Manter a motivação de profissionais é um desafio diário de qualquer empresa. Afinal, sem isso a organização perde produtividade, sofre com turnover, começa a ter um ambiente desconfortável e surgem diversos outros problemas.
A seguir, elencamos algumas dicas para que você consiga manter a motivação de operadores no call center, garantindo que tenham sempre um ambiente saudável e produtivo, elevando os resultados da empresa e proporcionando satisfação aos clientes.
Crie metas reais e alcançáveis
Muitos call centers trabalham com metas para garantir a remuneração dos seus operadores.
Porém, este pode ser um dos maiores motivos para a desmotivação da equipe. Principalmente quando as metas são difíceis de serem atingidas.
Procure elaborar várias metas, desde as mais fáceis, até mais difíceis, com diferentes tipos de bonificações.
Desta forma o operador consegue enxergar que é possível alcançar e se sentirá ainda mais motivado a buscar o nível máximo de excelência e bonificação.
Se a meta parece ser impossível, ninguém se sentirá motivado, certo?
Além disso, se a recompensa não for boa, ninguém fará esforço.
Por isso, avalie bem seu sistema de metas e faça com que o colaborador entenda que existe a possibilidade de atingi-las e que isso vale a pena.
Ofereça incentivos aos colaboradores
Oferecer incentivos aos colaboradores pode ser uma ótima forma de mantê-los motivados. É possível fazer isso através de bonificações, promoções, reconhecimentos, folgas etc.
No entanto, é importante planejar um sistema de incentivos que não estimule uma competitividade destrutiva entre a equipe.
Por isso, é essencial enfatizar os aspectos colaborativos dos programas de incentivo, desencorajando comparações negativas, promovendo sempre feedbacks efetivos e agradáveis, encorajando os colaboradores a reconhecer e comemorar as conquistas de seus colegas também.
Invista em capacitações constantemente
Investir em capacitações é uma das melhores maneiras de manter a motivação de operadores no call center.
Primeiramente porque o trabalho passará a ser empregado com muito mais qualidade e assertividade, isso vai garantir que os clientes tenham um atendimento melhor.
Um bom atendimento gera lucratividade para a empresa, satisfação do cliente e, principalmente, faz com que o trabalho do operador seja mais simples, sofrendo menos com falhas, demoras, clientes irritados, etc.
A qualificação permite que o operador preste um serviço de excelência e, assim, é possível que ele cumpra seus objetivos, bata suas metas e ganhe recompensas, gerando um ciclo de resultados positivos.
Outro ponto interessante: o profissional que recebe capacitação se sente valorizado e, assim, busca recompensar sua empresa. Deste modo, se torna mais comprometido e grato, valorizando ainda mais seu ambiente de trabalho e seus colegas.
Este colaborador provavelmente evitará sair da empresa e se tornará um advogado da marca, pois sabe que se sente valorizado onde trabalha.
Faça análise de desempenho
Uma parte importante, negligenciada por muitos gestores, é a análise de desempenho.
Ela é essencial para que tudo seja avaliado de maneira inteligente e, assim, atitudes assertivas possam ser tomadas.
Através das informações obtidas a partir do monitoramento dos operadores, seus resultados, realizando uma análise de desempenho, é possível guiar estratégias de capacitação, por exemplo, a fim de garantir maior motivação da equipe.
Se a análise de desempenho indica que há uma grande demora em encontrar informações sobre o cliente e resolver seus chamados, pode ser interessante investir em um software mais robusto, que facilite o acesso a determinadas informações.
Ao analisar também o desempenho individual, é possível dar feedbacks melhores e agir pontualmente para garantir que cada um consiga desempenhar suas funções da melhor maneira possível.
Algumas métricas de perfomance no call center devem ser periodicamente analisadas pelos gestores, com o intuito de encontrar falhas, promover melhorias e garantir a motivação da equipe.
Simplifique as tarefas por meio da automatização
Não dá para manter a motivação de operadores no call center sem um bom software que ajude na realização de suas tarefas.
Imagine ter que operar planilhas, ficar vários minutos procurando informações, ter sistemas lentos, que não ajudam a manter a produtividade e ainda prejudicam a satisfação do cliente.
Por isso, contar com sistemas que automatizem e simplifiquem tarefas é essencial para garantir a motivação de toda a equipe, a satisfação do cliente e a lucratividade da empresa.
Se você precisa de ajuda, fale com nossa equipe de especialistas. Temos diversos tipos de soluções para assegurar ainda mais sucesso para o seu call center.