Otimizar o processo de vendas é uma busca constante para empresas que estão na vanguarda do mercado, afinal, isso permite inovar, continuar o crescimento da base de clientes e, claro, lucrar ainda mais.
Para aprimorar o processo de vendas, uma das táticas que tem sido bem-sucedida é o omnichannel.
Ao adotar a omnicanalidade é possível integrar todos os pontos de contato entre empresa e cliente, oferecendo uma experiência ampla, personalizada e eficaz em todos os canais.
Por que utilizar uma estratégia omnichannel no processo de vendas?
Uma estratégia omnichannel não se limita a usar vários canais de comunicação, como telefone, e-mail, redes sociais, chat, site, loja física etc.
Ela envolve também a sincronização dos dados, processos e sistemas que permitem que o cliente transite entre os canais sem perder o histórico, a continuidade e a qualidade do atendimento.
Podemos resumir isso em uma palavra que faz total diferença para o cliente: experiência!
E quando o cliente tem uma boa experiência no contato com a empresa, fica muito mais fácil fazer negócio.
O relatório The Experience Impact, disponibilizado pela Merkle em 2019, comprova a importância da experiência no processo de vendas:
- 66% dos consumidores confirmaram que se preocupavam mais com a experiência de compra do que com preços ou o serviço comercializado.
- Além disso, 52% das pessoas entrevistadas relataram que pararam de comprar em um site por conta de uma experiência ruim de compra no ambiente online.
Benefícios de uma estratégia omnichannel
Utilizar uma estratégia omnichannel no processo de vendas traz diversos benefícios para a sua empresa como, por exemplo:
- Aumenta a visibilidade e a presença da marca nos canais onde o cliente está;
- Melhora o relacionamento e a fidelização dos clientes, pois eles se sentem mais valorizados e compreendidos;
- Aumenta as chances de conversão e retenção dos clientes, pois eles têm mais facilidade e conveniência para comprar;
- Reduz os custos operacionais e aumenta a produtividade da equipe de vendas, pois ela pode atender mais clientes em menos tempo e com menos recursos;
- Diferencia a empresa da concorrência, pois ela oferece uma proposta de valor única e inovadora.
Como otimizar o processo de vendas utilizando uma estratégia omnichannel?
Você deseja otimizar o processo de vendas e entendeu que o omnichannel pode ser uma ótima estratégia para isso, certo? Mas como fazer isso, na prática? Se atentar aos pontos a seguir pode te auxiliar.
Conheça o seu público-alvo
Identifique quem são os seus potenciais clientes, quais são as suas necessidades, desejos, dores, preferências e comportamentos. Assim, você poderá definir quais são os canais mais adequados para se comunicar com eles em cada etapa do processo de vendas.
Crie conteúdos relevantes
Produza conteúdos que sejam úteis, informativos e persuasivos para os seus clientes em cada canal. Por exemplo: blogposts, vídeos, podcasts, webinars, ebooks, infográficos etc. Utilize técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar os seus conteúdos para os mecanismos de busca e aumentar as chances de ser encontrado pelo seu público.
Ofereça uma experiência consistente
Garanta que o seu cliente tenha uma experiência positiva em todos os canais que ele utilizar. Para isso, padronize a linguagem, o design, o tom de voz e o atendimento da sua marca. Além disso, esteja atento às expectativas e às necessidades do cliente em cada canal e ofereça soluções rápidas e eficientes.
Monitore e melhore os seus resultados
Acompanhe as métricas e os indicadores do seu processo de vendas, como o número de leads, o custo de aquisição, a taxa de conversão, o ticket médio, o lifetime value, o churn rate etc. Assim, você poderá identificar os pontos fortes e fracos da sua estratégia omnichannel e fazer as melhorias necessárias.
Integre os seus canais
Utilize ferramentas e plataformas que permitam integrar os seus canais de comunicação, assim, você poderá gerenciar os dados dos clientes, segmentá-los, enviar mensagens personalizadas, acompanhar as interações e medir os resultados.
Mas como implantar uma plataforma omnichannel em sua empresa?
Para tornar sua empresa omnichannel, é fundamental que os canais de atendimento estejam conectados entre si e com o sistema de gestão da empresa para garantir um atendimento eficiente.
É essencial ter a centralização do histórico de interações dos clientes, mantendo a consistência das informações, evitando que um mesmo cliente precise repetir sua demanda em diferentes canais.
Para isso, é imprescindível contar com uma plataforma omnichannel como o Intelix, que facilita esse trabalho para sua empresa.
Se você ainda não possui um software omnicanal, ou se o que possui atualmente não produz os efeitos desejados, fale com nossos especialistas, agende uma demonstração e veja como podemos auxiliar a revolucionar o seu serviço de atendimento ao cliente.