com o cargo disponível, será necessário buscar um candidato com habilidades específicas. Isso precisa estar bem claro no momento do recrutamento e seleção.

Planeje o processo de recrutamento e seleção

Onde você irá divulgar a vaga? Por quanto tempo? Os candidatos vão mandar currículos ou vão se cadastrar em algum formulário padronizado? Como será feita a entrevista? Todas estas e outras questões precisam estar muito claras para os recrutadores e gestores.

Quanto mais organizado for o processo, mais fácil será de conduzi-lo e, por consequência, as chances de encontrar um bom candidato aumentam.

Faça uma boa descrição da vaga

Ao realizar a divulgação da vaga, preze pela objetividade e riqueza de detalhes, garantindo que os candidatos saibam todos os requisitos e condições antes de realizar a aplicação.

Para isso, você pode colocar na descrição:

  • Requisitos, habilidades e nível educacional exigido;
  • Breve listagem dos serviços realizados nessa função;
  • Um pequeno relato sobre a cultura da empresa;
  • Salário e benefícios concedidos;
  • Forma de aplicação à vaga e contato.

Faça um bom mapeamento dos candidatos

Esse passo é possível fazer, mesmo sem a divulgação de que há uma vaga aberta, através do mapeamento interno de possíveis candidatos ao cargo, que já fazem parte da empresa, ou buscando na concorrência.

Para isso, é possível utilizar plataformas de análise de currículos e perfis que buscam os profissionais de acordo com as características desejadas.

É possível também utilizar o LinkedIn para fazer um mapeamento de profissionais com as habilidades e o perfil desejado. Dessa maneira, pode-se ir diretamente naquele candidato ideal, fazendo um recrutamento e seleção muito mais direcionado e assertivo.

Realize uma boa entrevista

A entrevista é um dos momentos mais importantes neste processo de recrutamento e seleção, por isso, deve ser conduzida de maneira inteligente, por pessoas que sabem exatamente que informações precisam ser extraídas e como analisá-las de forma eficiente.

Deve-se ter um cuidado com as perguntas que serão realizadas, de modo a entender mais sobre o perfil comportamental do candidato.

Maturidade, facilidade em trabalhar em equipe, capacidade de lidar com frustrações e adaptabilidade são importantes habilidades para serem procuradas em um colaborador.

Muitas vezes, o candidato pode não ter o melhor currículo, mas tem características excelentes para a empresa.

Questione sobre metas, desempenhos e opinião sobre outros empregos. Cheque se o candidato conhece a empresa e entenda a razão de ele desejar a vaga. Tenha atenção também à postura, ao modo de falar e à expressão corporal.

Se possível, pesquise as redes sociais e seus antecedentes, para entender como este profissional se comporta fora da empresa, se possui as mesmas ideias e valores.

Seguindo estes passos com bastante cuidado o seu processo de recrutamento e seleção para área de atendimento ao cliente terá resultados cada vez melhores, garantindo mais satisfação do consumidor e, principalmente, maior lucratividade para sua empresa.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Saiba Mais

Categorias

Categorias
  • Atendimento ao cliente
  • Atendimento na Black Friday
  • Atendimento Omnichannel
  • Call Center
  • Dicas Gerais
  • Discador
  • e-Book
  • Fax IP
  • Geral
  • Gravador de chamadas
  • Inteligência artificial
  • Intelix
  • Lei do call center
  • Planilhas
  • Plataforma Multicanal de Atendimento
  • Qualidade de atendimento
  • Revenda
  • Segurança
  • Telefonia
  • timeDG
  • URA (Unidade Resposta Audível)
  • WhatsApp
  • White paper

Receba nossos conteúdos em primeira mão

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação de telefone e rádio, PABX IP, atendimento por chat e WhatsApp, atendedores e sistemas de fax.

Siga Nos

Linkedin Facebook Instagram

Contato

  • Garopaba - SC (48) 3254-8600
  • São Paulo - SP (11) 2935-9888
  • [email protected]

Del Grande

  • Cases de Sucesso
  • Sobre a Empresa
  • Suporte
  • Downloads
  • Política de Privacidade
  • Termo de Garantia

Soluções

  • Intelix | Plataforma Multicanal
  • Intelix | Módulo WhatsApp
  • Intelix | PABX IP e Call Center
  • Intelix | Telefonia na Nuvem
  • Intelix | Monitoria e Relatórios
  • Intelix | Módulo Ouvidoria
  • Intelix | Módulo TDD
  • Tecnologia TTS e STT/ IA
  • Intelix | Discador Automático
  • Intelix | Pesquisa de Satisfação

Del Grande | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por slin.digital

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp