Existe uma pessoa e um motivo diferente por trás de cada ligação, e só o receptor dessas chamadas sabe o quão desafiador pode ser atender o telefone. Para auxiliar nessa missão separamos algumas dicas para o atendimento telefônico, pois credite: Provavelmente o seu cliente será influenciado a partir deste primeiro contato.
E nosso objetivo nada mais é do que satisfazer e proporcionar uma excelente experiência para o cliente, não é mesmo?
EBOOK GRÁTIS: ATENDIMENTO DE SUCESSO. BAIXE AGORA!
Ser profissional no atendimento telefônico é essencial no mundo dos negócios.
Educação e cordialidade são normas básicas para qualquer atendimento à cliente, seja presencial ou por telefone. Mas a atenção deve ser ainda maior para as conversas telefônicas, pois o interlocutor se baseia no tom de voz, na atitude profissional e na maneira em que o receptor se comunica, criando uma imagem do atendente, e essa imagem passa a refletir à própria empresa.
Por tais motivos, escolhemos algumas dicas para auxiliar nessa importante tarefa. Confira!
-
Tenha papel e caneta à disposição para anotar informações importantes, como nome da pessoa, nome da empresa e possíveis recados. Ser pró ativo contribui para a agilidade do atendimento.
- Ninguém gosta de esperar, então, atenda o telefone o mais rápido possível (no máximo dois toques), evitando assim que o cliente perca a paciência e desligue o telefone. Caso não consiga atender e tenha acesso ao número que ligou, retorne o mais breve possível!
-
Identifique-se e identifique a sua empresa, da mesma forma, pergunte o nome e de onde a outra pessoa fala. Informações básicas e importantes em mãos que auxiliarão na busca de dados no sistema ou registro de outras informações.
-
Seja calmo e mantenha a conversa em ritmo moderado. Você poderá atender clientes agitados ou que possuem algum tipo de reclamação, nessas horas é essencial que mantenha o tom de voz calmo e tranquilo.
-
Cuidado com ruídos. É muito desagradável quando estamos falando com alguém por telefone e escutamos barulhos no outro lado da linha. Sejam outras pessoas falando, risadas, ou qualquer tipo de barulho estranho. O cliente pode se sentir constrangido nessa situação, tenha cuidado!
-
Quem não gosta de ser atendido por alguém carismático? Então, seja empático e sorridente, mesmo ao telefone sim! A entonação da sua voz é capaz de transmitir emoções e sensações, seu cliente se sente valorizado e gera um clima de confortável.
-
Esteja preparado e bem orientado, conheça sua empresa! Sim, parece óbvio mas é comum ligarmos para lugares onde os atendentes parecem perdidos. Você precisa saber como sua empresa funciona, os produtos e serviços que ela oferece.
-
Uma ótima dica é: Tenha um espelho na sua frente. Veja suas expressões, olhares, reações e analise se gostaria de ser atendido desta forma. É um bom jeito de se corrigir ao falar ao telefone.
Confira as principais métricas para gestão da sua central e otimize ainda mais o seu atendimento!
O bom atendimento faz diferença no relacionamento com seu cliente, a imagem da empresa é totalmente influenciada nesse primeiro contato, então quanto melhor o atendimento, melhor será a imagem do consumidor sobre a sua empresa. Não é novidade: investir no atendimento, seja em treinamentos dos atendentes e sistemas de gestão só lhe tarão benefícios.
Nossas dicas para atendimento telefônico te ajudaram? Conta pra gente 🙂
Clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores!