Para transformar seu WhatsApp em uma máquina de vendas, uma das sugestões é obter o selo de verificação, que garante maior credibilidade e confiabilidade para os clientes. A seguir, explicamos de maneira prática o que é o selo de verificação do WhatsApp, porque ele é importante e como você pode fazer para consegui-lo.
Informações importantes antes de prosseguir:
Até o momento, o selo de verificação do WhatsApp é disponibilizado apenas para empresas que se adequam aos requisitos de notoriedade do Facebook. A conta deve representar uma marca ou entidade conhecida e frequentemente pesquisada e que esteja presente em diversas fontes de notícia, e não são considerados conteúdo pagos ou promocionais na análise.
Confira os critérios para contas comerciais oficiais do WhatsApp. Esses critérios são baseados em vários fatores e são diferentes das políticas de outras plataformas.
Se a sua solicitação não for aprovada, uma nova solicitação de revisão poderá ser feita após 30 dias. Entretanto, esta decisão não limita a sua capacidade de partilhar os detalhes da sua empresa. Por exemplo: Cada número de telefone também possui um perfil comercial que inclui foto de perfil, e-mail, site e descrição comercial. Estes são campos que você pode editar a qualquer momento.
O que é o selo de verificação?
O selo de verificação é uma forma que o WhatsApp encontra de certificar que aquele número é realmente da empresa em questão.
Dessa forma, o cliente que entra em contato por mensagem, pode ficar tranquilo, pois sabe que está realmente falando com a empresa que deseja, sem risco de cair em golpes.
Como o processo para conseguir a verificação é exigente, ter o seu selo traz credibilidade. Isso denota muito mais profissionalismo e já diminui a resistência dos clientes.
No entanto, é importante diferenciar o que é ter uma conta “oficial/autenticada” de uma conta “verificada”.
Toda conta comercial que possui um WhatsApp Business API tem a sua conta checada para garantir a autenticidade e legitimidade do número (oficial/autenticada).
Mas a empresa ainda não recebe o selo de verificação que aparece junto com o nome da empresa. Para isso é necessário fazer um pedido adicional, onde é feita uma verificação mais aprofundada.
Por fim, apenas aquelas empresas que completarem todos os requisitos e tiverem certa relevância no mercado, receberão o selo de verificação.
O selo de verificação garante que minha conta não seja bloqueada?
Não. Mesmo que você obtenha o selo de verificação, se não seguir a política comercial da Meta, corre o risco de ter a conta WhatsApp da sua empresa bloqueada. Ter o selo também não impede que os usuários marquem sua conta como spam.
Para ter uma conta confiável e evitar bloqueios, leia ‘Como enviar campanhas através do WhatsApp sem bloqueio da conta corporativa’.
Quais requisitos para ter o selo de verificação?
Primeiramente, vale lembrar que as contas comerciais que podem ganhar o selo de verificação do Whatsapp, sempre devem ser de empresas, nunca de pessoas, mesmo que sejam figuras públicas.
As solicitações de verificação costumam ser realizadas por algum provedor, que intermediará o uso da API oficial do WhatsApp, permitindo que você tenha as soluções empresariais completas da ferramenta e também receber o selo verde de verificação.
Além disso, será necessário:
- Seguir a política comercial do WhatsApp.
- Ter uma marca reconhecida (geralmente ao nível nacional).
- Verificar a empresa no Gerenciador de Negócios da Meta.
- Realizar a confirmação em duas etapas.
- Apresentar documentos que comprovem seu registro comercial.
Além disso, para sua conta se tornar oficial e receber o selo, o nome que você utiliza no aplicativo não poderá conter:
- Todas as letras maiúsculas, exceto acrônimos. Apenas a primeira letra de cada palavra deve ser maiúscula, com exceção de conjunções;
- Nomes de empresa devem usar um só espaço entre palavras;
- Pontuação desnecessária;
- Emoji;
- Símbolos (por exemplo: ®);
- Caracteres consecutivos não alfanuméricos;
- Caracteres especiais: ~!@#$%^&*()_+:;”‘{}[]\|<>,/?;
- Quaisquer variações da palavra “WhatsApp”;
- O nome completo de uma pessoa;
- Um termo genérico (por exemplo “moda”);
- Uma denominação geográfica genérica (por exemplo, São Paulo);
- Conter menos de três caracteres.
Além disso, a alteração do nome da empresa após a verificação pode fazer com que você perca este selo.
Quais as vantagens em ter o selo de verificação?
Como já citamos, uma das principais vantagens é a credibilidade e segurança que este selo demonstra.
Segundo um estudo do HypeAuditor, contas do Instagram que são marcadas como oficiais tem até duas vezes mais engajamento.
Espera-se que o mesmo também aconteça no WhatsApp, afinal, uma empresa verificada transmite mais confiança e profissionalismo para clientes e parceiros.
Como dar entrada no Selo de Verificação?
Desde agosto de 2022 é permitido que as próprias empresas solicitem verificação sem a obrigatoriedade de um intermediador.
Para fazer o pedido por conta própria é necessário ir até sua página no Gerenciador de Negócios e selecionar o número de telefone para o qual você deseja obter o selo de verificação do WhatsApp.
Então, siga estes passos:
- Use o WhatsApp Business Platform
- Tenha a conta de WhatsApp Business já verificada
- Tenha a confirmação em duas etapas ativada
- Depois, é só preencher o formulário de solicitação com o site da sua empresa, o motivo pelo qual você acha que deve ter uma conta verificada, incluindo até cinco links com notícias a respeito da sua empresa. A razão para esses links é de mostrar ao WhatsApp que você é uma empresa popular com muito tráfego, engajamento ou com muitos clientes.
Após solicitar o selo, o WhatsApp vai confirmar ou negar sua solicitação (geralmente dentro de 3 semanas). Se fo negado, você pode solicitar novamente após 30 dias.
Respostas de 4
eu tenho uma mini empresa eu queria o selo
opa blz
e meu sonho ter l verificado espero aue da seper certo e que o sonho de todos venha ser realizados
Realmente conseguir um selo de verificação é uma tarefa complicada. Mas que melhora a autoridade dos negócios que utilizam o whatsapp.