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Canais de atendimento ao cliente: conheça os principais

canais de atendimento ao cliente

Empresas que desejam manter uma alta satisfação de seus clientes, sabem que é essencial manter canais de atendimento ativos e operando com eficiência. Por isso, é importante conhecer os diversos tipos de canais de atendimento ao cliente, como eles operam, suas características e, então, decidir aqueles que servirão melhor aos propósitos do seu negócio.

E-mail

O e-mail continua sendo um dos melhores canais para manter contato com seus clientes.

Algumas pesquisas trazem dados interessantes sobre este canal de atendimento ao cliente:

  • Existem cerca de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. 
  • Estima-se que 92% das pessoas usam esse recurso, 61% delas diariamente. 
  • 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação para empresas.

Apesar de ser um canal onde o tempo de resposta é maior, muitos clientes gostam deste meio, pois é possível enviar documentos e manter um registro mais organizado em alguns casos.

SAC por telefone

O atendimento via telefone continua sendo um canal importante, principalmente para o público mais velho e para clientes em áreas mais remotas, onde a internet não chega com tanta qualidade.

O canal telefônico também é o preferido daqueles clientes que desejam resolver as coisas rapidamente.

Manter um atendimento prático e rápido é o segredo para o sucesso neste canal e para isso você pode contar com o Intelix, PABX da Del Grande, que possui excelentes funcionalidades como URA/ DAC, Gravação de chamada e tela do atendimento, monitor online, relatórios e até mesmo o TDD, o serviço específico para deficientes auditivos ou de fala.

TDD – Telefone de Deficientes Auditivos ou de Fala

TDD é a sigla para Telefone de Deficientes Auditivos ou de Fala. É um serviço que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva ou de fala e as empresas de telemarketing. O TDD funciona por meio de um aparelho especial, como o Intelix Call Center, que converte as mensagens faladas em texto e vice-versa.

Para usar o TDD, é preciso ter um aparelho telefônico adaptado ou um computador com modem e software específico. O usuário do TDD digita sua mensagem no teclado e ela é transmitida para o outro lado da linha, onde pode ser lida em uma tela ou impressa em uma fita. Da mesma forma, o usuário do TDD recebe as mensagens faladas em forma de texto na sua tela ou impressora.

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (lei 13.146), pessoas com deficiência têm o direito de receber atendimento prioritário com disponibilização de recursos tecnológicos e humanos que garantam o atendimento nas mesmas condições em que são ofertados a outras pessoas.

Além disso, a Lei do Call Center, em seu artigo sexto diz: O acesso das pessoas com deficiência auditiva ou de fala será garantido pelo SAC, em caráter preferencial, facultado à empresa atribuir número telefônico específico para este fim.

Whatsapp

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados do mundo. No Brasil, ele é o líder entre os aplicativos de troca de mensagens.

Por isso, contar com o Whatsapp como um dos canais de atendimento ao cliente pode facilitar bastante a interação entre empresa e consumidor, aumentando exponencialmente sua satisfação.

Utilizando a API oficial do WhatsApp, integrada a um sistema para call center, é possível entrar em contato com diversos clientes ao mesmo tempo, através de mensagens em massa, ter vários operadores acessando o app de maneira simultânea, além de ser possível integrar chatbots para atendimento automático.

Chatbot

E por falar em chatbots, eles podem estar integrados em diversas plataformas: no Whatsapp, no chat do site de sua empresa ou em um aplicativo, nas redes sociais, etc.

É possível utilizar chatbots que realizam integração também com o banco de dados da organização, facilitando a interação com o cliente e trazendo informações rápidas e podendo operar 24 horas por dia.

Quais canais de atendimento ao cliente sua empresa precisa ter?

Nós sugerimos que você tenha todos estes canais citados e, se possível, atendendo seus clientes também através de seu site, das redes sociais e demais canais onde esteja seu público.

Dar mais opções de contato facilita a resolução de problemas, aproxima sua marca do seu público e traz mais satisfação ao cliente.

Pensando nisso, é importante também que você tenha um sistema robusto como o Intelix, capaz de garantir diversas funcionalidades essenciais para o call center.

Fale conosco, agende uma demonstração e veja como podemos revolucionar seus canais de atendimento ao cliente.

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