0800 e 4000: O que são e quais vantagens?

0800 ou 4004: Quais as vantagens desses números para sua empresa

Você provavelmente já deve ter visto ou até mesmo ligado para um 0800 ou algum telefone 4000 ou 3000. Estes são os chamados Números Únicos Nacionais (NUN), especialmente criados para empresas que desejam ter um atendimento telefônico personalizado.

Mas, afinal, quais as vantagens de criar um número 0800 ou 4000? Quais os custos? Quais vantagens e desvantagens? Vamos explicar um pouco melhor a seguir.

0800: Ligações gratuitas para o seu cliente

Uma das características principais (e uma vantagem também) é que o 0800 (conhecido também como Discagem Direta Gratuita ou DDG) permite que seu cliente entre em contato com sua empresa de forma gratuita.

Ao adquirir um número 0800 sua empresa cria um canal direto de comunicação com os clientes e todo custo da ligação é coberto pela empresa. Dessa forma, a organização mostra ao público que está aberta a uma comunicação, que se importa com a opinião das pessoas, com críticas e sugestões. Isso mostra o comprometimento com o cliente e sua satisfação.

Os custos das ligações podem variar de acordo com o local de onde a chamada provêm, sua duração (em minutos) e se foi feita através de telefone fixo ou móvel. Algumas fornecedoras de DDG oferecem planos especiais e serviços adicionais, se adequando melhor à realidade de cada empresa.

4000: Ligações com custos divididos entre empresa e clientes

Os Números Únicos Nacionais 4004 e 4003 são comumente usando por empresas que querem possibilitar um suporte telefônico especial ao seu cliente, porém, diferentemente do 0800, não querem arcar com todos os custos destas chamadas.

Dessa forma, com os números da faixa 4000 a empresa e seu cliente dividem os custos. Quem faz a ligação paga o valor de uma chamada local para a sua região, tarifada por minuto, enquanto a empresa que recebe a chamada paga o valor restante.

No entanto, os números 4000 só permitem que a empresa receba chamadas de clientes que estejam em capitais ou regiões metropolitanas, o que pode ser uma desvantagem dependendo da empresa.

Como essas chamadas chegam até a central telefônica da empresa?

Quando o cliente liga para um número 0800 ou 4000 sua chamada é direcionada para um tronco já existente, previamente contratado junto a operadora. Dessa forma, não é preciso se desfazer ou mudar o número empresarial, pois todas as novas ligações que surgirem serão redirecionadas para este já existente.

Assim, pode-se utilizar um tronco E1 ou tronco Voip para receber essas ligações. A operadora irá programar o desvio de todas as chamadas do 0800 ou 4000 para um DDR de seu tronco.

A capacidade de atendimento simultâneo da sua central será o limite existente no seu tronco. Por exemplo: se o seu tronco E1 possuir 30 linhas, serão 30 chamadas simultâneas, no máximo, que você poderá receber. Se o tronco voip tiver capacidade para receber até 100 chamadas simultâneas, serão até 100 chamadas chegando para atendimento.

Por isso, além de pensar em quais opções de Números Únicos Nacionais mais se encaixam nas suas necessidades, se 0800 ou 4000, ainda é necessário avaliar se seus troncos terão a capacidade de atender a demanda criada, evitando congestionamentos, atrasos, prejudicando a experiência do usuário e trazendo prejuízos ao seu negócio.

Sua empresa está preparada para este tipo de serviço?

Possibilitar um canal de atendimento especial para o cliente através de um número 0800 ou 4000 é, sem dúvidas, um ótimo investimento.

No entanto, é preciso ter uma estrutura preparada para prestar um excelente serviço de atendimento.

Para isso o gestor deve pensar não apenas nos hardwares que farão parte desta central, como computadores, telefones, headsets, entre outros. Mas também pensar nos softwares que farão o gerenciamento de chamadas recebidas, atendimento automatizado, encaminhamento, gravação de ligações, CRM, etc.

Soluções inteligentes como as oferecidas pela Del Grande, podem proporcionar muito mais eficiência no atendimento ao seu cliente, possibilitando que sua empresa solucione demandas ao mesmo tempo que colhe informações importantes, que servirão para aprimorar ainda mais o processo de atendimento e vendas.

Portanto, se você quer estruturar uma central de atendimento ao cliente, não esqueça de entrar em contato com a nossa equipe. Nossos consultores podem te ajudar a montar um sistema capaz de proporcionar o máximo de satisfação ao seu público e, claro, trazer mais lucro ao seu negócio.

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