Autoestima profissional: O que é e como usar para impulsionar sua carreira

autoestima profissional

A autoestima você já conhece: é aquela avaliação subjetiva, positiva ou negativa, que cada um faz de si mesmo. mas existe também a autoestima profissional, importantíssima para colaboradores e empreendedores.

A seguir, vamos explicar melhor o que significa autoestima profissional e como você pode melhorá-la para conseguir resultados cada vez mais expressivos em sua carreira.

O que é autoestima profissional?

Segundo a psicóloga social Carol S. Dweck, a opinião que você forma a respeito de si mesmo afeta de modo significativo a maneira como você leva sua vida.

No âmbito profissional não é diferente. Se você possui uma elevada autoestima profissional, se torna uma pessoa disposta a encarar desafios, pois se sente capaz de realizar qualquer coisa.

Ter uma boa autoestima profissional significa reconhecer suas habilidades, valorizar seu potencial e acima de tudo, confiar em si mesmo.

No entanto, nem todos são assim. Existem pessoas com excelente formação acadêmica e técnica, mas que não acreditam no seu potencial e capacidade e, assim, acabam se sabotando.

Por isso, é importante que os profissionais tenham autoconhecimento, inteligência emocional, capacidade de reconhecer seus pontos fortes e fracos, para que, assim, consigam lidar com os desafios diários.

O que fazer para elevar sua autoestima profissional?

Elevar a autoestima profissional nem sempre é uma tarefa fácil, pois, muitas vezes é preciso lutar contra conceitos, medos, dúvidas, valores e atitudes que acabamos incorporando consciente e inconscientemente ao longo de nossas vidas.

Ao longo do tempo acabamos criando crenças limitantes e aceitando influências negativas, que nos fazem ter dúvidas sobre nossas habilidades.

Por isso, é importante encontrar meios de trabalhar estas deficiências e, assim, ter uma autoestima elevada e mais confiança para encarar os desafios da carreira.

A seguir, citamos algumas estratégias que podem ajudar nisso, trazendo mais autoestima profissional para você!

Autoconhecimento é a chave!

Quando você se conhece profundamente, consegue saber quais são os seus pontos fortes e fracos, seus medos, suas frustrações, suas crenças limitantes, o que você gosta de fazer, quais suas motivações, etc.

Dedique um tempo a conhecer sua personalidade, suas atitudes e reações diante de diversas situações e, inclusive, relacionamentos.

Você pode iniciar com uma avaliação de perfil comportamental, popularmente conhecido como DISC. A partir daí você pode entender melhor suas características e buscar mais maneiras de descobrir suas forças e fraquezas.

Acabe com crenças limitantes

À medida que você consegue maior autoconhecimento, descobre também algumas crenças limitantes que impedem você de destravar todo o seu potencial.

Por exemplo: Quem falou que você não consegue falar em público? Por que isso? De onde surgiu esse trauma?

Descubra as crenças que limitam seu crescimento e pense em formas de acabar com elas.

Evite comparações

Você irá destruir sua autoestima ao se comparar com outras pessoas. Cada um tem habilidades e características únicas.

Mesmo quando há condições parecidas, cargos iguais, ainda assim, existem histórias e realidades diferentes.

Evite comparações e acredite em você!

Agradeça mais, reclame menos

Para elevar sua autoestima profissional é importante que você tenha uma visão positiva do mundo e, para isso, é essencial agradecer mais e reclamar menos.

Quando a gente reclama demais, acaba tendo uma visão pessimista de tudo, se desanima, acredita que o esforço não vale a pena.

Por isso, é importante cultivar estes pensamentos positivos e a gratidão por cada dia, cada conquista.

Experimente espalhar frases positivas pelo escritório ou pela casa. Encontre uma frase que norteie o seu propósito de vida ou profissional e coloque ela de maneira visível pra você, pra sempre se lembrar de onde você quer chegar.

Celebre cada pequena conquista!

Desenvolva novas habilidades

A partir do momento que você possui autoconhecimento e identifica seus pontos fracos, pode investir no desenvolvimento de novas habilidades, a fim de melhorar algumas características.

Quanto mais você aprende e se desenvolve, mais confiante se torna e mais autoestima profissional cultiva.

Organize suas tarefas

Algumas pessoas acreditam ser incapazes de realizar tarefas, progredir, conquistar seus objetivos. Mas, para muitas delas, o que falta é organização!

Primeiro, tenha objetivos de vida e carreira bem definidas. Depois, defina as metas que precisa alcançar para conquistar seus objetivos.

Organize suas atividades diárias e dedique tempo sem interrupções para resolvê-las. Você pode utilizar a técnica pomodoro como forma de auxiliar sua organização, gerenciamento de tempo e, assim, garantir mais produtividade. 

Por fim, lembre-se que este é um processo constante e não ocorre da noite para o dia. Você precisa entender a forma como pensa e como reage ao que acontece para, então, poder tomar atitudes positivas, que colaborem para a elevação da sua autoestima profissional.

Lembre-se: O primeiro passo você já deu! Está lendo sobre o assunto, tentando se aprimorar. Continue neste caminho e, em breve, você colherá os frutos do seu sucesso!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Del Grande

A Del Grande entrega a você inovação e segurança em soluções tecnológicas de comunicação. Somos fabricantes de sistemas de gravação telefônica, atendedores, sistemas de fax e PABX IP.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp