Nesse post responderemos algumas dúvidas de como realizar a gravação de chamadas em canais IP e como realizar a configuração do espelhamento dos pacotes para o Gravador Intelicon.
Gravador Intelicon IP
O Gravador Intelicon tem a capacidade de gravação em alguns tipos de protocolos IP em várias marcas de centrais telefônicas. É possível realizar a gravação das ligações em troncos e ramais IP. Os protocolos mais procurados para gravação são o SIP, HFA (Siemens,Unify), H.323 e Cisco BiB (built-in-Bridge. Para tanto, reunimos alguns membros de nossa equipe para explicar como isso funciona.
Principais dúvidas sobre o Gravador Intelicon IP
1) Como o Gravador Intelicon obtém as informações a serem gravadas?
- Espelhamento de interfaces de rede – realizado pelo switch. Tudo o que chegar numa determinada porta desse equipamento, ele disponibilizará em outra própria porta (pré-configurada) para o Gravador Intelicon monitorar.
- Bridge: Pode-se também criar um tronco SIP na central telefônica específico e dedicado para o recebimento das chamadas para o Gravador Intelicon. A central deve ter essa funcionalidade, que deve ser consultada em materiais técnicos ou junto ao seu mantenedor. Para gravações built-in-brigde no CISCO Call Manager não é necessário o espelhamento de interfaces, mostraremos mais detalhes ao final desse texto.
A captura de pacotes se dá através do farejamento ou sniffer pela porta de rede do Gravador Intelicon que escuta a porta do switch.
O Gravador Intelicon possuirá obrigatoriamente uma porta de rede específica para realizar esse farejamento de pacotes e uma segunda porta, para conexão com a rede lógica da empresa e comunicação com os usuários do monitoramento de gravações, através das ferramentas de acesso às gravações (Cliente Intelicon WEB e aplicativo).
2) O que é necessário para realizar a gravação por espelhamento?
É necessário que o administrador da rede realize o espelhamento das interfaces (portas de rede) dos aparelhos telefônicos IP ou da central telefônica que se deseja gravar para a porta do Switch que o Gravador Intelicon estará conectado e monitorando. O switch precisa ter a funcionalidade de “espelhamento de interfaces” ou “port mirroring”. Independente da marca do hardware (switch), as explicações de como configurar o espelhamento e se existe essa função no switch, devem constar do material técnico (manuais) desse equipamento e o administrador de rede saberá verificar.
3) Como se configura o espelhamento de pacotes?
A funcionalidade de “espelhamento de interfaces de rede” precisa ser nativa nos dispositivos conhecidos como dispositivos gerenciáveis ou Layer 3.
A configuração do espelhamento é sempre de responsabilidade do administrador da rede, pois está diretamente ligado ao quesito segurança e rede interna de dados e voz das empresas.
Geralmente as configurações têm a denominação Port and VLAN Mirroring (espelhamento de porta/interface e VLAN). Além de existir a denominação Source Port (porta que será espelhada) e Destination Port (porta que receberá o espelhamento).
4) Existem configurações de rede que podem dificultar o espelhamento?
Sim. Pode existir uma limitação do próprio switch em não possuir a funcionalidade de espelhamento e além disso, os aparelhos telefônicos a serem gravados estarem distribuídos em diversos switches.
Para cenários em que existem outras redes em switches separados, é usada uma configuração que chamamos de Stacking (empilhamento), onde vários switches são interconectados fisicamente, transformando todos switches em uma única rede lógica. Desta forma é possível realizar o espelhamento de todos os pontos da rede (aparelhos IPs da rede). Mas, mais uma vez, essa configuração de rede é de responsabilidade do administrador de rede, que conhece e domina seus equipamentos e ainda tem as regras de segurança definidas e ativas.
Também em algumas marcas e modelos de switches há configurações específicas que enviam os dados de determinada porta do switch para outro switch – como o RSPAN.
Fique atento ao espelhar somente a central telefônica, pois a configuração de áudio na central pode estar como ponto a ponto. Pois nesse caso, quando uma ligação é estabelecida entre um ramal e outro (ligação interna), o áudio trafega só entre os dois aparelhos, e a central não recebe esse fluxo, somente a sinalização de início e fim
Assim, se as portas onde os ramais estão conectados não estiverem sendo espelhadas para o Gravador Intelicon, não haverá gravação dos pacotes RTPs (áudio) que estão sendo enviados entre eles, e com isso não haverá gravação da chamada.
5) Dicas super importantes para o espelhamento de pacotes de áudio para o Gravador Intelicon:
A melhor “boa prática” que pode ser adotada é o espelhamento somente das portas dos dispositivos que serão gravados, isso minimiza o envio desnecessário de pacotes ao gravador. Mas isso só é possível quando o administrador da rede possui todo o mapeamento e controle de sua rede e dispositivos.
Também é muito importante ficar atento ao mapeamento em relação à porta de origem e à porta de destino (Source e Destination), para que ocorra o espelhamento correto à porta onde o Gravador Intelicon está conectado e monitorando.
6) E como saber se o espelhamento está enviando os pacotes corretamente ao Gravador Intelicon?
Se o Gravador Intelicon estiver instalado em um servidor com o sistema operacional Windows é recomendável a utilização de qualquer software de captura de pacotes de rede (sniffer: como o wireshark), e com base nos dados coletados, aplicar os devidos filtros a fim de checar se está chegando os pacotes SIP e RTP. Em ambientes com sistema operacional Linux, é comum utilizarmos o comando “tcpdump” na interface de rede, que gera um arquivo “.pcap”, que pode ser importado em qualquer software sniffer para análise (como o wireshark mencionado acima). Há logs no Gravador que também indicam a chegada de pacotes ou não.
7) Existem redes com sistema de controle QOS. Qual a função dele?
QoS é uma funcionalidade de alguns switches que em sua essência “priorizam pacotes” de diversos tipos em uma rede. Em redes em que o tráfego maior na rede é de voz, serão priorizados os pacotes de voz. Vale ressaltar que o QoS só é aplicado 100% quando todos os dispositivos têm suporte a essa tecnologia. Exemplo: Ao se fazer uma ligação de ramal para ramal, é necessário que o telefone IP (origem) + Switch + telefone IP (destino) tenham o QoS ativo. Caso isso não ocorra, somente até onde o “nó” QoS está ativo, haverá essa “priorização de pacotes”.
8) Informações adicionais sobre a Gravação BiB – Cisco.
A gravação por BiB (Built-in-Bridge) é uma característica única e exclusiva para centrais CISCO (CUCM), pois nessa facilidade se preserva o protocolo proprietário da CISCO (SCCP), assim como também, os telefones Cisco (endpoints) mantém suas características proprietárias. É possível realizar a gravação por espelhamento simples também, mas os telefones terão que ser configurados para utilizar o protocolo SIP.
Na gravação por BiB, é configurado um entroncamento SIP-IP com o Gravador Intelicon, onde após o entroncamento ser configurado nos telefones Cisco (endpoints),acontece o envio dos pacotes (sinalização e áudio) para esse tronco SIP. Essa configuração na Cisco é chamada de “Recording Calling”. Abaixo segue um link que detalha essa configuração.
https://bit.ly/Recording-Calling
Como você pode perceber, nosso conteúdo de hoje foi mais técnico. Como somos desenvolvedores de softwares, maior parte do nosso time é técnico e tratamos muitas vezes com a equipe técnica do cliente também, vimos a necessidade de esclarecer o funcionamento mais detalhado de algumas das nossas ferramentas.
Se você tiver dúvidas sobre como gravar as ligações da sua empresa, fale conosco. Nossa equipe é treinada e devidamente qualificada para te atender.