Técnica Pomodoro e a relação com a produtividade

A Técnica Pomodoro se tornou muito famosa nos últimos anos, principalmente por conta do momento em que vivemos, onde diversos estímulos tiram a nossa atenção a todo momento: redes sociais, Whatsapp, e-mail, notificações em diversos aplicativos.

Algumas pesquisas estimam que uma pessoa verifica suas notificações no celular a cada 10 minutos.

Por isso, muitas empresas e profissionais buscam métodos e ferramentas que ajudem a manter o foco e promovam a produtividade.

A Técnica Pomodoro é um destes métodos que podem prestar este auxílio.

O que é a Técnica Pomodoro? 

Francesco Cirillo procurava uma técnica para aumentar a sua produtividade nos estudos, durante seu primeiros anos de faculdade, no final da década de 1980.

Para isso, começou a utilizar um timer de cozinha, que tinha formato de tomate (pomodoro, em italiano).

O timer rodava por 25 minutos e, neste período, ele se mantinha 100% focado em uma tarefa. Quando o timer tocava, ao final deste tempo, ele poderia fazer uma pausa.

Ao perceber que seus resultados tinham sido muito satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992, que se popularizou, tornando-se uma ótima forma para manter o foco, melhorar a gestão de tempo e garantir a produtividade.

Como usar a Técnica Pomodoro para aumentar a produtividade?

Para começar a aplicar a Técnica Pomodoro e aumentar sua produtividade, você vai precisar de:

  • Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva 
  • Uma lista de tarefas (“to-do-list”)

Você pode usar um relógio comum, seu celular ou até mesmo aplicativos desenvolvidos especificamente para o uso com esta técnica como, por exemplo, estas que listamos a seguir:

Você também pode usar o bom e velho lápis e papel pra anotar a lista de tarefas e organizar o que precisa ser feito.

Passo 1 – Lista de tarefas

Primeiro, faça uma lista das tarefas que você precisa realizar ao longo do dia. Se possível, organize-as priorizando aquelas que são mais importantes.

Você pode usar outra técnica, a Matriz de Eisenhower, para conseguir definir quais as tarefas que devem ser priorizadas.

 

Passo 2 – Divida seu tempo e dê o play no cronômetro

Depois de definir suas tarefas, divida seu tempo em períodos de 25 minutos, chamados de “pomodoros” e, então, inicie o cronômetro.

Quando os 25 minutos se passarem (ou se concluir a tarefa antes disso), marque com um X, caso esteja concluída. 

Se a tarefa não foi concluída, anote em que nível de conclusão ela está: 50% concluída, 75%, 25%, etc.

 

Passo 3 – Faça pausas 

Ao final de um pomodoro (25 minutos), faça uma pausa de 5 minutos e realize atividades não realizadas à tarefa, como olhar as notificações do celular, responder a um e-mail, ir ao banheiro, etc.

A cada quatro ciclos, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar. Estes intervalos maiores são essenciais para oxigenar o cérebro e manter sua agilidade mental, evitando sobrecarga.

 

Passo opcional – Faça adequações 

Essas medidas são apenas as sugeridas no método tradicional. Nada impede que você faça ajustes que se adéquem melhor a sua realidade, garantindo maior foco e produtividade. 

Você pode, por exemplo, fazer pomodoros maiores, com mais minutos em foco total e, então, fazer pausas maiores ao fim destes períodos.

Como a Técnica Pomodoro melhora a produtividade?

Este método traz diversas vantagens. Primeiramente, como pode ser notado, você passa a se organizar melhor, priorizando as tarefas mais importantes, que requerem maior atenção.

Você também passa a organizar com mais eficiência o seu tempo, evitando pausas improdutivas e distrações. 

Dessa forma, é possível, inclusive, tornar seu trabalho muito mais eficaz, garantindo qualidade em tudo que é realizado. Afinal, sem as distrações para atrapalhar a execução de uma tarefa, a concentração permite que seja realizada de maneira assertiva.

Essa organização pode, inclusive, ajudar a diminuir a ansiedade, pois é possível ter maior controle sobre o que é realizado, mantendo sempre um equilíbrio, uma rotina.

Se você sente que não está conseguindo organizar seu tempo de forma eficaz e precisa se tornar mais produtivo, a Técnica Pomodoro é um método simples a ser aplicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp