PHP é uma linguagem muito utilizada e especialmente adequada para o desenvolvimento web, pois permite que páginas sejam escritas de forma rápida e dinâmica. Capaz de suportar grandes quantidades de dados, através do PHP é possível executar diversas funções e utilizar muitos recursos sem comprometer o desempenho e velocidade do servidor em que está hospedado.
Por meio do PHP é possível criar arquivos em PDF, imagens, sistemas de pagamento, animações e muito mais.
Entendendo o surgimento do PHP
Para entender melhor o que é o PHP e como ele surgiu, precisamos voltar a 1990 quando foi criado o Wide World Web (www) utilizando o protocolo http, que faz a transmissão de hipertexto permitindo visualizar sites criados com HTML.
O http e o HTML funcionam em conjunto para conversas entre servidor e cliente. Todo HTML criado e que precisa ser disponibilizado para a maior quantidade de clientes possíveis, precisa estar em um servidor. Sendo assim, a função do http é pegar uma cópia do servidor e enviar para o cliente e a partir desse momento, o cliente através do seu navegador exibir o conteúdo na tela.
Criação e desenvolvimento do PHP
Em 1994 o programador Rasmus Lerdorf sentiu a necessidade de saber quantas pessoas visitavam seu site, porém a tecnologia da época não lhe dava essa informação. Por isso ele desenvolveu Personal Home Page tools (PHP) utilizando como base a linguagem C.
Mas o que é linguagem C? A linguagem C foi criada por programadores para programadores. Utilizando linguagem C, podemos criar sistemas operacionais, aplicativos de todos os tipos, drivers e outros controladores de dispositivos, programar micro controladores, etc.
Fonte: http://linguagemc.com.br/o-que-e-linguagem-c/
Com o sucesso da primeira versão do PHP, Rasmus lançou a segunda versão com algumas funcionalidades a mais, como por exemplo, um livro de visitas para os sites. Com isso era possível que os usuários deixassem mensagens aos criadores dos sites através de formulários personalizados. Nessa segunda versão, Lerdorf mudou o nome da sua criação de Personal Home Page Tools para Personal Home Page Forms Interpreter.
De biblioteca para linguagem de programação
Embora já tenha tido uma evolução da primeira para a segunda versão, nesse momento o PHP ainda não era considerado uma linguagem de programação, mas sim uma biblioteca, uma espécie de CGi que auxilia na criação de algumas funcionalidades para sua página pessoal.
Para que o PHP deixasse de ser apenas uma biblioteca e passasse a ser uma linguagem, o criador da ferramenta liberou o acesso para o código fonte para que outros programadores pudessem implementar melhorias e novas funcionalidades, e vieram updates muito importantes, como por exemplo, o acesso ao banco de dados.
Popularização do PHP
Depois disso, a popularização do PHP foi tão grande que em 1997 foi constatado que mais de 60 mil domínios utilizavam o PHP para realizar a interação com seus usuários.
Porém, uma das maiores contribuições para essa linguagem aconteceu em 1998, quando dois programadores israelenses tiveram a ideia de reescrever todo o código criado até então.
Após Zeev Suraski e Andi Gutmans reescreverem o código, o PHP se transformou em algo muito maior e, com isso, a comunidade resolveu mudar o nome da linguagem, que atualmente era Personal Home Page Forms Interpreter, para PHP: Hypertext Preprocessor (sim, o nome da linguagem contém a sua própria sigla). E assim surgiu a terceira versão do PHP. Essa versão ficou tão popular que em 1999 estimava-se que 10% dos sites disponíveis no WWW utilizavam o PHP de alguma maneira.
Últimas versões e novas facilidades
Mas com todo esse sucesso e com muitos desenvolvedores utilizando essa linguagem, começaram a encontrar problemas de vulnerabilidades no PHP. Sendo assim, a equipe de Zeev e Andi auxiliada por vários outros programadores criaram formas de garantir uma maior segurança. A partir disso, em 2000, a versão 4 do PHP é lançada tendo como principal foco a resolução dos problemas de segurança.
Em 2004 é lançada a quinta versão do PHP, agora com uma nova engine para a linguagem e a partir dai o foco foi começar a solucionar o problema do Unicode, que é a compatibilidade de textos independentemente do idioma.
A versão 6 nunca foi lançada e em 2015 chegou a versão 7, com a vantagem de ser mais rápido, mais seguro, com melhor tratamento de erros, além de novas funções.
No ano de 2020 foi lançada a versão 8 do PHP, e com ela é claro, novas funcionalidades e uma das principais é o novo compilador Just in Time (JIT).
Uso de PHP na Del Grande
O PHP é uma das principais linguagens de programação utilizadas na Del Grande (além dele, também usamos o C, C++, Javasscript, Phyton, entre outros), e está presente, principalmente, nas soluções desenvolvidas para o Intelix, em cadastro de ramais, atendentes, relatórios, discador, etc.
Nossos clientes têm à disposição uma ferramenta WEB para administrar e controlar o uso de sua telefonia, mensageria e call center através do Intelix Configurador. Nele você consegue incluir/excluir ramais e cadastros de atendentes, configurar rotas de entrada e saída de chamadas telefônicas, buscar relatórios de ocupação de tronco e ainda conferir a performance dos atendentes.
O PHP tem feito parte da nossa história até aqui e ajudado a disponibilizar o melhor produto possível para as soluções de nossos clientes. Quer conhecer mais? Acesse a página do produto Intelix.
Fontes de pesquisa:
História do PHP: https://www.youtube.com/watch?v=F7KzJ7e6EAc&list=PLHz_AreHm4dm4beCCCmW4xwpmLf6EHY9k&index=1&t=8s
PHP 7:https://www.youtube.com/watch?v=hNr58pKj-Cw
PHP 8:https://www.homehost.com.br/blog/tutoriais/php/php-8/