Utilizando o Gravador Intelicon em rádios de plataformas offshore

Em alto mar, nas embarcações, navios de transporte, plataformas de extração do petróleo, sem conexão física com o continente, é muito difícil utilizar sinal de celular, por isso, o rádio é um equipamento extremamente importante, além de ser um item obrigatório em barcos classificados como de mar aberto pela Marinha. 

Além disso, muitas companhias que operam com navegação marítima, são obrigadas a manter as gravações dessas conversas, por segurança de seus tripulantes e da própria companhia ou por normas nacionais e internacionais que exigem tal gravação.

Recentemente, a Del Grande realizou um trabalho muito importante para a gravação de três Canais UHF Motorola GM360, um Canal VHF Salor 6210 e uma Estação base Clear-Com RM-704 que seriam alocadas em 4 navios.

Confira mais detalhes sobre esse trabalho a seguir.

Solução para gravação de rádios

Utilizamos o Gravador Intelicon para 8 canais analógicos com toda estrutura necessária montada em racks de 19”, um rack completo para cada navio.

Equipamentos complementares ao gravador

Além dos Gravadores Intelicon, outros itens foram utilizados para sanar a necessidade de gravação. Cada um deles teve papel fundamental para compor o produto final:

  • Rádios, para capturar a conversa dos operadores dos navios e enviar esse áudio para o gravador (somos provedores de solução de gravação e call center, e nesse caso tivemos apoio de parceiros revendedores de rádios, como a  Kofre);
  • Servidor de gravação (Gravador Intelicon), para gravar as conversas;
  • Sistema de Nobreak, para garantir o funcionamento do sistema em caso de falha na rede de energia do Navio;
  • Kit de Monitor Gaveta para rack TFT – LCD KVM, com teclado e mouse para acesso ao gravador.
  • KVM para gerenciamento remoto do servidor;
  • Sistema de aterramento para evitar a passagem de corrente elétrica nos equipamentos e não influenciar na gravação.

Principais funcionalidades do Gravador Intelicon

O Gravador Intelicon é um produto composto por hardware e software desenvolvidos internamente pela Del Grande.

O software, também chamado Cliente Intelicon, possui diversas funcionalidades como:

  • Diferentes níveis de permissão para usuário e administrador;
  • Exportação da gravação em MP3;
  • Filtro de dados da gravação, como horários e datas;
  • Execução de backups de arquivos e gravações criptografadas sob configuração por necessidade do cliente.

Benefícios e vantagens do Gravador Intelicon em comunicação por rádio

Como citado anteriormente, o sistema de gravação pode ser instalado em navios, oferecendo o benefício de gravar toda a operação, independentemente de onde as pessoas estejam como, por exemplo, em portos, no mar, atracando, etc.

Devido à distância em que os navios se encontram da costa, capturar a comunicação com o sistema instalado em terra se torna complicado. Já instalado no navio não há interferências  relacionadas à distância ou influência do tempo, ou seja, não há empecilhos que possam afetar a captura dos áudios. 

Armazenamento das gravações

Para atender a demanda do cliente, era imprescindível que o sistema armazenasse as gravações continuamente por 5 anos sem sobrescrever os dados. Também, foi necessário configurar o sistema de forma redundante, ou seja, em caso de perda total de um disco de armazenamento, o sistema permanece funcionando com um disco redundante. Dessa forma, o disco danificado pode ser substituído sem problemas.

Alocação de racks em navios

Normalmente, técnicos da Del Grande são enviados ao local da instalação para realizarem o serviço. Mas, no caso de instalação em navios e por possíveis exigências do cliente, pode haver limitação nesse sentido, ou seja, não podermos realizar a instalação física.

Nesse caso, mais do que nunca, tudo deve sair totalmente pronto e identificado para que o cliente possa realizar a instalação final sem problemas.

Desafios ao gravar rádios e novas formas de trabalho

Foi a primeira vez que realizamos a gravação dos rádios das marcas Sailor VHF e ClearCom. Nos baseamos principalmente nos manuais e no conhecimento que o cliente já possuía sobre os equipamentos e superamos essa etapa. O Gravador Intelicon gravou inteiramente os diálogos. 

Também adquirimos bastante conhecimento sobre os rádios Motorola junto ao nosso parceiro revendedor de rádios Motorola Kofre, que prestou todo o suporte necessário para o entendimento do processo de montagem e configuração dos rádios.

Prestar serviços apenas remotamente, já que não poderíamos embarcar nos navios para instalar o sistema, fez com que nossa equipe aprimorasse sua forma de atendimento de suporte e implantação de sistemas. Junto dos equipamentos, foram enviados manuais do sistema em língua portuguesa e língua inglesa, para que todos os tripulantes que usam o sistema, pudessem operar o Gravador Intelicon.

Final do projeto

Após os Gravadores Intelicon estarem instalados nas embarcações tivemos a sensação de dever cumprido e de superação. O cliente está satisfeito e nós, mais ainda!

Agradecemos pela confiança em nosso potencial e conhecimento no ramo de gravações de áudio. Também aos nossos parceiros, que com certeza, foram essenciais no nosso sucesso. 

Se você precisa gravar áudio em terra, no mar ou no ar, procure a Del Grande! Temos uma gama variada de Gravadores Intelicon, apropriados para gravar vários tipos de tecnologias como analógica, digital e IP (VoIP e RoIP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp