A partir de agora, empresas que realizam telemarketing devem possuir o identificador 0303, indicando ao recebedor que esta chamada é proveniente de um call center ativo.
A medida foi aprovada em dezembro de 2021 pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) por meio do Ato nº 10.413.
A solução surgiu após a ferramenta “Não me perturbe” não ter surtido o efeito esperado. Dessa forma, após consulta pública, ficou definido que esta medida seria necessária para garantir que o consumidor não fosse importunado, impedindo excessos das operadoras de telemarketing.
Quem deve usar o código 0303
Esta medida é direcionada às empresas que realizam telemarketing ativo.
Telemarketing ativo, portanto, é a oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, sejam elas gravadas ou não.
Neste momento, empresas que solicitam doações ou que realizam cobrança de inadimplentes, foram consideradas exceções e não serão obrigadas a utilizar este código.
Como funciona para o consumidor
Para o consumidor a medida é simples e clara: sempre que receber uma ligação de algum call center ativo, deve visualizar no visor de seu celular o número 0303.
Assim, será possível que o recebedor da chamada saiba que é um telemarketing e, então, possa decidir se quer ouvir ou não a oferta que será oferecida.
As operadoras de telefonia móvel e fixa como Vivo, Tim, Oi e Claro serão as responsáveis por coibir o uso do código fora das regras estabelecidas pela Anatel.
Como funciona para as empresas de call center
As empresas que fazem telemarketing ativo devem solicitar para Anatel sua numeração especial, assim como é feito quando precisam de um 0800 para chamadas gratuitas.
Estes dois prefixos especiais precisam ser solicitados à agência reguladora, que vai expedir a liberação e, assim, a empresa de telemarketing ativo poderá pedir para a operadora de seu serviço telefônico que libere o uso do prefixo 0303.
As operadoras de telecomunicações já informaram que seus sistemas estão atualizados e aptos a ativar números com o prefixo 0303.
No entanto, até o momento, segundo Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne Algar Telecom, Sercomtel, Claro, Oi, TIM e Vivo, as operadoras não foram notificadas até o momento sobre qualquer pedido de cliente para utilizar o novo sistema de numeração.
É importante frisar que a mudança não é instantânea. Portanto, poderá levar algum tempo até que as empresas de call center se adéquem à norma e recebam a nova numeração.
Além disso, a partir deste mês de março deverão adotar o prefixo 0303 aquelas chamadas originadas de telefones celulares.
Para empresas de telemarketing ativo que realizam chamadas via telefone fixo, a medida passa a valer a partir de 8 de junho.
Neste período de adequação a Anatel pretende intensificar a divulgação da necessidade de migração e, enquanto isso, as empresas de call center devem solicitar seu prefixo.
Como implementar um call center ativo de excelência?
Primeiramente, é importante treinar o seu time para que consigam fazer um serviço de atendimento assertivo.
É necessário total domínio sobre os produtos e serviços oferecidos, bem como suas vantagens, benefícios e até mesmo as principais falhas, já imaginando as possíveis objeções e ficando preparado para contorná-las.
É importante que os operadores de telemarketing encarregados desse serviço sejam constantemente treinados para transmitir segurança ao falar e, claro, ter tranquilidade para lidar com os mais variados tipos de clientes.
É essencial lembrar que no call center ativo o cliente nem sempre está disposto a conversar, então, é importante treinar o pitch de vendas, a fim de conseguir passar a ideia da forma mais rápida e assertiva possível.
Muitas vezes não será possível o fechamento de uma venda, mas um “me ligue mais tarde” já pode ser um ótimo resultado, assim você não importuna o prospect e garante que ele está interessado em sua oferta.
Por fim, é importante contar com o suporte de hardwares e softwares capazes de fazer todo o gerenciamento destas ligações. Contar apenas com uma linha comum e uma planilha vai tornar o trabalho extremamente desgastante.
Por isso, se precisar de ajuda para implantar um call center ativo em sua empresa, fale com quem entende do assunto! Fale conosco!