Prevenir doenças ocupacionais no Call Center é uma missão diária de qualquer empresa, primeiramente, porque um colaborador que está em um ambiente agradável consegue produzir mais e ter uma melhor qualidade de vida.
Além disso, doenças ocupacionais geram prejuízos para empresas. Dados da ONU afirmam que doenças e acidentes do trabalho causam a perda de 4% do Produto Interno Bruto global a cada ano.
No caso do Brasil, esse percentual corresponde a aproximadamente R$ 300 bilhões, considerando o PIB de 2020
A seguir, elencamos as principais doenças que podem acometer trabalhadores de call center e também como preveni-las, evitando prejuízos para o negócio.
Principais doenças ocupacionais em empresas de telemarketing
Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, em 2019, foram registrados mais de 39 mil afastamentos de operadores de telemarketing. A maioria deles por causa de dificuldade ou perda de movimentos.
No entanto, problemas psicológicos também estão entre as causas mais comuns de afastamento.
Transtornos psicológicos
Transtornos psicológicos como ansiedade, depressão, transtorno bipolar, síndrome do pânico, entre outros, fazem parte das principais doenças ocupacionais no call center.
Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp), sete em cada dez operadores de telemarketing possuem algum tipo de transtorno psicológico.
E pode ser ainda pior: estes transtornos podem ocasionar problemas físicos, como pressão alta, dores de cabeça, alergias, gastrite, entre outros.
Lesão por esforço repetitivo
O trabalho repetitivo e maçante, principalmente realizado em ambientes não adaptados ergonomicamente, pode causar Lesões por Esforço Repetitivo (LER/DORT).
Estas lesões são caracterizadas pelo desgaste do sistema osteomolecular, que geram doenças como artrite, artrose, tendinite, bursite, dentre outras que acabam prejudicando os profissionais no desempenho de suas funções.
Doenças decorrentes da má postura
É comum encontrar doenças ocupacionais no call center que são decorrentes da má postura.
Pelo fato de passarem horas sentados na mesma posição, sem contar com cadeiras, mesas e monitores ajustados para promover conforto ergonômico, os colaboradores podem adquirir doenças como hérnia de disco, lombalgia, escoliose, espondilose, entre outras.
Perda de audição
Por conta da exposição contínua a sons, principalmente quando se encontram acima de 80 decibéis, é comum que operadores de telemarketing tenham problemas auditivos.
O uso de headsets de baixa qualidade, além do compartilhamento de aparelhos entre diversos operadores pode acelerar a perda de audição, por conta da facilitação ao surgimento de infecções.
Além disso, ao usar headset unilateral é recomendável que o operador consiga trocar o headset de orelha periodicamente, evitando sobrecarga em apenas uma delas.
Como prevenir doenças no call center
Uma das principais medidas para prevenir doenças ocupacionais em empresas de telemarketing é seguir a norma NR17, que define vários padrões e procedimentos para garantir melhor ergonomia no ambiente de trabalho.
A NR17 não se aplica apenas às empresas de telemarketing que desempenham este trabalho como atividade-fim, mas também a qualquer outra que possua funcionários atuando como operadores de linhas telefônicas na maior parte do tempo.
Dentre as exigências da norma, algumas delas podem diminuir consideravelmente o risco de adquirir doenças ocupacionais, bem como podem garantir ainda mais produtividade e bem-estar.
Mobiliário ergonômico
Os móveis onde se encontram teclado e monitor devem ter algumas características, como por exemplo, a capacidade de realizar ajuste de altura. De preferência, de cada item independentemente.
Quando isso não for possível e o monitor e teclado ficarem sobre a mesma superfície, pelo menos o monitor deve ser ajustável verticalmente.
Deve haver espaço suficiente para que o operador consiga movimentar seus pés debaixo de sua mesa e, caso não alcance o chão, mesmo após a regulagem de altura da cadeira, deve ser disponibilizado um apoio para os pés.
Além disso, as cadeiras precisam possuir ajuste de altura e de encosto, trazendo mais conforto e ergonomia ao colaborador.
Ferramentas adequadas
Muitas doenças ocupacionais são decorrentes de equipamentos inadequados. Por isso, forneça headsets novos periodicamente, com boa qualidade e, nos modelos unilaterais, que permitam a alternância entre as orelhas.
Mouses, teclados e monitores também merecem atenção especial.
Apoio psicológico
É essencial contar com o apoio de profissionais de psicologia para prevenir doenças ocupacionais.
Eles estarão aptos a avaliar o ambiente corporativo, identificando pontos que precisam ser melhorados, situações de estresse e desconforto e, assim, poderão prestar suporte para evitar transtornos psicológicos.
Ao se atentar para estes pontos sua empresa estará colaborando para o bem-estar dos funcionários, garantindo menos doenças ocupacionais e, claro, trazendo sucesso para o negócio.