A computação em nuvem não é apenas uma realidade, já se tornou uma vantagem competitiva para diversas empresas.
Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Gartner, de 2020 para 2021, durante o auge da pandemia, a migração de softwares para a nuvem aumentou 20%.
Este número continuou em alta em 2022 e deve continuar assim nos próximos anos, afinal, utilizar a nuvem traz inúmeras vantagens, inclusive para empresas de call center, como você verá a seguir.
Como funciona um sistema de call center na nuvem?
Os call centers que utilizam a computação em nuvem aproveitam as funcionalidades de softwares que podem ser usados sem necessidade de instalação, geralmente online. Com isso, exclui-se a necessidade de infraestrutura física.
Algum tempo atrás, era necessário baixar aplicativos, comprar licenças, realizar instalação dos softwares e ainda contar com um computador capaz de rodar as aplicações sem falhas.
Hoje, com computador básico só precisa de acesso à internet e os softwares estão na nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar.
Isso permite que o call center migre para o home office, diminuindo ainda mais os custos para as empresas.
Além do uso de softwares para gestão do call center através da computação nem nuvem, é possível também, utilizar a telefonia na nuvem.
Este tipo de serviço transfere toda a sua rede de telefonia para a internet. Como utiliza a conexão web já instalada na empresa, não necessita de nenhuma outra estrutura, como aparelhos físicos e servidores, cabeamentos ou gateways.
Através de diversas soluções em nuvem, é possível conquistar vantagens para o seu call center. Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir.
Vantagens de um call center na nuvem
Se você está em dúvida se deve ou não migrar seu call center para a nuvem, nós elencamos algumas vantagens que podem ajudar na sua avaliação.
Agilidade para mudanças e adequações
Vivemos em um momento de mudanças constantes e repentinas. Mudam as regras de mercado, as legislações, o comportamento do consumidor.
Por isso, é essencial acompanhar estas mudanças de maneira dinâmica. Com um sistema de call center na nuvem isso torna muito mais fácil, afinal, não são necessárias grandes alterações de hardware, na infraestrutura, etc.
Disponibilidade a todo momento, em qualquer lugar
Com um sistema de call center na nuvem você tem acesso a todo momento e em qualquer lugar.
Se um computador estragar, basta utilizar outro ou até mesmo um celular com acesso à internet para acessar alguns serviços do sistema na nuvem.
Se sua empresa tiver problemas com a internet, ainda, sim, é possível utilizar as redes 4 e 5G para acesso.
É possível acessar um sistema em nuvem de qualquer lugar, mesmo fora do escritório.
Ou seja, com um sistema de call center na nuvem você pode ter disponibilidade de serviço sempre.
Ganhe em escalabilidade
Com um sistema de call center na nuvem você consegue superar uma das grandes dificuldades de uma empresa de atendimento ao cliente, que é escalar sua operação, aumentando a disponibilidade do serviço.
Antes, se quisesse aumentar a quantidade de clientes atendidos, a empresa de call center teria que comprar novos aparelhos telefônicos, criar espaços de trabalho, aumentar a disponibilidade de linhas, de infraestrutura e tudo mais.
Hoje é possível solicitar o incremento do serviço contratado, selecionando profissionais para trabalhar em home office, facilitando a escalabilidade.
Tenha mais economia
Ao utilizar um sistema de call center na nuvem é possível economizar bastante em infraestrutura.
Ao utilizar telefonia em nuvem, as centrais online realizam todo o trabalho de uma central física tradicional, como receber ligações, gerenciá-las, distribuir as chamadas entre os ramais e conectar esses ramais entre si — mesmo que sejam de sedes em cidades e regiões diferentes.
Com a estrutura funcionando na internet, o VoIP se comunicará com chamadas convencionais vindas de qualquer telefone com linha analógica, troncos E1, VoIP ou celular. As chamadas pode ser tanto recebidas entre dois computadores ou entre computador e telefone tradicional.
Não será mais necessário comprar aparelhos telefônicos robustos (e arcar com consertos e trocas periódicas), pois tudo será feito online, através de softwares.
Não serão necessários computadores com bastante armazenamento e capacidade de processamento, pois tudo isso é feito online.
É possível economizar até mesmo ao adquirir as soluções, pois os contratos para utilização destes softwares costumam ser mais flexíveis, podendo ser personalizados conforme o tamanho da operação e a quantidade de recursos que a empresa necessita em seu call center.
Como implantar um sistema de call center na nuvem?
Se você já possui um call center tradicional e pensa que a mudança poderá ser trabalhosa, fique tranquilo! É possível fazer uma migração através da cópia de toda a configuração de usuários, ramais, backup de gravações e dados de relatórios. Para isso, você precisará ter uma linha VoIP e uma estrutura de rede VPN para ter uma cesso seguro.
Tudo isso é realizado pela nossa equipe técnica, que leva dados até o local da nuvem, e realiza os devidos testes antes de qualquer migração de maneira simples.
Fale com a nossa equipe, tire suas dúvidas, agende uma demonstração e comece agora mesmo a utilizar a tecnologia para revolucionar o sistema de atendimento da sua empresa.