Gravador de chamadas e a qualidade do seu atendimento

Independente da área de atuação de uma empresa, a comunicação entre ela e seus clientes ou seus fornecedores é vital, se dá basicamente por escrita ou voz e é necessário estar atento a qualidade dessa comunicação. E qual a relação entre um gravador de chamadas e a qualidade do seu atendimento? Descubra lendo esse texto agora.

Criar uma relação mais pessoal com os clientes e fornecedores é de suma importância para os negócios;  e o telefone é a ferramenta mais apropriada nessas horas. Não fosse assim, já antes do surgimento dos computadores, tudo se faria por carta.

Diferente das cartas de hoje (e-mail) e portais (site), nas ligações telefônicas não temos o registro do que foi dito e falado.

→Histórico

Este é o primeiro argumento que justifica a implantação de um gravador de telefonia: possuir todos os registros de uma determinada negociação.

Quantas vezes você retoma um processo e revisa um documento para verificar o acerto de uma negociação? Da mesma forma você pode necessitar saber o que foi dito ou combinado. Evitar dúvidas que forcem a ligação ao cliente para confirmar algo falado, não depõe bem sobre a empresa. Então temos um segundo argumento:

→Imagem da empresa

O cliente muitas vezes não lembra bem o que foi combinado, ou pior, tem certeza de determinado acerto. O benefício da dúvida a favor do cliente, o que é naturalmente aceito, pode levar a um prejuízo que poderia ser evitado. Um desconto que não foi dado, mas que o cliente diz o contrário ou prazos tratados que não correspondem ao padrão.

Você vai eliminar toda forma de mal-entendido e isso também é redução de custos.
Opa, então temos outro argumento!

→Redução de custos

Ótimo! Você eliminou as possibilidades de mal-entendidos. Mas conjuntamente você ajudou o colaborador pois o protegeu e deu segurança (conforto) para o desempenho de suas atividades, ou seja, colocar os telefones da empresa em gravação é uma ação do gestor visando o melhor para seu colaborador e oferecendo condições de um atendimento padronizado ao cliente, e portanto, de qualidade.

O  simples fato de haverem registros do áudio para posterior escuta permitem implantar auditorias, treinamentos, avaliações e feedback aos colaboradores, melhorando em muito a sua performance.

Muitos gravadores permitem que se faça a escuta on-line (em tempo real) de forma que um supervisor ou colaborador mais experiente possa auxiliar mesmo no desenrolar da conversação. As conversações serão mais objetivas, o vocabulário usado mais adequado.

Chegamos a mais um argumento importante, portanto:

→Padronização

Padronização é o argumento mais forte quando falamos em procedimentos ao telefone que geram riscos operacionais materiais e humanos. Sim, muitas operações de ligamento ou desligamento de rede de energia se faz por voz, na maioria das vezes. Perceba o quanto devemos ser claros e objetivos no uso do telefone nestes momentos.

Percebeu a importância de um gravador para sua empresa?

Vale o mesmo para um aeroporto (rádio), portos, ferrovias, bombeiros, hospitais e outras tantas áreas com atividade humana de muita responsabilidade.

E então, gostou desse conteúdo? Comente abaixo 🙂

Até logo!

gravador-intelicon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp