Não é novidade que todos os clientes desejam ser atendidos rapidamente e ter suas demandas atendidas logo que entram em contato com uma empresa pelos seus canais de atendimento. E você como empresário ou gestor de atendimento de sua empresa, precisa de algumas dicas sobre como absorver tanta oferta de tecnologias de atendimento e ainda priorizar pelo bom atendimento e satisfação de seu cliente. Pois, nada adianta ter um primeiro atendimento ágil, se ele não traz a resolução do problema ou necessidade, não é mesmo?
Vamos lá:
6 dicas de tecnologias de atendimento para transformar o seu relacionamento com o cliente:
1 – Se o atendimento por chat de sua empresa está disponível no seu site 24 horas por dia, deve haver atendentes logados 24 horas. Ou, disponibilize um aviso de horário de atendimento e/ou mostre nitidamente se há atendente logado para aquela demanda.
2 – Se houver atendimento por chat das redes sociais, que não tem definição de horário de atendimento, crie uma mensagem inicial informando que a demanda será tratada a partir de x hora do dia seguinte ou informe o horário de atendimento/retorno, conforme mencionado acima. Não esqueça do atendimento a TDD, confira nosso post!
3 – SEMPRE dê retorno ao cliente, independente de qual for a demanda. Seja uma necessidade ou apenas um elogio, dê seu retorno respondendo a necessidade ou agradecendo o contato.
4 – Se no atendimento telefônico houver uma URA (unidade de resposta audível) com mensagens programadas para atendimento, e uma série de opções em que o cliente possa escolher, cuide com as opções que não resolvem nada! Imagine alguém ligar para um 0800 e lá ter a opção de acompanhar um sinistro, e quando você clicar nela, nada acontece…ou pior, sua ligação for derrubada? Isso não pode ocorrer. Preserve sua imagem perante ao cliente: Dê respostas em cada opção ou transfira a ligação a um atendente capaz de sanar aquela necessidade.
5 – Quando a URA estiver fora do horário de atendimento – não tiver nenhum atendente logado, informe o horário de atendimento na ura também! Assim, seu cliente retornará o contato no dia seguinte ou próximo dia útil. Conheça os tipos de URA e as possibilidades de integrações com seu sistema CRM ou ERP.
Também, lembre que é possível pedir ao cliente que deixe um recado no correio de voz, assim você poderá retornar a ele. E seu cliente ficará surpreendido!
6 – No uso de robôs (Inteligência Artificial) para gerar respostas no chat de atendimento a cliente, perceba sempre quando o cliente teve 1 ou 2 perguntas não compreendidas. Deixar o cliente ser atendido só pelo robô pode irritar se a pergunta que o cliente fizer for realizada de uma forma como o robô não espera… ou não aprendeu ainda. Prefira, em casos de erro ou mal entendimento da questão, transferir o atendimento para um atendente humano.
Nada supera o atendimento humano. Com empatia, paciência e claro, ferramentas e treinamentos adequados, seus clientes terão o melhor atendimento. Com as necessidades sanadas com agilidade e qualidade, a satisfação com sua marca será apenas o início de um forte laço de parceria e encantamento.
Vale a pena colocar estas dicas em prática, não acha? Nós podemos te ajudar com as melhores ferramentas de otimização do seu atendimento. Fale com a gente!
Uma resposta
Aqui é a Fernanda parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.