Muitas empresas ainda cometem o erro de deixar seus clientes na espera por muito tempo, principalmente quando é preciso transferir uma ligação. Confira a seguir algumas dicas que prometem tornar essa jornada menos desagradável para o cliente.
1. Pergunte antes de colocar a pessoa na espera e aguarde a resposta dela. O consentimento do cliente pode ser a solução para você não se deparar com uma pessoa irritada do outro lado da linha quando você retornar.
2. Cuide para que o recipiente da ligação queira de fato recebê-la. Se a pessoa deseja conversar com alguém em particular, diga a ela que você “verá se a linha dele está disponível”, antes de colocá-la na espera.
3. Use a gramática adequada.
4. Preste atenção na sua voz. É através de seu tom que o cliente ouvirá suas reais intenções.
5. Use o nome da pessoa sempre que possível. Isso dá à conversa um toque pessoal e mostra que você está atento.
6. Identifique-se antes de tudo ao telefonar para alguém.
7. Finalize a conversa com profissionalismo. Com sinceridade na voz, diga “Obrigado por telefonar. Tenha um ótimo dia!”.
Nem todos conhecem as regras básicas do profissionalismo. Faça o esforço de ser cortês mesmo quando não houver reciprocidade. Tenha em mente que a próxima pessoa é alguém diferente. Abandone todas as emoções que talvez tenham aflorado na chamada anterior e lembre-se: A chave de se falar profissionalmente ao telefone é sorrir internamente! E você ainda pode conferir nossas 8 dicas para ser um bom atendente de Telemarketing!
E então, gostou dessas dicas? Conte para nós 🙂