Elevar o nível das equipes é o objetivo principal de todo líder. Com equipes de alta performance a empresa tem mais produtividade, diminui-se o turnover, o atendimento fica melhor, ganha-se em lucratividade, dentre outras vantagens.
Para isso, uma das formas de melhorar o desempenho da equipe é justamente investindo em crescimento individual.
Por isso, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é adotado como forma de desenvolver profissionais individualmente para que toda a equipe tenha um crescimento expressivo.
A seguir, vamos explicar melhor o que é e como você pode usar o PDI para elevar o nível dos seus colaboradores.
O que é PDI?
O PDI – Plano de desenvolvimento Profissional está ligado a habilidades, competências e atitudes para se atingir um objetivo proposto. É uma técnica de desenvolvimento e está atrelado a um objetivo específico.
Podemos dizer que o PDI se trata de um plano que sistematiza diversas ações a serem tomadas para que o indivíduo conquiste certo objetivo por meio do desenvolvimento pessoal ou profissional, ou seja, é como se fosse um roteiro para que o indivíduo mantenha o foco de onde quer chegar.
Esta é uma excelente forma de desenvolver novas lideranças ou promover o crescimento interno de profissionais.
Com ele, é possível direcionar a evolução dos colaboradores escolhidos para que eles possam desempenhar exatamente o que foi planejado e a função trabalhada no plano.
Dessa forma, são somadas novas características aos talentos identificados pelo RH e, além disso, os próprios colaboradores conseguem enxergar suas capacidades, falhas e pontos fortes, trabalhando suas características de modo assertivo.
Como desenvolver um PDI?
A seguir mostraremos um passo a passo para que você consiga desenvolver um PDI para você ou para sua equipe, caso seja um gestor.
Objetivo
Primeiramente é necessário pensar em um objetivo, que pode ser de curto, médio ou longo prazo.
O objetivo pode ser, por exemplo, capacitar um profissional para que ele possa realizar atendimentos em língua inglesa. O objetivo pode ser a capacitação para uma promoção ou nova função específica. Pode ser o uso de alguma ferramenta ou software novo.
Competências a desenvolver
Agora que você sabe onde quer chegar, seu objetivo, é preciso entender quais competências precisará desenvolver para alcançar o que almeja.
Portanto:
- Pense quais as competências específicas será necessário desenvolver para chegar onde deseja?
- Tenha em mente quais pontos fracos você precisa desenvolver e quais pontos fortes deve potencializar.
- Priorize as competências mais importantes para desenvolver nesse primeiro momento, utilizando os três critérios citados abaixo:
- Impacto: o quanto essa habilidade contribui para o objetivo final.
- Urgência: o quanto essa habilidade é necessária agora.
- Desejo: o quanto você quer desenvolver essa competência.
Crie um cronograma
Agora que já sabe quais competências precisa desenvolver, monte um cronograma realístico, estimando quanto tempo levará para concluir cado passo.
Inclua o maior número de detalhes possíveis sobre como e quando cada passo deverá ser realizado e se mantenha firme neste planejamento.
Faça um acompanhamento dos resultados
Quando você terminar o plano, analise se as ações o levaram a atingir o seu objetivo principal, ou se no decorrer do trajeto você identificou outros objetivos a serem desenvolvidos.
Verifique o que você aprendeu, o que deu certo, o que deu errado, o que você conseguiu implementar da forma que você imaginava e o que você precisou adaptar
Além disso, avalie se, de fato, as ações se desenrolaram da maneira que você imaginava e se foi possível atingir o objetivo ou não.
Depois dessa análise, você pode fazer um próximo PDI, para um próximo ciclo, com outras competências a serem desenvolvidas ou para continuar seguindo neste ou em outro objetivo.