Uma empresa pode escolher entre implantar um dos diversos tipos de call centers disponíveis, de acordo com seus objetivos: help desk, call center ativo, receptivo, de cobrança, etc. Cada um possui características específicas, vantagens e desvantagens que devem ser muito bem avaliadas.
A seguir, vamos mostrar alguns dos diferenciais do serviço de televendas, para que você entenda como ele pode ajudar o seu negócio a faturar ainda mais.
O principal objetivo das televendas é vender
Diferentemente de outros tipos de serviços de atendimento ao cliente, como o call center ativo, por exemplo, as televendas têm como objetivo a finalização da venda. Outros modelos de SAC podem estar voltados apenas à prospecção, geração de leads.
Porém, o serviço de televendas é projetado para finalizar a venda ali mesmo, naquela ligação ou em uma próxima. Por este motivo possui características únicas, como a capacidade de efetuar cobranças durante uma ligação.
Ao implementar um serviço de televendas, portanto, o gestor precisa se atentar a este fato. Serão necessários hardwares e softwares que prestem apoio ao operador para que ele consiga fazer o fechamento da venda e que o cliente consiga efetuar o pagamento com toda a agilidade e segurança necessária.
Televendas não é sair ligando para todo mundo
Com a popularização dos serviços de telemarketing, grandes empresas acabaram adotando políticas agressivas de telemarketing ativo, onde focavam muito mais na quantidade do que na qualidade dos contatos efetuados. Isso levou a uma grande resistência das pessoas que acabaram por assimilar que a ligação de telemarketing é robotizada e insistente.
Hoje, sabemos que uma empresa que deseja implantar um serviço de atendimento ao cliente realmente eficiente precisa pensar na qualidade dos contatos efetuados. Para isso, é importante haver treinamento constante da equipe e uma boa gestão dos contatos, evitando ligar para qualquer um, focando mais na qualidade das ligações, entrando em contato com aqueles leads que realmente podem ter interesse no produto ou serviço, sem gerar importunações.
Dessa forma, é importante frisar que de nada adianta um enorme banco de dados se estas pessoas não forem seu público-alvo. Não basta apenas obter as ferramentas e uma equipe de televendas e começar a efetuar diversas ligações. Sem um planejamento estas chamadas não serão convertidas em vendas.
Como ter um serviço de televendas de sucesso?
Para ter uma central de televendas de sucesso não basta apenas as ferramentas necessárias e um banco de dados grande. É muito mais importante uma equipe qualificada, um serviço de telefonia eficiente e uma gestão inteligente, que possua objetivos e procedimentos bem definidos para garantir o sucesso do empreendimento.
Além disso, estas dicas a seguir também são importantes.
Conheça seu cliente e entenda se as televendas são uma boa opção
O planejamento é o primeiro passo para um serviço de televendas de sucesso. Você precisa conhecer seu negócio, o mercado, os concorrentes e o público. Se seu público-alvo são os jovens, provavelmente um serviço de televendas não será tão eficiente, visto que os mais novos preferem se comunicar por mensagens, sem ligações.
Mas se você identificou que realmente o serviço de televendas surtirá efeito, pode iniciar um teste, até mesmo para treinar a equipe, ligando para aqueles que já são clientes, oferecendo serviços extras, melhorias. Assim, ao iniciar a busca por novos clientes já houve um período de testes reais e já foi possível entender o que o lead deseja.
Elabore roteiros de ligação, mas não fique robótico
É importante ter roteiros para guiar as ligações e garantir que as informações mais importantes estão sendo passadas e se preparar para possíveis objeções.
Não se esqueça destes pontos:
- Apresentação do atendente e empresa;
- O motivo da ligação;
- Perguntas que aumentem o interesse do cliente sobre o que está sendo oferecido.
Treine seus operadores para que as ligações não se tornem robóticas, com textos ensaiados. O contato deve soar mais como uma conversa, algo natural, com script para guiar a conversa, mas sem frases prontas e decoradas.
Tenha hardwares e softwares que facilitem o trabalho
É crucial que seu serviço de televendas conte com equipamentos que garantam o sucesso deste setor. Um PABX, por exemplo, é imprescindível para garantir que vários ramais se comuniquem, principalmente ao gerir equipes com várias pessoas.
Um gravador de chamadas também ajuda a garantir a segurança dos clientes e da empresa, facilitando análises posteriores e proteção jurídica.
Existem diversos hardwares e softwares capazes de garantir maior eficiência ao serviço de televendas. Se você deseja entender um pouco mais sobre estes produtos e softwares, pode falar com nossos consultores, assim você tem a garantia de que seu SAC será um sucesso e seu negócio irá faturar muito mais.