Hoje o WhatsApp é uma das maiores ferramentas de comunicação existentes, com algumas estimativas dizendo que ele está presente em 99% dos smartphones brasileiros!
Dessa forma, o app se torna um dos principais canais para vendas, podendo auxiliar até mesmo pequenas empresas, visto sua facilidade de uso e gratuidade em suas versões simplificadas.
A seguir, elencamos algumas dicas que podem te ajudar a ir além e transformar seu WhatsApp em uma máquina de vendas.
Crie uma conta no WhatsApp Business
Antes de qualquer coisa é essencial criar uma conta na versão Business do WhatsApp. Ela é gratuita e pode ser baixada em qualquer celular.
Esta versão tem algumas funcionalidades extras, como possibilidade de usar o aplicativo em até 4 aparelhos diferentes ao mesmo tempo, organização de contatos por etiquetas, mensagens prontas, catálogos e outras funcionalidades.
Se você tem uma empresa maior, com diversos leads e pretende atender um grande número de clientes, pode pensar em ir além e contar com uma ferramenta mais robusta, com diversas funcionalidades extras.
Faça contato inicial e qualifique seus leads pelo WhatsApp
Se você deseja transformar seu WhatsApp em uma máquina de vendas, pode usar como estratégia a qualificação dos leads e o primeiro contato através do app, ao invés de utilizar ligações ou e-mail.
Pelo WhatsApp você pode ser muito ágil e atingir muito mais prospects de uma só vez, principalmente se utilizar uma ferramenta com funcionalidade de envio de mensagens em massa, função que já á permitida pela Meta, empresa dona da ferramenta.
Sem contar que atualmente são poucas as pessoas que aceitam ligações de desconhecidos, principalmente quando o assunto é fazer uma abordagem inicial em vendas.
Através do aplicativo você pode enviar uma primeira mensagem para se apresentar e, aí sim, perguntar qual melhor horário para realizar uma ligação, ou fazer qualificação por mensagem de texto, ou áudio.
Para facilitar a implementação desta estratégia, ao solicitar os contatos de um lead em um formulário, experimente pedir seu número de WhatsApp ao invés do telefone.
Use a função catálogo
Esta funcionalidade presente gratuitamente no WhatsApp Business permite que você mostre um catálogo com seus produtos ou serviços, com direito a fotos, descrição e preço.
Para fazer isso, basta entrar nas configurações da conta e clicar em “catálogo”. Em seguida, faça upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.
Utilize uma ferramenta com mais funcionalidades e integração oficial à API do WhatsApp
Se você quer transformar seu WhatsApp em uma máquina de vendas, é importante ir além do básico.
Ao utilizar o módulo WhatsApp do software Intelix, o gestor conta com um aplicativo robusto, com integração oficial à API do WhatsApp, garantido que o número não será bloqueado por infringir regras da plataforma.
Além disso, é possível contar com soluções adicionais como:
- Geração de protocolo de atendimento
- Aplicação de pesquisa de satisfação
- Personalização das frases de atendimento
- Integração com seu site
- Configuração de filas e transferência de atendimento
- Histórico e relatórios das conversas
- Mensagens criptografadas
- URA por texto e muito mais.
O usuário continua em sua interface normal, em uma conversa comum do WhatsApp e, enquanto isso, os operadores recebem as solicitações de conversa através do Intelix DG Chat, nossa ferramenta de comunicação por texto.
Através dele é possível acessar o histórico do atendimento, gerar relatórios, personalizar mensagens, monitorar pausas, entradas e saídas de atendentes, configurar múltiplos atendimentos por atendente, dentre outras funcionalidades.
Além disso, utilizando o WhatsApp através da plataforma Intelix, você tem todas as funcionalidades do aplicativo original como, por exemplo, enviar texto, fotos, vídeos, mensagens de voz, emojis, gifs e figurinhas.
Também pode permitir que vários vendedores ou atendentes utilizem o WhatsApp ao mesmo tempo, agilizando ainda mais o atendimento ao cliente.
Estas funcionalidades proporcionam maior controle sobre as informações coletadas. Dessa forma, é possível entender quem são seus clientes, acompanhar todo o processo de atendimento, encontrar falhas, implementar soluções, ou seja, transformar seu WhatsApp em uma verdadeira máquina de vendas.
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