Como obter o selo de verificação no WhatsApp da sua empresa?

como conseguir o selo de verificação do whatsapp

Para transformar seu WhatsApp em uma máquina de vendas, uma das sugestões é obter o selo de verificação, que garante maior credibilidade e confiabilidade para os clientes. A seguir, explicamos de maneira prática o que é o selo de verificação do WhatsApp, porque ele é importante e como você pode fazer para consegui-lo.

Informações importantes antes de prosseguir:

Até o momento, o selo de verificação do WhatsApp é disponibilizado apenas para empresas que se adequam aos requisitos de notoriedade do Facebook. A conta deve representar uma marca ou entidade conhecida e frequentemente pesquisada e que esteja presente em diversas fontes de notícia, e não são considerados conteúdo pagos ou promocionais na análise.

Confira os critérios para contas comerciais oficiais do WhatsApp. Esses critérios são baseados em vários fatores e são diferentes das políticas de outras plataformas.  

Se a sua solicitação não for aprovada, uma nova solicitação de revisão poderá ser feita após 30 dias. Entretanto, esta decisão não limita a sua capacidade de partilhar os detalhes da sua empresa. Por exemplo: Cada número de telefone também possui um perfil comercial que inclui foto de perfil, e-mail, site e descrição comercial. Estes são campos que você pode editar a qualquer momento.

O que é o selo de verificação?

O selo de verificação é uma forma que o WhatsApp encontra de certificar que aquele número é realmente da empresa em questão.

Dessa forma, o cliente que entra em contato por mensagem, pode ficar tranquilo, pois sabe que está realmente falando com a empresa que deseja, sem risco de cair em golpes.

Como o processo para conseguir a verificação é exigente, ter o seu selo traz credibilidade. Isso denota muito mais profissionalismo e já diminui a resistência dos clientes.

No entanto, é importante diferenciar o que é ter uma conta “oficial/autenticada” de uma conta “verificada”.

Toda conta comercial que possui um WhatsApp Business API tem a sua conta checada para garantir a autenticidade e legitimidade do número (oficial/autenticada).

Mas a empresa ainda não recebe o selo de verificação que aparece junto com o nome da empresa. Para isso é necessário fazer um pedido adicional, onde é feita uma verificação mais aprofundada.

Por fim, apenas aquelas empresas que completarem todos os requisitos e tiverem certa relevância no mercado, receberão o selo de verificação.

O selo de verificação garante que minha conta não seja  bloqueada?

Não. Mesmo que você obtenha o selo de verificação, se não seguir a política comercial da Meta, corre o risco de ter a conta WhatsApp da sua empresa bloqueada. Ter o selo também não impede que os usuários marquem sua conta como spam.

Para ter uma conta confiável e evitar bloqueios, leia ‘Como enviar campanhas através do WhatsApp sem bloqueio da conta corporativa’.

Quais requisitos para ter o selo de verificação?

Primeiramente, vale lembrar que as contas comerciais que podem ganhar o selo de verificação do Whatsapp, sempre devem ser de empresas, nunca de pessoas, mesmo que sejam figuras públicas.

As solicitações de verificação costumam ser realizadas por algum provedor, que intermediará o uso da API oficial do WhatsApp, permitindo que você tenha as soluções empresariais completas da ferramenta e também receber o selo verde de verificação.

Além disso, será necessário:

  • Seguir a política comercial do WhatsApp.
  • Ter uma marca reconhecida (geralmente ao nível nacional).
  • Verificar a empresa no Gerenciador de Negócios da Meta.
  • Realizar a confirmação em duas etapas.
  • Apresentar documentos que comprovem seu registro comercial.

Além disso, para sua conta se tornar oficial e receber o selo, o nome que você utiliza no aplicativo não poderá conter:

  • Todas as letras maiúsculas, exceto acrônimos. Apenas a primeira letra de cada palavra deve ser maiúscula, com exceção de conjunções;
  • Nomes de empresa devem usar um só espaço entre palavras;
  • Pontuação desnecessária;
  • Emoji;
  • Símbolos (por exemplo: ®);
  • Caracteres consecutivos não alfanuméricos;
  • Caracteres especiais: ~!@#$%^&*()_+:;”‘{}[]\|<>,/?;
  • Quaisquer variações da palavra “WhatsApp”;
  • O nome completo de uma pessoa;
  • Um termo genérico (por exemplo “moda”);
  • Uma denominação geográfica genérica (por exemplo, São Paulo);
  • Conter menos de três caracteres.

Além disso, a alteração do nome da empresa após a verificação pode fazer com que você perca este selo.

Quais as vantagens em ter o selo de verificação?

Como já citamos, uma das principais vantagens é a credibilidade e segurança que este selo demonstra.

Segundo um estudo do HypeAuditor, contas do Instagram que são marcadas como oficiais tem até duas vezes mais engajamento.

Espera-se que o mesmo também aconteça no WhatsApp, afinal, uma empresa verificada transmite mais confiança e profissionalismo para clientes e parceiros.

Como dar entrada no Selo de Verificação?

Desde agosto de 2022 é permitido que as próprias empresas solicitem verificação sem a obrigatoriedade de um intermediador.

Para fazer o pedido por conta própria é necessário ir até sua página no Gerenciador de Negócios e selecionar o número de telefone para o qual você deseja obter o selo de verificação do WhatsApp.

Então, siga estes passos:

  • Use o WhatsApp Business Platform
  • Tenha a conta de WhatsApp Business já verificada
  • Tenha a confirmação em duas etapas ativada
  • Depois, é só preencher o formulário de solicitação com o site da sua empresa, o motivo pelo qual você acha que deve ter uma conta verificada, incluindo até cinco links com notícias a respeito da sua empresa. A razão para esses links é de mostrar ao WhatsApp que você é uma empresa popular com muito tráfego, engajamento ou com muitos clientes.

Após solicitar o selo, o WhatsApp vai confirmar ou negar sua solicitação (geralmente dentro de 3 semanas). Se fo negado, você pode solicitar novamente após 30 dias.

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp