O que é o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e como ele pode elevar o nível de sua equipe?

equipe de trabalho

Elevar o nível das equipes é o objetivo principal de todo líder. Com equipes de alta performance a empresa tem mais produtividade, diminui-se o turnover, o atendimento fica melhor, ganha-se em lucratividade, dentre outras vantagens.

Para isso, uma das formas de melhorar o desempenho da equipe é justamente investindo em crescimento individual.

Por isso, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é adotado como forma de desenvolver profissionais individualmente para que toda a equipe tenha um crescimento expressivo.

A seguir, vamos explicar melhor o que é e como você pode usar o PDI para elevar o nível dos seus colaboradores.

O que é PDI?

O PDI – Plano de desenvolvimento Profissional está ligado a habilidades, competências e atitudes para se atingir um objetivo proposto. É uma técnica de desenvolvimento e está atrelado a um objetivo específico.

Podemos dizer que o PDI se trata de um plano que sistematiza diversas ações a serem tomadas para que o indivíduo conquiste certo objetivo por meio do desenvolvimento pessoal ou profissional, ou seja, é como se fosse um roteiro para que o indivíduo mantenha o foco de onde quer chegar.

Esta é uma excelente forma de desenvolver novas lideranças ou promover o crescimento interno de profissionais.

Com ele, é possível direcionar a evolução dos colaboradores escolhidos para que eles possam desempenhar exatamente o que foi planejado e a função trabalhada no plano.

Dessa forma, são somadas novas características aos talentos identificados pelo RH e, além disso, os próprios colaboradores conseguem enxergar suas capacidades, falhas e pontos fortes, trabalhando suas características de modo assertivo.

Como desenvolver um PDI?

A seguir mostraremos um passo a passo para que você consiga desenvolver um PDI para você ou para sua equipe, caso seja um gestor.

Objetivo

Primeiramente é necessário pensar em um objetivo, que pode ser de curto, médio ou longo prazo.

O objetivo pode ser, por exemplo, capacitar um profissional para que ele possa realizar atendimentos em língua inglesa. O objetivo pode ser a capacitação para uma promoção ou nova função específica. Pode ser o uso de alguma ferramenta ou software novo.

Competências a desenvolver

Agora que você sabe onde quer chegar, seu objetivo, é preciso entender quais competências precisará desenvolver para alcançar o que almeja.

Portanto:

  • Pense quais as competências específicas será necessário desenvolver para chegar onde deseja?
  • Tenha em mente quais pontos fracos você precisa desenvolver e quais pontos fortes deve potencializar.
  • Priorize as competências mais importantes para desenvolver nesse primeiro momento, utilizando os três critérios citados abaixo:
    • Impacto: o quanto essa habilidade contribui para o objetivo final.
    • Urgência: o quanto essa habilidade é necessária agora.
    • Desejo: o quanto você quer desenvolver essa competência.

Crie um cronograma

Agora que já sabe quais competências precisa desenvolver, monte um cronograma realístico, estimando quanto tempo levará para concluir cado passo.

Inclua o maior número de detalhes possíveis sobre como e quando cada passo deverá ser realizado e se mantenha firme neste planejamento.

Faça um acompanhamento dos resultados

Quando você terminar o plano, analise se as ações o levaram a atingir o seu objetivo principal, ou se no decorrer do trajeto você identificou outros objetivos a serem desenvolvidos.

Verifique o que você aprendeu, o que deu certo, o que deu errado, o que você conseguiu implementar da forma que você imaginava e o que você precisou adaptar

Além disso, avalie se, de fato, as ações se desenrolaram da maneira que você imaginava e se foi possível atingir o objetivo ou não.

Depois dessa análise, você pode fazer um próximo PDI, para um próximo ciclo, com outras competências a serem desenvolvidas ou para continuar seguindo neste ou em outro objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp