Gravar canal analógico ou digital: Quais as diferenças?

gravar canais telefonicos

Nós já mostramos a você quais as diferenças entre ramal e linha analógica, tronco E1, ramal digital e ramal sip nesse post. Agora queremos lhe orientar em como gravar canais telefônicos de atendimento!

Como gravar canais telefônicos? (Sejam linhas ou ramais de uma central)

A gravação de canais analógicos é realizada através de uma ligação em paralelo ao canal que será gravado. Normalmente em uma central PABX há uma derivação dos ramais que chamamos “DG” e ali no conector de cada ramal/linha é conectado um cabo em paralelo que traz o áudio desse canal diretamente ao conector RJ11 de uma placa no Gravador Intelicon. Além do áudio, chegam também sinais de DTMF para captura de bina. Por isso, quando você acessar a gravação para escutá-la, terá a informação da bina da ligação no Cliente Intelicon.

orcamento-gravador-intelicon

Para a gravação de um tronco E1, utiliza-se uma placa com características de uma placa By Pass (que deixa o áudio e dados passarem por ela) e ali se capturam o áudio e dados das ligações que chegam pelo tronco até a central PABX. Essa placa possui conectores do tipo BNC. Se por acaso, o software de gravação não estiver ativado, as ligações transcorrem normalmente entre a central e a rede pública de telefonia.

A gravação do tronco E1 normalmente traz o número do chamador externo – bina da linha que ligou/recebeu a chamada. Nesse tipo de gravação só será possível conhecer o ramal ou DDR ao qual o cliente ligou, se houver uma integração do Gravador Intelicon com o CSTA, que é o manager do PABX. O CSTA  é muitas vezes licenciado, e para que possa ser utilizado, você deve se certificar sobre o licenciamento com seu mantenedor.

ebook-anatel-callcenter

Se houver a integração entre o Gravador Intelicon e o manager do PABX você poderá realizar buscas pelas gravações que saíram de determinado ramal/DDR da sua empresa, para o determinado número de cliente X. O Cliente Intelicon possui filtros que além da bina, pode entregar informações das ligações realizadas em determinado dia e faixa de horário. Conheça todas as vantagens do Cliente Intelicon conversando com um consultor, é só clicar aqui.

E como gravar ramais digitais? Sabemos que há várias marcas de PABX no mercado, e os ramais digitais dessas marcas tem seu modelo de telefone e protocolo específico de transação das chamadas e envio de dados como a bina. Para realizar a gravação desse tipo de ramal, é necessário utilizar uma placa que suporte esse modelo de telefone e protocolo e ainda um software de gravação capaz de interpretar os dados capturados pela placa. O conector da placa para ramais digitais, normalmente é o RJ21 ou o Centronics. A Gravação é realizada também fazendo uma conexão em paralelo no bloco de distribuição – “DG” do PABX, de forma que cada ramal chegue à placa de gravação no Gravador Intelicon. O Gravador Intelicon realiza a gravação de vários modelos e marcas de ramais digitais, basta consultar com nossa equipe comercial a viabilidade de gravação dos seus ramais digitais.

Confira: Segurança nas ligações: Custo ou investimento?

Se ficou alguma dúvida em relação a gravação de um desses canais, podemos lhe orientar. Faça sua pergunta, mande e-mail ou ligue para nós! Somos especializados em gravação de ligações telefônicas!

gravador-intelicon-chat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação de telefone e rádio, PABX IP, atendimento por chat e WhatsApp, atendedores e sistemas de fax.

Siga Nos

Del Grande | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por slin.digital

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp