Atualmente vivemos um período de excesso de informações, estímulos e trabalho. Isso tem deixado as pessoas cada vez mais estressadas e cansadas. Estes ingredientes são a receita para algo indigesto: a síndrome de burnout
A seguir, você vai entender melhor o que é está condição que vem atingindo cada vez mais pessoas e como fazer para evitar que isso aconteça em sua equipe, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar para os colaboradores.
O que é a síndrome de burnout?
A síndrome de burnout é um distúrbio emocional caracterizado pelo estresse, esgotamento físico e exaustão extrema, resultantes de situações de trabalho desgastantes.
Ela acontece, geralmente, em profissionais que atuam diariamente sob pressão, costumam assumir muitos compromissos e mantém uma alta exigência de produtividade.
Imagine que somos como um carro. Se mantermos o pé no fundo, acelerando demais, o motor estraga. A síndrome de burnout acontece justamente quando aceleramos tanto o “nosso carro” que acabamos fundindo o motor, ficando sem condições de sair do lugar.
Por isso, o burnout, além de sintomas psicológicos, como agressividade, irritabilidade, isolamento, alterações no humor, apatia, pessimismo e baixa autoestima, também traz sintomas físicos como cansaço constante, dores musculares, enxaqueca, palpitação, variações na pressão arterial, fadiga, insônia e ansiedade.
Se você, um colega ou colaborador está sentindo boa parte destes sintomas, é importante procurar um médico e realizar um acompanhamento psicológico, a fim de diagnosticar o real problema e realizar o tratamento adequado.
Como evitar a síndrome de burnout em sua equipe
A seguir, listamos algumas ações que podem ser incentivadas no ambiente corporativo para evitar que colaboradores desenvolvam a síndrome de burnout e consigam manter um ambiente saudável.
Evite cobranças e trabalhos desnecessários
Boa parte das situações de estresse no trabalho, que acabam desencadeando momentos estressantes, acontecem por conta de cobranças desmedidas.
É importante ter metas, mas será que a forma como a empresa as aplica e cobra, garante bem-estar ao trabalhador?
Como os gestores lidam com erros e falhas? Os colaboradores são sempre cobrados, punidos e expostos a situações constrangedoras?
Na sua empresa os trabalhadores realizam tarefas que poderiam ser simplificadas ou eliminadas? Este tipo de trabalho desnecessário causa mais cansaço e estresse.
Por isso, é tão importante investir em tecnologia e inovação nos processos, diminuindo a necessidade de trabalhos desnecessários.
Além disso, gestores precisam aprender a realizar uma gestão humanizada, motivando os colaboradores, porém, sem cobranças excessivas.
Mantenha um ambiente limpo, organizado e ergonomicamente agradável
É essencial que os colaboradores tenham condições de trabalho agradáveis para manter seu bem-estar emocional e físico, isso envolve um ambiente limpo, organizado, com ferramentas e materiais à disposição e também ergonômicos.
Tudo isso pode diminuir doenças respiratórias, infecções, lesões por esforço repetitivo e outras situações que trazem desconforto.
Valorize os períodos de descanso
Permita que seus colaboradores tenham tempo e tranquilidade para descansar, esquecer um pouco do trabalho. De nada adianta regras rígidas de horário que trazem medo e insegurança, gerando desconforto, irritabilidade, estresse.
É muito melhor ter um ambiente tranquilo e acolhedor, que permite pausas, descansos e deixa o trabalhador muito mais motivado a produzir.
Evite também longas jornadas de trabalho, muitas horas extras e outras situações que causem esgotamento físico e mental.
Mantenha uma boa comunicação com sua equipe
É essencial manter uma comunicação próxima, dando e recebendo feedbacks da equipe. Isso permite que os gestores identifiquem as falhas, situações de estresse, pontos que necessitam melhoria, etc.
A comunicação próxima torna as relações mais humanas, saudáveis, colaborando para um ambiente agradável.
Estimule atitudes positivas
Trabalhe a positividade entre os colaboradores, dessa forma é possível influenciar diretamente no bem-estar deles e no ambiente de trabalho.
Atitudes como evitar reclamações, ajudar os outros e encarar obstáculos nos desafios, quando feitas corretamente, evitam que os profissionais fiquem estressados.
Aprenda a identificar e tratar os sintomas da síndrome de burnout
É imprescindível que os gestores e/ou profissionais de RH saibam identificar sintomas da síndrome de burnout, a fim de evitar que este distúrbio afete seus colaboradores.
Isso requer uma boa comunicação com os trabalhadores e um acompanhamento constante, a fim de encontrar situações desgastantes e corrigi-las e também identificando aqueles que podem estar passando por momentos de estresse.
Ao identificar estas situações, é importante agir rápido, colocando uma rede de apoio à disposição do colaborador, incentivando a procura por tratamento médico, bem como desenvolvendo ações que diminuam o desgaste físico e emocional.