Muita gente acredita que os termos PBX e PABX são similares. No entanto, os dois tem grandes diferenças, e é importante que o gestor saiba quais são para poder escolher o melhor sistema de telefonia para uma empresa.
Contexto histórico da criação do PBX e do PABX
Para tornar ainda mais fácil o entendimento sobre as diferenças entre PBX e PABX, podemos recorrer ao contexto histórico em que o primeiro foi criado.
O PBX nasceu, portanto, em 1897, em Paris, juntamente com a ativação da primeira central de telefonia do mundo.
O funcionamento era simples e totalmente manual. Um grande painel centralizava várias linhas telefônicas. Quando alguém ligava, um telefonista atendia, perguntava com quem o chamador gostaria de falar e, assim, manualmente fazia a ligação entre as linhas.
Nasceu aí o primeiro Private Branch Exchange (PBX), que pode ser traduzido como “Troca de Ramais Privados”.
Logo essa tecnologia passou a ser empregada internamente, por empresas de vários tipos e tamanhos, que precisavam conectar ligações externas aos diversos ramais em uma empresa.
Entretanto, o modelo contava com uma limitação: um operador, para realizar o trabalho junto ao equipamento, para que o mesmo funcione.
Para facilitar e agilizar a operação, surgiu o PABX (Private Automatic Branch Exchange), uma evolução do sistema, que já não precisava mais de um operador para realizar a distribuição das ligações.
O que é e como funciona um PABX?
Para que você entenda melhor o funcionamento de um PABX, vamos trazer um trecho de um post anterior onde explicamos o que é um PABX:
Esta tecnologia permite que você receba e faça diversas chamadas simultâneas usando um único número de telefone.
Imagine que sua empresa tenha uma central telefônica (PABX), onde, por meio de entroncamento IP ou Link digital é possível ter um número —mais conhecido como Tronco Chave, onde seus clientes podem entrar em contato com sua empresa via chamadas telefônicas.
O PABX oferece a facilidade de se ter ramais, onde cada colaborador pode ter seu próprio telefone, podendo assim receber e realizar chamadas.
O PABX facilita essa tarefa, pois tem todo esse fluxo centralizado, além de secretária eletrônica, grupos para áreas específicas, transferência e captura de chamadas, conferência, entre outras.
Se você recebe um grande número de ligações, este é um dos sinais que indicam que você precisa de um PABX para auxiliar no gerenciamento das chamadas telefônicas.
E, neste caso, usar um PABX acaba sendo muito mais vantajoso do que seu antecessor, o PBX, que necessita do auxílio de um operador para realizar todas as operações.
Funcionalidades de um bom sistema PABX que farão a diferença em sua empresa
Um bom sistema de PABX, como o Intelix da Del Grande, pode auxiliar empresas de diversos portes a agilizar as comunicações e conseguir mensurar seus resultados.
Através dele é possível gerenciar todo o fluxo de atendimento, organizar rotinas, gerar relatórios, medir desempenho dos atendentes, dentre outras diversas funcionalidades essenciais para empresas que se preocupam em atender bem seu cliente e, claro, lucrar mais.
A implantação de um PABX como o Intelix permite que a equipe fique mais focada em realizar um bom atendimento, se preocupando menos com processos, operacionalização de sistemas, geração e avaliação de relatórios e etc.
O gestor também otimiza seu tempo, já que os relatórios podem ser gerados e enviados automaticamente para o seu e-mail, permitindo que ele foque na análise e no feedback para sua equipe.
O Intelix vai além do que faz uma central telefônica com PABX. Com ele é possível fazer o gerenciamento de filas de atendimento, possui recursos para monitoramento e supervisão de atendentes e emissão de relatórios com métricas sobre o atendimento.
Também possui softphone e recursos para gravação de chamadas, discador telefônico, URA, correio de voz, chat, chat para atendimento a TDD, serviço de fax e campanhas com SMS.
O Intelix oferece softphone, bilhetagem e monitoramento de troncos e ramais, recursos necessários para call centers ativos e receptivos, SAC, ouvidorias, etc.
O Intelix ainda pode ser conectado à rede telefônica com entroncamento SIP, E1 ou celular e pode ter ramais analógicos ou ramais com telefones IP ou softphones com recursos avançados.
Estas e outras funcionalidades tornam o PABX Intelix da Del Grande uma opção avançada comparada ao seu antecessor, o PBX.
Se você ainda tem dúvidas quanto as vantagens e como implantar em sua empresa, fale com nossos especialistas.