Uma das perguntas mais frequentes que recebemos hoje é: Como enviar mensagens para meus clientes através do WhatsApp sem que a minha conta seja bloqueada?
Afinal, como empresa, também queremos aproveitar ao máximo a facilidade de comunicação com nossos clientes que o WhatsApp proporciona. Mas, você sabia que existem algumas exigências estabelecidas pela Meta para que a comunicação seja, de fato, segura e legal? Vamos explicar melhor a seguir.
Comece pela plataforma integrada a API oficial
Utilizar a API oficial é fundamental para enviar mensagens aos seus clientes seguindo as exigências do WhatsApp. É através da API oficial que você terá acesso a diversas funcionalidades que, se usada corretamente e com estratégia, elevarão o nível da sua comunicação com os clientes a outro patamar.
Uma solução robusta, como o Intelix Módulo WhatsApp, que centraliza todas as funcionalidades disponibilizadas pela API oficial, de forma simples e acessível, além de reduzir perdas de tempo realizando configurações, envios manuais etc, tem o poder de potencializar suas vendas. Você poderá contar com facilidades como:
- Geração de protocolo de atendimento
- Aplicação de pesquisa de satisfação
- Personalização das frases de atendimento
- Configuração de filas e transferência de atendimento
- Histórico e relatórios das conversas
- URA por texto
Tudo isso, utilizando uma única plataforma e permitindo maior controle e segurança.
Leia Faça contato ativo com seus clientes através da API oficial do WhatsApp para mais detalhes.
A experiência do cliente é a chave para o sucesso de suas campanhas
Criar uma experiência de qualidade é uma das regras principais. E, para isso, é essencial que o usuário do WhatsApp autorize que você envie mensagens. Para obter essa autorização, também chamado de Opt-in, comunique-se com seu cliente através de SMS, e-mail, site, landing pages e do próprio WhatsApp.
Leia mais sobre o que é e importância do Opt-in no WhatsApp .
Essa é uma prática que demonstra responsabilidade e cria valor para sua empresa e seus respectivos clientes.
Esteja de acordo com a Política de Mensagens do WhatsApp
Outro ponto essencial para enviar mensagens sem correr o risco de ter a conta bloqueada é analisar se o seu conteúdo está dentro do que é permitido pela política do WhatsApp.
Sua empresa não pode estar na lista de negócios proibidos de usar o WhatsApp para mensagens ativas como venda de drogas, armas, animais silvestres, realizar cobranças de dívidas e etc.
Saiba mais em ‘O que faz uma conta corporativa ser banida no WhatsApp’ e confira com atenção a política comercial.
Utilize templates de mensagens
Todas as mensagens devem ser previamente aprovadas pelo WhatsApp, para isso é necessário criar modelos de mensagens, os famosos templates, e enviar para aprovação pelo WhatsApp. Esta ação pode ser facilmente otimizada pelo Módulo WhatsApp da Del Grande, conheça!
Os templates podem ser classificados como marketing, transacional e senhas descartáveis.
Marketing: Envie ofertas promocionais, anúncios de produtos e muito mais para aumentar o reconhecimento e o engajamento.
Transacional: Envie atualizações da conta, atualizações de pedido, alertas e muito mais para compartilhar informações importantes.
Senhas descartáveis: Envie códigos para permitir que seus clientes acessem as contas deles.
Você também pode conferir mais detalhes no nosso conteúdo ‘Templates do WhatsApp: O que são e modelos para você usar’.
Esses são os 4 pontos principais para garantir um envio de mensagens seguro e com menos risco de bloqueio. Mas, é importante você também estar atento à outras situações:
Quando o usuário marca sua conta como spam
Se um ou mais usuários marcarem sua conta como spam, o WhatsApp alertará em sua conta sobre as ocorrências. Nesse momento, você deverá se justificar com o WhatsApp de que seu negócio e mensagens atendem a todas as regras. Assim, se seu número chegou a ser bloqueado, será novamente liberado.
Frisando: O WhatsApp inicialmente avisa e só depois de muitas ocorrências, realiza o bloqueio.
Limite de mensagens ativas
Fique atento também aos limites liberados por dia para envio de mensagens ativas:
No primeiro dia que você enviar mensagens, serão liberados 1000 envios de um número cadastrado na API para 1000 números de usuários/clientes. Se seu mailing for bem avaliado, serão liberados mais 1000 envios no dia seguinte.
Seguindo o mesmo esquema, você ganha o direito de enviar mais 1000 mensagens no terceiro dia. No quarto dia, você ganha o direito de 10.000 mensagens/dia por número cadastrado na API. E assim por diante, a quantidade de envios pode aumentar conforme sua necessidade.
Atenção: Se houver reporte de spam pelos seus clientes, fique atento, pois esses limites diminuem. E será necessário se justificar com a Meta, como falamos anteriormente.
O selo de verificação garante uma conta sem bloqueios?
Muitas pessoas querem o selo de verificação (aquele símbolo verde que aparece em algumas grandes contas no WhatsApp) para demonstrar mais credibilidade ou mesmo porque acham que com ele não sofrerão bloqueios pela Meta.
Mas é importante deixar claro que, se sua empresa não tem esse selo, nada a impede de enviar as mensagens ativas e de crescer o seu limite de envio diário. Ou ainda, se tiver o selo, nada impede a conta ser bloqueada também, caso não cumpra com as regras estabelecidas pelo WhatsApp.
Esse selo é uma forma que o WhatsApp encontra de certificar que aquele número é realmente da empresa em questão. Mas ele não certifica que suas mensagens serão sempre aprovadas e o reporte de spam seja ignorado.
Saiba quais requisitos e como dar entrada no selo em ‘Como obter o selo de verificação no WhatsApp da sua empresa?’
Sempre será visto a vontade do cliente, o que ele interpreta das suas mensagens ativas. Por isso também, é muito importante todos os pontos citados acima.
Olhando assim até pode parecer complexo. Mas, quando você conta com um fornecedor focado na solução das suas necessidades, todo esse caminho é facilitado. Fale conosco e te ajudaremos a estabelecer uma relação de confiança entre a sua marca e seus clientes através do WhatsApp.