Como gravar conversas entre rádios analógicos, digitais, Trunking e RoIP?

radio-comunicador-porto

Os recursos do sistema de radiocomunicação, são muito utilizados como forma de prover segurança e eficiência nas operações críticas no setor público e privado como distribuição de energia elétrica, refinarias de petróleo, trabalho em alto mar em plataformas e transporte logístico. Essas empresas optam por esse tipo de comunicação, pois muitas vezes nesses locais não há como instalar linhas telefônicas, hot lines ou comunicação via internet (IP), pois são locais que estão em constante movimento (trens, por exemplo) ou estão em locais de difícil acesso (como nas plataformas de extração de petróleo).

A comunicação por rádio também se dá dentro de uma determinada frequência que não é prejudicada por sinais de celulares e wi-fi, o que ocorre algumas vezes com o uso de aparelhos de telefone sem fio, que recebem interferência de ondas de celular e internet que possam existir no local.

A gravação desta comunicação é muitas vezes obrigatória, por motivos de segurança dos operadores de grandes máquinas e trens, e também para garantir a maior qualidade do serviço a ser executado pela equipe. Muitas empresas que utilizam rádios são prestadoras de serviço a grandes empresas que necessitam ter acompanhamento das atividades, e isso ocorre através da escuta de gravações do dia a dia desses operadores através do sistema de gravação de comunicação de rádio escolhido.

O Gravador Intelicon, que a Del Grande desenvolveu e vem aprimorando a cada ano para gravar novas tecnologias e tipos de rádios, traz mais segurança e um ótimo custo benefício para sua empresa.

Mas, afinal como se grava rádio?

Ao contrário da gravação de telefone que se dá por sinal de gancho ou tensão na linha, ali ocorre por detecção de áudio. Quando o gravador recebe qualquer áudio no canal de gravação, ele inicia a gravação. Após x tempo de silêncio, ele encerra a gravação. E esse tempo de silêncio é configurável, a gosto do cliente, pois cada operação exige que se conheça as particularidades de sua comunicação.

E como gravar rádios analógicos?

Na maioria dos rádios analógicos a gravação é realizada utilizando os sinais disponíveis de TX, RX e GND localizados no conector de acessórios do “rádio base”. Isso quer dizer que todo o áudio das conversas dos vários aparelhos de rádio que estão nas mãos dos operadores, passam por essa central base. E é ali que se realiza a captura do áudio através de cabos. Esses cabos são direcionados aos canais das placas de gravação de áudio analógico do Gravador Intelicon.

Após a gravação realizada, é possível escutá-la, copiar o arquivo e enviar por e-mail, ou realizar transcrição para análises necessárias.

É possível gravar rádios digitais?

Antes de falarmos em como gravar o rádio digital, vamos esclarecer o que são rádios digitais. Os rádios digitais são aparelhos de rádio que ao invés de se comunicarem entre si de forma analógica, eles se comunicam de forma digital entre eles. Mas o áudio continua passando pela central base, aquela onde todo o áudio das conversas passa, lembra? Para os rádios Digitais e Trunking é utilizada a saída nativa auxiliar para componentes externos, a saída speaker, para gravar o áudio de forma analógica.

A gravação continua sendo analógica com os mesmos cabos ligados ao Gravador Intelicon. E em muitos casos, como acontece com os rádios da marca ICON, é possível extrair alguma informação a mais da conversa, por exemplo, a ID do rádio que participou de determinada conversa. Através de uma integração aos rádios ICON foi possível mostrar esses dados a clientes que necessitavam saber quais operadores ou quais rádios estavam em determinada conversa e ainda localizar melhor as gravações dentro dos filtros do Gravador Intelicon. Os sistemas de rádio comunicação digital proporcionam informações a mais do que a comunicação analógica e algumas empresas optam pelo uso desses por esse motivo.

E o rádio que tem comunicação IP? Grava?

Assim como a comunicação através do telefone está se baseando sob a rede IP hoje, a rádio comunicação não fica atrás. Os rádios já são projetados para se comunicar de forma IP, o RoIP, que significa Rádio sobre IP. Esses rádios têm ligação com a rede interna das empresas que os utilizam e da mesma forma como os modelos anteriores, também necessitam de gravação.

Toda a comunicação desses rádios se dá através da rede e é possível capturar esses pacotes de áudio e gravá-los no Gravador Intelicon. O envio dos pacotes (sejam RoIP ou TRP) é configurado para chegar à porta de rede do Gravador Intelcon, que interpreta e registra os arquivos de áudio para futura consulta. A configuração do envio de pacotes deve ser analisada pela equipe de redes e de manutenção dos rádios, junto a Del Grande, para adequar cada projeto a solução de gravação Gravador Intelicon.

Alguns de nossos projetos de gravação de rádio e a parceria com esses clientes existem há muitos anos, como na Rumo – ALL que grava os rádios analógicos das locomotivas de transporte de cargas e no último ano implantou a gravação de rádios digitais.

Além de contar com a eficiência da radiocomunicação para sua empresa, você também pode contar com a segurança de ter as gravações destas conversas através do Gravador Intelicon.

Tem um projeto de radiocomunicação a implantar? Procure nossa equipe para orientação. Teremos satisfação e garra para assumir o projeto em conjunto.

banner

2 respostas

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação de telefone e rádio, PABX IP, atendimento por chat e WhatsApp, atendedores e sistemas de fax.

Siga Nos

Del Grande | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por slin.digital

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp