Você, como cliente, certamente já comprou algum produto ou contratou determinado serviço por conta do atendimento prestado ou por possuir um bom relacionamento com a empresa, certo?
Então, você sabe na prática que um bom relacionamento com o cliente faz total diferença para qualquer negócio.
Essa proximidade pode ajudar a conquistar novos consumidores, mas, principalmente, ajuda a reter aqueles que já são compradores. Afinal, o custo para adquirir novos clientes pode ser de 6 a 7 vezes maior do que reter aqueles que já estão na sua clientela.
Pensando nisso, preparamos um pequeno guia com diversas dicas para que você consiga manter um bom relacionamento com o cliente, garantindo a lucratividade do seu negócio e a satisfação do seu público.
1 – Seja empático e resolva os problemas do cliente
Muitas empresas falham aqui, pois tentam mostrar como o seu produto ou serviço é incrível e esquecem de focar em resolver os problemas do cliente.
O consumidor não quer saber como seu produto é sensacional. Ele quer saber como isso vai resolver a dor dele. Que vantagens ele terá?
Por isso, é importante ter empatia e saber entender o momento da pessoa, quais seus desejos, dificuldades, objeções e, então, buscar resolver estas dúvidas.
2 – Entenda o comportamento do cliente
A partir do momento que você implantar a primeira dica, aos poucos, começará a entender o comportamento do seu consumidor.
Aqui vale buscar conhecer mais sobre psicologia, a fim de entender como funciona o cérebro do ser humano e, então, conseguir compreender com mais clareza o que o cleinte espera do atendimento, do produto, do preço, do ponto de venda, etc.
Ao entender como ele pensa, você pode criar estratégias para satisfazê-lo.
3 – Invista na confiança. Lembre dos pequenos detalhes.
Ninguém compra algo de quem não confia. Por isso, é importante que sua comunicação, desde peças gráficas, embalagem e até sua abordagem inicial, transmita confiança ao cliente.
Falando especificamente da comunicação verbal, nossa especialidade, é importante manter uma comunicação clara e assertiva, sem gaguejar, sem demonstrar insegurança.
Não esqueça também de se lembrar dos detalhes: nome, onde mora, o que faz da vida, informações do dia a dia, algum produto que comprou anteriormente, etc.
Neste ponto, um bom CRM pode ajudar. O operador precisa alimentar com informações interessantes, que permitam identificar e manter um relacionamento próximo e amigável com o cliente.
4 – Você só tem uma oportunidade pra causar uma boa primeira impressão
Uma pesquisa de 2018, realizada pela pWc, mostrou que 49% dos consumidores latino-americanos desistem de uma empresa após uma única experiência ruim.
Ou seja: muitas vezes você não terá uma nova oportunidade pra causar uma boa impressão. Então, acerte na primeira.
5 – Seja rápido na resolução dos problemas
Hoje, mais do que nunca, os clientes querem agilidade. Em um mundo tão dinâmico e globalizado, ninguém quer mais esperar pra nada.
Então, treine seus colaboradores, invista em ferramentas que elevem a produtividade e garanta que todos os problemas de seu cliente sejam solucionados de forma prática e dinâmica, sem enrolação.
6 – Encare a crítica como oportunidade de crescimento
Todas as críticas recebidas precisam ser anotadas, revisadas, avaliadas. O cliente que faz uma crítica, está dando um feedback importante sobre seus produtos e serviços, trazendo a oportunidade de melhoria.
7 – Trate o cliente com exclusividade
Todo mundo gosta de ser VIP, não é mesmo? Por isso, tratar o cliente com exclusividade, lhe proporcionando ofertas especiais, brindes, vantagens exclusivas, pode fazer toda a diferença na hora de manter um bom relacionamento.
Pense no que seu negócio pode oferecer de exclusivo para o seu cliente.
8 – Tenha ferramentas necessárias para garantir um bom atendimento
Para garantir um bom relacionamento com o cliente é necessário ter ferramentas que auxiliem neste processo.
Um bom CRM, por exemplo, facilita a gestão da informação. É importante ter todas as informações do cliente armazenadas para facilitar a consulta. Isso possibilita a personalização do atendimento, resolução rápida de problemas e diversas outras vantagens.
Quando falamos em atendimento via telefone, principalmente para Centrais de Atendimento ao Cliente, é importante contar também com softwares que auxiliem o trabalho dos operadores, como aqueles que automatizam processo de recebimento e realização de chamadas, possibilitam gravações, produzem relatórios, etc.
Se sua empresa precisa de serviços como este, fale com nossos consultores. Podemos auxiliar sua empresa na implantação de soluções tecnológicas de comunicação que vão garantir um bom relacionamento com o cliente e maior lucratividade para o seu negócio.