Por que existem mais mulheres no call center?

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As unhas pintadas, pele perfumada, maquiagem no rosto e toda a beleza feminina tomam conta dos serviços de telemarketing de todo o país. As mulheres no call center são a maioria e segundo algumas pesquisas costumam ocupar mais de 70% dos cargos disponíveis no setor.

Alguns fatores facilitam a entrada delas nas vagas disponíveis e as tornam excelentes opções para esse tipo de trabalho. A seguir, explicaremos um pouco melhor porque as mulheres se tornaram maioria no call center e, provavelmente, continuarão sendo por muito tempo.

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Mulheres no call center trazem mais resultados

A escolha de mulheres no call center não é à toa. Elas trazem mais resultados para as empresas contratantes. E os motivos são os mais variados.

Aproveite e veja também como transformar seu call center em um perfeito sistema de atendimento ao cliente.

A própria estrutura física das mulheres favorece esse tipo de trabalho. Suas cordas vocais produzem sons mais suaves e isso ajuda bastante a comunicação. Uma voz mais leve permite que o interlocutor do outro lado da linha permaneça calmo, paciente e atento ao que é falado. Isso gera uma sensação de empatia em ambas as partes e facilita o diálogo.

A voz calma também é sinal da paciência feminina. Essa característica é facilmente encontrada na maioria das mulheres no call center, que conseguem atender e entender os problemas de quem está do outro lado da linha.

Há quem diga que a própria cultura e criação dada às mulheres promove estes comportamentos mais calmos e atenciosos, afinal, elas precisam se dedicar e dar toda a sua atenção quando se tornam mães. Por isso, não há ser mais adequado para ouvir e ajudar os outros do que as mulheres.

Estas características únicas, encontradas principalmente nas mulheres, garantem um atendimento mais eficiente e satisfatório e isso se reflete em mais satisfação do cliente e mais lucro para as empresas de telemarketing e call center.

Vantagens do trabalho em call center para as mulheres

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O trabalho das mulheres no call center se torna mais comum por conta de algumas características interessantes disponibilizadas pelos gestores deste setor. A maioria das jornadas de trabalho são de períodos de seis horas. Isso permite que mulheres que cuidam da casa e dos filhos possam trabalhar e ainda ter tempo para desempenhar outras funções.  

Outra vantagem interessante é que o trabalho em um call center, serviço de atendimento ao cliente ou telemarketing, costuma ser a porta de entrada para quem busca seu primeiro emprego. Alguns levantamentos indicam que quase 50% das vagas de trabalho neste ramo são preenchidas por pessoas que estão tendo sua primeira oportunidade, estando na faixa etária dos 18 a 25 anos.

Outro ponto interessante é a oportunidade que costuma ser criada para mulheres no call center com idade mais avançada, acima dos 40 anos, que geralmente não encontram muito espaço em outras áreas.

Esta experiência adquirida durante a vida profissional é muito importante para quem deseja prestar um serviço de excelência. Gestores estão cada vez mais empenhados em buscar mulheres mais velhas, por entenderem que elas têm a capacidade de se adaptar melhor às diversas circunstâncias encontradas no dia a dia de um call center.

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A idade traz uma evolução na inteligência emocional que é essencial para quem desempenha este serviço, visto que é preciso lidar com os mais variados tipos de pessoas e humores durante todo o dia.

O domínio das mulheres no call center está intimamente ligado às suas capacidades de atenção, simpatia, inteligência emocional, perspicácia e condição de estar atenta a diversos estímulos sem perder o foco e a concentração.

Estas caraterísticas permitem que elas estejam presentes de forma consistente nas empresas especializadas em telemarketing e atendimento ao cliente, não apenas como atendentes, mas também em cargos de supervisão e gerência.

Sem elas o setor perde o brilho, a beleza e muita competência.

Elas são incríveis por sí só, mas precisam de um bom sistema de atendimento ao cliente para otimizar ainda mais seus processos no call center ou telemarketing. Por isso, fale com um de nossos consultores. Eles te ajudarão na melhor solução para sua necessidade. 

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