O atendimento via WhatsApp para empresas é uma tendência cada vez mais forte. Afinal, já estamos cansados de saber que oferecer facilidade de comunicação entre o cliente e a empresa é uma necessidade básica para qualquer negócio que deseja prospectar clientes e vender com praticidade e agilidade. Pois, quanto mais ferramentas que diminuam os esforços do usuário, mais fácil será para ele entrar em contato.
Isso também vale para os atendimentos de suporte, financeiro e até reclamações. Quando você disponibiliza ferramentas de contato, você abre espaço para receber todo tipo de solicitação. Aproveite e use essa comunicação a seu favor, prestando todo atendimento com qualidade e buscando satisfazer os seus clientes.
Entende como é importante diversificar os canais através dos quais o cliente poderá abrir chamados?
Leia mais sobre como prestar um atendimento de excelência e alcançar a satisfação do cliente.
Porque utilizar o WhatsApp na minha empresa?
Em uma era em que o celular é uma extensão do corpo humano, utilizado para entretenimento e trabalho, nada mais necessário do que oferecer atendimento à mão. Melhor ainda, utilizando o aplicativo de comunicação da atualidade: o WhatsApp.
Conforme pesquisa do panorama Mobile Time/ Opinion Box – mensageria do Brasil, apresentada no site Administradores.com, mais de 70% dos usuários brasileiros têm interesse em se comunicar com empresas através do WhatsApp.
Além do foco em atendimento, o uso da ferramenta também pode servir para outras finalidades como divulgações, pesquisas de mercado, compartilhamento de conteúdo, pedidos de feedback, entre outros.
Como funciona o atendimento via WhatsApp para empresas?
O WhatsApp Enterprise (Business API) foi criado com objetivo de atender empresas de maior porte, que precisam integrar o aplicativo com seus sistemas mais robustos, como o caso do Intelix Call Center.
Para quem já é cliente Del Grande e possui o Software Intelix, o aplicativo funcionará a partir de uma atualização do sistema. Os atendentes poderão interagir com seus clientes através de apenas um único número de WhatsApp.
Tanto o usuário, quanto o operador, poderão iniciar uma conversa através do WhatsApp, ou seja, além do foco em atendimento aos seus clientes, o uso da ferramenta também pode ser direcionado ao contato ativo (iniciado pela sua empresa), sendo essa, uma excelente forma de manter o relacionamento com os seus clientes. Envie informações, peça feedbacks, divulgue produtos/ serviços, realize pesquisas de mercado, compartilhe conteúdos relevantes, entre outros.
O atendente utilizará a ferramenta de chat do Intelix para troca de mensagens no WhatsApp. Dessa forma, facilita para a equipe de atendimento que já está familiarizada com a plataforma.
Com o WhatsApp no Intelix também será possível:
- Acessar o histórico do atendimento;
- Gerar relatórios;
- Fazer login e logoff;
- Criar mensagem de fora de horário;
- Criar mensagens automáticas para o atendimento;
- Aplicar pesquisa de satisfação;
- Separar filas de atendimento por setor (comercial, suporte, financeiro, etc.);
- Distribuir os atendimentos utilizando URA por texto, com opção de seleção pelo usuário/ cliente;
- Monitorar pausas, entradas e saídas de atendentes;
- Receber múltiplos atendimentos por atendente (configurável).
Para o usuário/ cliente a conversa é apresentada como outra qualquer no aplicativo e também será possível o envio de mídias e áudios. Para o cliente é muito prático, pois o app é gratuito, exige apenas um número de celular do usuário e ele provavelmente já está acostumado a usar.
Confira um exemplo de visualização do usuário:
E um exemplo de visualização do operador:
Vantagens do atendimento via WhatsApp para o cliente
O WhatsApp é a forma preferida de trocar mensagens dos brasileiros. Além disso, o estudo do Panorama Mobile/ Opinion Box também mostra que é o aplicativo favorito, comparado a outros que também oferecem troca de mensagens como mensagens diretas do Instagram, facebook Messenger ou Telegram.
Além disso, é um aplicativo prático e sem custos, a velocidade de resposta é praticamente imediata e ainda aumenta o sentimento de proximidade com a empresa.
Conclusão
Se os seus clientes em potencial usam diariamente o aplicativo e a maioria dos negócios também usa , por que você vai ficar de fora dessa tendência?
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