Atendimento via WhatsApp para empresas

O atendimento via WhatsApp para empresas é uma tendência cada vez mais forte. Afinal, já estamos cansados de saber que oferecer facilidade de comunicação entre o cliente e a empresa é uma necessidade básica para qualquer negócio que deseja prospectar clientes e vender com praticidade e agilidade. Pois, quanto mais ferramentas que diminuam os esforços do usuário, mais fácil será para ele entrar em contato.

Isso também vale para os atendimentos de suporte, financeiro e até reclamações. Quando você disponibiliza ferramentas de contato, você abre espaço para receber todo tipo de solicitação. Aproveite e use essa comunicação a seu favor, prestando todo atendimento com qualidade e buscando satisfazer os seus clientes.

Entende como é importante diversificar os canais através dos quais o cliente poderá abrir chamados?

Leia mais sobre como prestar um atendimento de excelência e alcançar a satisfação do cliente.

Porque utilizar o WhatsApp na minha empresa?

Em uma era em que o celular é uma extensão do corpo humano, utilizado para entretenimento e trabalho, nada mais necessário do que oferecer atendimento à mão. Melhor ainda, utilizando o aplicativo de comunicação da atualidade: o WhatsApp.

Conforme pesquisa do panorama Mobile Time/ Opinion Box – mensageria do Brasil, apresentada no site Administradores.com, mais de 70% dos usuários brasileiros têm interesse em se comunicar com empresas através do WhatsApp.

Além do foco em atendimento, o uso da ferramenta também pode servir para outras finalidades como divulgações, pesquisas de mercado, compartilhamento de conteúdo, pedidos de feedback, entre outros.

Como funciona o atendimento via WhatsApp para empresas?

O WhatsApp Enterprise (Business API) foi criado com objetivo de atender empresas de maior porte, que precisam integrar o aplicativo com seus sistemas mais robustos, como o caso do Intelix Call Center.

Para quem já é cliente Del Grande e possui o Software Intelix, o aplicativo funcionará a partir de uma atualização do sistema. Os atendentes poderão interagir com seus clientes através de apenas um único número de WhatsApp.

Tanto o usuário, quanto o operador, poderão iniciar uma conversa através do WhatsApp, ou seja, além do foco em atendimento aos seus clientes, o uso da ferramenta também pode ser direcionado ao contato ativo (iniciado pela sua empresa), sendo essa, uma excelente forma de manter o relacionamento com os seus clientes.  Envie informações, peça feedbacks, divulgue produtos/ serviços, realize pesquisas de mercado, compartilhe conteúdos relevantes, entre outros. 

O atendente utilizará a ferramenta de chat do Intelix para troca de mensagens no WhatsApp. Dessa forma, facilita para a equipe de atendimento que já está familiarizada com a plataforma. 

Com o WhatsApp no Intelix também será possível:

  • Acessar o histórico do atendimento;
  • Gerar relatórios;
  • Fazer login e logoff;
  • Criar mensagem de fora de horário;
  • Criar mensagens automáticas para o atendimento;
  • Aplicar pesquisa de satisfação;
  • Separar filas de atendimento por setor (comercial, suporte, financeiro, etc.);
  • Distribuir os atendimentos utilizando URA por texto, com opção de seleção pelo usuário/ cliente;
  • Monitorar pausas, entradas e saídas de atendentes;
  • Receber múltiplos atendimentos por atendente (configurável).

Para o usuário/ cliente a conversa é apresentada como outra qualquer no aplicativo e também será possível o envio de mídias e áudios. Para o cliente é muito prático, pois o app é gratuito, exige apenas um número de celular do usuário e ele provavelmente já está acostumado a usar.

Confira um exemplo de visualização do usuário:

Tela WhatsApp – Visão do usuário

E um exemplo de visualização do operador:

Whatsapp para empresas - visão do operador

Vantagens do atendimento via WhatsApp para o cliente

O WhatsApp é a forma preferida de trocar mensagens dos brasileiros. Além disso, o estudo do Panorama Mobile/ Opinion Box também mostra que é o aplicativo favorito, comparado a outros que também oferecem troca de mensagens como mensagens diretas do Instagram, facebook Messenger ou Telegram.

Além disso, é um aplicativo prático e sem custos, a velocidade de resposta é praticamente imediata e ainda aumenta o sentimento de proximidade com a empresa.

Conclusão

Se os seus clientes em potencial usam diariamente o aplicativo e a maioria dos negócios também usa , por que você vai ficar de fora dessa tendência?

Conheça o Intelix, software de telefonia integrado que conecta a sua empresa com os seus clientes, permitindo que o atendimento e a supervisão seja realizada de forma prática e eficiente. Converse com um de nossos consultores.

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