Como usar a aprendizagem digital para melhorar a qualificação profissional?

aprendizagem digital

O mundo é digital! E isso pode ser bom para quem souber aproveitar.

Hoje é possível ter acesso a informações e conteúdos de qualquer lugar, na palma da mão. É possível adquirir conhecimento que, há poucos anos, só seria possível para os mais abastados com acesso a livros específicos.

Se você já passou da faixa dos 30 anos, deve ter vivenciado esta mudança. Deixamos de fazer pesquisas nas “enciclopédias” para acessar a resposta rápida para tudo no Google.

A aprendizagem digital, portanto, pode ser uma das maiores aliadas para melhorar a qualificação profissional.

O que é qualificação profissional?

Qualificação profissional é o conjunto de conhecimentos e habilidades que um trabalhador possui, possibilitando que ele realize suas funções com muito mais assertividade.

No entanto, ao contrário do que se acreditava no passado, hoje a qualificação profissional vai além de uma graduação ou curso técnico. Vai além das “hard skills”.

Toda a bagagem cultural, as “soft skills”, habilidades de comunicação, inteligência emocional, dentre outros fatores que não estão diretamente relacionados à execução de uma função, também formam este conjunto de qualificações de um profissional.

A qualificação profissional, portanto, precisa ser constante, a partir de cursos, treinamentos, palestras, leituras e vivências.

O que é aprendizagem digital

A aprendizagem digital usa a tecnologia como uma das principais formas de aquisição de conhecimento.

Hoje temos acesso a computadores, smartphones, internet, inteligências artificiais, realidade aumenta, etc. Tudo isso pode ser utilizado para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente, abrangente e, até mesmo, prazeroso.

A aprendizagem digital também é mais democrática, afinal, um simples smartphone com acesso à internet permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, consiga se qualificar através de diversos conteúdos e ferramentas disponíveis gratuitamente online.

Durante a pandemia causada pela Covid-19 houve um aumento nos índices de aprendizagem digital.

Segundo o Sebrae-SP houve um crescimento de 156% na procura por cursos online. A entidade capacitou um total de 250 mil alunos no ensino a distância em 2020.

O portal Cuponeria também registrou, entre março e setembro de 2020, que a venda de cursos online aumentou 224%.

Vantagens da aprendizagem digital para a qualificação profissional

A aprendizagem digital pode trazer diversos benefícios, tanto para as organizações, quanto para profissionais.

  • Como já citado, a aprendizagem digital é mais democrática. É possível ter acesso a conteúdos de outros lugares do mundo, inclusive, muita coisa gratuitamente.
  • Se o acesso é facilitado, existe muito mais entusiasmo em aprender e buscar novos conhecimentos. O profissional sente confiança e sabe que o desenvolvimento de sua carreira está muito mais em suas mãos.
  • A aprendizagem digital permite que o trabalhador busque conhecimentos específicos. Ou seja, não é mais necessário que ele faça uma graduação completa de publicidade e propaganda para aprender um pouco de design gráfico, por exemplo. Ele pode buscar conhecimento específico em áreas de seu interesse e fortalecer suas habilidades em determinada função.
  • A digitalização do aprendizado também traz mais economia, tanto de tempo, quanto de dinheiro. Ao encontrar conteúdos em plataformas digitais, de maneira online, não é necessário gastar com transporte, compra de materiais, etc.

Como fomentar a aprendizagem digital nas organizações

Fomentar a aprendizagem digital dentro das organizações traz diversos benefícios. Os profissionais se qualificam, podendo realizar suas atribuições com mais assertividade e, assim, a empresa garante competitividade em um mercado tão acirrado.

O profissional também se sente valorizado, melhorando o ambiente e a cultura da empresa.

Isso retém e atrai novos talentos, diminuindo turnover e, claro, gerando economia e lucratividade para o negócio.

Mas para fomentar a aprendizagem digital nas empresas, algumas dicas são importantes:

  • Incentive a inclusão digital. Promova o contato dos seus colaboradores com novas tecnologias, metodologias, softwares, etc. Permita que ele consiga entender e tirar o máximo proveito das ferramentas à sua disposição.
  • Conscientize seus colaboradores sobre a importância da qualificação profissional e que a aprendizagem digital pode ser uma grande aliada nisso.
  • Incentive os gestores a buscarem cursos, palestras, materiais que possam desenvolver os trabalhadores.
  • Recompense os colaboradores que se esforçam para estar sempre aprendendo e evoluindo profissionalmente. Isso pode vir através de elogios e reconhecimentos perante a equipe, promoções, premiações, etc.
  • Monitore o desempenho dos seus colaboradores para identificar quais tipos de conteúdos trouxeram mais resultados.

Lembre-se que a qualificação profissional deve ser algo constante, por isso, o fomento à aprendizagem digital deve ser uma política permanente em sua organização.

Desta forma você garante que os colaboradores estarão sempre atualizados, motivados e eficientes, enquanto sua empresa se mantém competitiva e lucrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp