A Técnica Pomodoro se tornou muito famosa nos últimos anos, principalmente por conta do momento em que vivemos, onde diversos estímulos tiram a nossa atenção a todo momento: redes sociais, Whatsapp, e-mail, notificações em diversos aplicativos.
Algumas pesquisas estimam que uma pessoa verifica suas notificações no celular a cada 10 minutos.
Por isso, muitas empresas e profissionais buscam métodos e ferramentas que ajudem a manter o foco e promovam a produtividade.
A Técnica Pomodoro é um destes métodos que podem prestar este auxílio.
O que é a Técnica Pomodoro?
Francesco Cirillo procurava uma técnica para aumentar a sua produtividade nos estudos, durante seu primeiros anos de faculdade, no final da década de 1980.
Para isso, começou a utilizar um timer de cozinha, que tinha formato de tomate (pomodoro, em italiano).
O timer rodava por 25 minutos e, neste período, ele se mantinha 100% focado em uma tarefa. Quando o timer tocava, ao final deste tempo, ele poderia fazer uma pausa.
Ao perceber que seus resultados tinham sido muito satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992, que se popularizou, tornando-se uma ótima forma para manter o foco, melhorar a gestão de tempo e garantir a produtividade.
Como usar a Técnica Pomodoro para aumentar a produtividade?
Para começar a aplicar a Técnica Pomodoro e aumentar sua produtividade, você vai precisar de:
- Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva
- Uma lista de tarefas (“to-do-list”)
Você pode usar um relógio comum, seu celular ou até mesmo aplicativos desenvolvidos especificamente para o uso com esta técnica como, por exemplo, estas que listamos a seguir:
Você também pode usar o bom e velho lápis e papel pra anotar a lista de tarefas e organizar o que precisa ser feito.
Passo 1 – Lista de tarefas
Primeiro, faça uma lista das tarefas que você precisa realizar ao longo do dia. Se possível, organize-as priorizando aquelas que são mais importantes.
Você pode usar outra técnica, a Matriz de Eisenhower, para conseguir definir quais as tarefas que devem ser priorizadas.
Passo 2 – Divida seu tempo e dê o play no cronômetro
Depois de definir suas tarefas, divida seu tempo em períodos de 25 minutos, chamados de “pomodoros” e, então, inicie o cronômetro.
Quando os 25 minutos se passarem (ou se concluir a tarefa antes disso), marque com um X, caso esteja concluída.
Se a tarefa não foi concluída, anote em que nível de conclusão ela está: 50% concluída, 75%, 25%, etc.
Passo 3 – Faça pausas
Ao final de um pomodoro (25 minutos), faça uma pausa de 5 minutos e realize atividades não realizadas à tarefa, como olhar as notificações do celular, responder a um e-mail, ir ao banheiro, etc.
A cada quatro ciclos, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar. Estes intervalos maiores são essenciais para oxigenar o cérebro e manter sua agilidade mental, evitando sobrecarga.
Passo opcional – Faça adequações
Essas medidas são apenas as sugeridas no método tradicional. Nada impede que você faça ajustes que se adéquem melhor a sua realidade, garantindo maior foco e produtividade.
Você pode, por exemplo, fazer pomodoros maiores, com mais minutos em foco total e, então, fazer pausas maiores ao fim destes períodos.
Como a Técnica Pomodoro melhora a produtividade?
Este método traz diversas vantagens. Primeiramente, como pode ser notado, você passa a se organizar melhor, priorizando as tarefas mais importantes, que requerem maior atenção.
Você também passa a organizar com mais eficiência o seu tempo, evitando pausas improdutivas e distrações.
Dessa forma, é possível, inclusive, tornar seu trabalho muito mais eficaz, garantindo qualidade em tudo que é realizado. Afinal, sem as distrações para atrapalhar a execução de uma tarefa, a concentração permite que seja realizada de maneira assertiva.
Essa organização pode, inclusive, ajudar a diminuir a ansiedade, pois é possível ter maior controle sobre o que é realizado, mantendo sempre um equilíbrio, uma rotina.
Se você sente que não está conseguindo organizar seu tempo de forma eficaz e precisa se tornar mais produtivo, a Técnica Pomodoro é um método simples a ser aplicado.