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WhatsApp para empresas de transporte e logística

whatsapp para empresa de transporte e logística

O setor de transporte e logística é um dos mais importantes para a economia do Brasil, sendo responsável por cerca de 11% do PIB, de acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

No entanto, esse setor também enfrenta diversos desafios, como a alta demanda, a concorrência acirrada, os custos operacionais e a satisfação dos clientes.

Para superar estes desafios, as empresas de transporte e logística precisam investir em soluções que otimizem seus processos, reduzam seus custos e melhorem sua comunicação com os clientes.

E, para melhorar a comunicação, uma das soluções pode ser o WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil e no mundo.

Como o Whatsapp pode melhorar a comunicação em empresas de transporte e logística?

A distância entre operação e consumidor diminuiu com a ampliação de canais de comunicação. Além das opções tradicionais, como e-mail e telefone, o WhatsApp para empresas se destaca como um canal de duas vias, permitindo que os consumidores iniciem atendimentos e as empresas compartilhem informações sobre o progresso logístico de uma compra, por exemplo.

Milhões de brasileiros já usam o WhatsApp, o que significa que os clientes de e-commerce podem estar mais dispostos a receber notificações de suas compras por esta plataforma, especialmente em casos de produtos com alto valor agregado ou com muita urgência.

Esse compartilhamento de informações gera satisfação por parte do cliente e torna o processo muito mais funcional para as empresas.

Além disso, podemos citar mais algumas vantagens do uso do Whatsapp por empresas do setor de transporte e logística:

  • Agilizar o atendimento ao cliente, respondendo suas dúvidas, solicitações e reclamações de forma rápida e eficiente.
  • Enviar notificações sobre o status da entrega, informando o cliente sobre o rastreamento, a previsão de chegada e a confirmação da entrega.
  • Receber feedbacks dos clientes, avaliando sua satisfação com o serviço e identificando pontos de melhoria.
  • Fidelizar os clientes, enviando mensagens personalizadas, ofertas exclusivas e conteúdos relevantes.
  • Aumentar as vendas, divulgando seus produtos e serviços, gerando leads e fechando negócios pelo WhatsApp.
  • Redução de custos, pois esta é uma solução de baixo investimento, que traz diversas funcionalidades.
  • Melhora nos processos de atendimento, pois é possível obter de relatórios de métricas para ajudar na assertividade de decisões.

Boas práticas que você deve observar

Para usar o WhatsApp como uma ferramenta de comunicação com os clientes, as empresas de logística precisam seguir algumas boas práticas, como:

  • Usar uma conta comercial verificada pelo WhatsApp Business API, que permite integrar o aplicativo com outras plataformas e sistemas da empresa.
  • Respeitar as regras do WhatsApp, como solicitar a permissão dos clientes para enviar mensagens e não enviar spam ou conteúdo impróprio.
  • Segmentar os clientes de acordo com seus perfis, interesses e preferências, para enviar mensagens mais personalizadas e relevantes.
  • Automatizar o atendimento ao cliente, usando chatbots inteligentes que podem responder às perguntas mais frequentes e direcionar os casos mais complexos para os atendentes humanos.
  • Monitorar os resultados do WhatsApp, usando métricas como taxa de abertura, taxa de resposta, taxa de conversão e taxa de satisfação.

Automatização é essencial para garantir o sucesso da comunicação através do WhatsApp

A automatização de mensagens é essencial para garantir que o Whatsapp realmente melhore a comunicação de empresas de transporte e logística.

As mensagens automatizadas são capazes de reduzir a duração do atendimento para atender mais clientes em menos tempo.

Utilizar inteligência artificial no atendimento ao cliente, através de um chatbot, por exemplo, permite informar o status da entrega, responder perguntas frequentes, monitorar frotas, enviar informações para os motoristas, entre outras funções.

A combinação entre automatização e WhatsApp otimiza a comunicação entre empresa e cliente, melhorando a gestão e a qualidade de atendimento.

Para isso, porém, é importante contar com um software robusto e com funcionalidades especiais, como o Intelix Call Center, que possui integração oficial com a API do Whatsapp, trazendo mais segurança, evitando que seu número seja banido.

Além disso, com ele é possível enviar mensagens em massa, integrar com seus sistemas de ERP e CRM, configurar filas e transferência de atendimento, acessar histórico e relatórios, dentre diversas outras funcionalidades.

Portanto, se você quer transformar a comunicação da sua empresa de transporte e logística, fale conosco e conte com nossos especialistas para ajudar a desenvolver soluções inteligentes em telecomunicações para sua empresa!

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