Como manter seu atendente feliz e satisfeito?

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Manter seu atendente feliz e satisfeito é essencial para garantir o sucesso do seu negócio, principalmente no momento que estamos vivendo. Não é à toa que cada vez mais as empresas buscam maneiras de garantir o bem-estar de seus colaboradores.

Uma empresa com funcionários satisfeitos tem um clima organizacional melhor, diminuindo a taxa de turnover, retendo talentos e aumentando a produtividade. É simples: um profissional feliz trabalha muito melhor e, assim, todo mundo ganha.

Mas como deixar sua equipe empolgada, proativa, mantendo um ambiente de trabalho saudável? A seguir preparamos algumas dicas.

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1 – Respeite as normas e leis trabalhistas

O óbvio também precisa ser dito, pois infelizmente algumas empresas não respeitam todas as leis e normas estabelecidas para o serviço de telemarketing e atendimento ao cliente.

Além das leis da CLT, o serviço de Call Center no Brasil tem Normas próprias que devem ser respeitadas.

Em abril de 2007, o Ministério do Emprego e Trabalho, incluiu o Anexo II à Norma Regulamentadora 17, no qual se “estabelece parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de teleatendimento/telemarketing nas diversas modalidades desse serviço, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente”.

Confira também as normas estabelecidas para as centrais de atendimento em período de pandemia.

Dentre algumas medidas, ficou estabelecido que toda empresa que trabalha com teleatendimento deve dispor de um número de operadores compatível com às demandas do trabalhado, de maneira que nenhum colaborador fique física ou psiquicamente sobrecarregado.

Além disso, devem ser respeitados os horários de trabalho, evitando atividades aos domingos e feriados, salvo aquelas previamente autorizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e sempre respeitando acordos e convenções coletivas e garantindo as folgas remuneradas da qual o trabalhador tem direito.

Outro ponto importante desta norma, é que sempre que houver “ameaças, abuso verbal, agressões ou que tenha sido especialmente desgastante” um atendimento realizado, deve ser concedido ao operador um tempo para “recuperar-se e socializar conflitos e dificuldades com colegas, supervisores ou profissionais de saúde ocupacional”.

É importante conceder este tempo para que o profissional não se sinta pressionado e desgastado, colaborando para sua saúde física e mental.

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2 – Tenha um ambiente de trabalho agradável

Proporcionar um ambiente de trabalho agradável garante melhores resultados para a empresa.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia mostrou que um profissional feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais, em comparação com outros. Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.

Leia também: Como otimizar o atendimento em home office

Para isso, é importante que a empresa invista em um espaço físico aconchegante, com as ferramentas de trabalho necessárias e, claro, proporcionando conforto físico e mental. Um espaço desorganizado, com materiais e ferramentas velhos, sem espaço para descanso, com condições sanitárias deficientes, tudo isso colabora negativamente e desanima o profissional.

Se você quer manter seu atendente feliz e satisfeito, precisa fazer com que ele se sinta bem no local de trabalho, afinal, é onde ele vai passar boa parte do dia.

3 – Um atendente feliz precisa de boa remuneração e benefícios

Você pode seguir a lei, proporcionar um ambiente de trabalho ótimo, mas se o seu colaborador estiver passando dificuldades financeiras, ele não será feliz.

Por isso, é essencial que a sua política remuneratória seja interessante, valorizando ao máximo o trabalho desempenhado pelo seu funcionário.

Além do salário, é importante pensar em formas de bonificar pelo bom desempenho, por metas atingidas, além de proporcionar vantagens como vale-alimentação, transporte, planos de saúde, etc.

Todas essas medidas colaboram para uma melhora no ambiente de trabalho e aumentam a retenção de talentos. Um atendente feliz, bem remunerado, com benefícios, dificilmente se sentirá desmotivado, tentando sempre manter seu nível de excelência para garantir seu bom emprego.

4 – Incentive seu crescimento

 Mostre que você quer ver seu atendente feliz e incentive ele a melhorar cada vez mais. Você pode fazer isso dando condições para que ele mostre suas habilidades, suas opiniões, incentivando a troca de experiências, proporcionando feedbacks construtivos e até dando a oportunidade de participar de cursos e treinamentos.

Ao incentivar o crescimento profissional e pessoal do seu colaborador, você melhora o ambiente da sua empresa e também cria empatia e confiança. Sua equipe trabalhará com muito mais afinco, pois sabe que recebe do gestor a contrapartida que necessita e sabe que todos podem crescer juntos.

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