Call Center é área essencial em período de pandemia

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O serviço oferecido pelos Call Centers no país é essencial em período de pandemia. O setor de atendimento ao cliente, também conhecido como call center ou telemarketing, é o maior empregador do país, e uma das atividades não interrompidas durante a pandemia. Como todos sabem, nessa área, é grande a quantidade de pessoas atuando no mesmo local, simultaneamente e muito próximos uns dos outros. É um ambiente com risco eminente de contaminação. 

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A OMS e o Ministério da Saúde determinaram algumas ações para adaptar a atividade e evitar a exposição dos trabalhadores neste momento. Se você ainda não adequou sua equipe, confira nossas dicas e aplique na sua empresa.

Importância de manter o funcionamento do call center

O call center é um serviço essencial decretado pelo governo federal e ser visto dessa forma só reforça o quanto canais de atendimento são as principais ferramentas de relacionamento com o cliente.

Espera-se que o serviço de atendimento telefônico tenha uma grande demanda nesse período, principalmente pelo uso dos pacientes com sintomas que precisarem do serviço de saúde oferecido pelas suas prefeituras por meio de telefone, com objetivo de reduzir o trânsito de pessoas nas unidades básicas de saúde. 

Também, empresas do setor bancário, da saúde suplementar, e outros serviços públicos essenciais como energia elétrica e água, tendem a aumentar o número de atendimentos por meio de telefonia.

Grande parte da população não sai de casa e resolve suas demandas por telefone e outros canais de atendimento. Com isso, fica entendível a importância de manter os call centers ativos, desde que, claro, cumpram com eficiência os cuidados com seus trabalhadores, conforme abaixo:

Algumas soluções adotadas 

Saúde em primeiro lugar. Se não é possível realizar as atividades do call center em home office, algumas medidas de segurança devem ser tomadas, como:

  1. Reduzir a capacidade de trabalho para 50% no mínimo, em cada turno.   
  2. Manter distanciamento seguro de no mínimo 2 metros entre os trabalhadores. Em algumas empresas foi preciso intercalar as baias de atendimento, deixando uma baia com atendente e outra sem, para garantir o afastamento ideal.   
  3. Disponibilizar materiais de EPIs para segurança do colaborador (máscara, por exemplo). Também, os equipamentos de trabalho como os headsets, tubo de voz, computador etc, devem ser de uso individual, sem compartilhamento.  
  4. Liberar trabalhadores do grupo de risco (maiores de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e cardíacas, diabéticos, imunodeficientes, entre outros, conforme orientação da OMS, sem prejuízo dos salários e demais direitos). Se possível, eles poderão realizar as atividades em home office. Veja o que já falamos para otimizar as atividades neste formato.  
  5. Dispensar colaboradores que apresentarem sintomas do coronavírus Covid-19, sem prejuízo dos salários e demais direitos.  
  6. Fornecer álcool em gel 70%, máscaras e luvas, antes do início do expediente, para todos os trabalhadores, com respectivo recibo de entrega.   
  7. Conscientizar  e orientar sobre o poder da higienização das mãos e manutenção da higiene necessária do ambiente de trabalho e impossibilidade de compartilhamento dos itens de uso pessoal. Como também, de manter o ambiente sempre limpo e arejado. 

Siga as recomendações

Estamos acompanhando as notícias, e em todos os estados estão sendo realizadas fiscalizações em call centers para conferir se as recomendações estão sendo seguidas. É totalmente importante que sejam tomados os devidos cuidados com esses trabalhadores. 

Seja exemplo como empresa, motive seus funcionários demonstrando valor e respeito. Lembre-os de como suas funções são fundamentais e faça-os sentir ainda mais importantes. Os frutos de todo esforço serão colhidos em breve. 

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