Aumentar a satisfação dos seus clientes é algo imperativo para o negócio. Com clientes insatisfeitos você não vende e tudo vai por água abaixo.
Um estudo realizado pela Bain and Co. demonstrou que um aumento de apenas 5% na retenção de clientes pode garantir uma rentabilidade de até 75% para a empresa.
O grupo Gartner apresenta outro dado importante: 80% da sua receita futura virá de apenas 20% dos seus clientes existentes.
Ou seja, aumentar a satisfação dos clientes deve ser a missão diária da sua organização.
Para isso, é necessário criar diversas estratégias e usar algumas ferramentas que garantam esta eficiência nos atendimentos.
A seguir, citamos algumas destas ferramentas e as vantagens que elas podem trazer para o seu negócio.
1 – Software de CRM
Um software de CRM (Costumer Relationship Management) é muito importante para qualquer negócio, pois, através dele, é possível captar, organizar e gerenciar diversas informações sobre seus clientes.
Se você possui uma central de atendimento, por exemplo, é possível fazer a integração deste software com a sua central telefônica e assim que uma chamada for recebida, é feito o cruzamento entre os bancos de dados para identificar automaticamente o chamador.
Assim, o atendente ganha agilidade e pode executar um atendimento personalizado. Quando o cliente ligar, ele já saberá seu nome, de onde fala, qual produto ou serviço contratado, se já houve reclamações anteriores e diversas outras informações essenciais para a prestação de um atendimento de qualidade.
2 – Ferramentas de Business Inteligence
Se você possui um CRM que coleta diversas informações do cliente e sobre o atendimento prestado, pode também implementar uma ferramenta de Business Inteligence (B.I.) para complementar a gestão das informações.
Uma ferramenta de B.I. pode coletar diversas informações, fazer cruzamentos e através de relatórios, gráficos e outras funcionalidades, apresentar problemas e eventuais soluções.
Sem uma ferramenta de Business Inteligence, os dados coletados são apenas um amontoado de informações. Com o tratamento correto, estes dados podem se transformar em insights e importantes indicativos para basear a tomada de decisões.
3 – Faça pesquisa de satisfação
Implementar ferramentas que realizem pesquisas de satisfação do cliente pode ajudar bastante na identificação de falhas e, assim, facilitar a resolução das mesmas.
Hoje é possível fazer ações como esta de diversas formas, seja através de mensagens diretas pelo Whatsapp ou redes sociais, perguntando sobre o produto ou serviço prestado, por e-mail, ou no caso de centrais de atendimento telefônico, através de pesquisa qualitativa sobre a chamada.
O importante é entender que o feedback do cliente é algo essencial, que permite que a empresa conheça seus erros e acertos e, assim, consiga desenvolver soluções cada vez mais eficientes para seus clientes.
4 – Inteligência artificial
Softwares de inteligência artificial podem ser uma ferramenta importante para aumentar a satisfação dos seus clientes, já que conseguem automatizar diversas funções e agilizar processos.
Se você possui uma central de atendimento ao cliente, por exemplo, pode implantar um software com inteligência artificial como o Intelicon, que possui ferramenta de URA/DAC, que consegue direcionar chamadas através de menus programáveis.
O cliente é atendido por uma inteligência artificial que dita as opções disponíveis, entende a opção escolhida e direciona a chamada para um atendente livre ou setor responsável.
5 – Sistema de telefonia e chat
Uma ferramenta que consiga integrar boa parte do que foi citado anteriormente será de extrema importância para uma empresa que deseja aumentar a satisfação dos seus clientes.
A Del Grande, por exemplo, consegue integrar em seus sistemas de telefonia e chat, diversas funcionalidades que garantem muito mais agilidade e eficiência para as equipes de atendimento.
É possível fazer a integração dos sistemas de telefonia com diversos tipos de CRM, facilitando a organização e análise de informações.
Empresas que recebem muitas ligações diariamente podem trazer mais produtividade ao adotar o gerenciamento de filas com o Intelix. Além disso, soluções como esta possuem recursos de monitoramento e gravação de chamadas, dicador automático, correio de voz, além de diversas opções de relatórios.
Ao implantar um sistema robusto de telefonia e chat, é possível aumentar a produtividade das equipes e facilitar a análise do desempenho delas, assim, o gestor consegue ter o controle de tudo que acontece, podendo avaliar os resultados e agir de maneira assertiva na resolução de problemas.
Por isso, se você deseja aumentar a satisfação dos seus clientes, não perca tempo e fale agora com nossos atendentes. Nós podemos ajudar a implementar ferramentas que vão trazer mais eficiência e sucesso para o seu negócio.