Você provavelmente sabe que o WhatsApp está presente no celular de quase todos os brasileiros e, portanto, pode ser uma ferramenta perfeita para criar uma máquina de vendas.
No entanto, o que muitos ainda perguntam é se apenas a versão comum é suficiente, se devem utilizar o WhatsApp Business ou, então, utilizar um aplicativo robusto com mais funcionalidades associadas a este aplicativo.
A seguir, nós vamos explicar quais versões existem e qual a melhor para o seu negócio.
Existem “três tipos de WhatsApp”
Costuma-se dizer que existem três tipos de WhatsApp: o comum, o Business e versões baseadas na API Oficial.
WhatsApp comum
Essa é aquela versão que todo mundo tem para uso pessoal em seu celular. A versão básica do WhatsApp é feita para uso no dia a dia, conversa com amigos, por isso não possui algumas funcionalidades extras, que estão presentes na versão business.
Esta versão só pode ser usada em um celular e na versão web em simultâneo. Se você desejar que diversos colaboradores acessem o WhatsApp para atender seus clientes, precisará migrar para outras versões do aplicativo.
WhatsApp Business
A versão Business foi pensada especificamente para o uso de empresas, por isso tem funcionalidades excelentes para quem possui um pequeno negócio e deseja tornar a comunicação com os clientes mais eficiente.
Quando o cliente acessa o chat com você ou adiciona seu contato, já vê o alerta de que está é uma conta comercial e também pode ver mais detalhes sobre a empresa como o seu site, e-mail, endereço, horário de funcionamento, formas de pagamento, entre outros.
É possível também criar mensagens automáticas e cadastrar respostas rápidas, que podem ser usadas para responder as dúvidas mais frequentes.
É possível também criar um catálogo com seus produtos e serviços, ali mesmo no aplicativo, facilitando o acesso do seu público.
Também é possível organizar as conversas através de tags e analisar estatísticas sobre mensagens enviadas, recebidas, etc.
Se você quer ter múltiplos usuários acessando o WhatsApp simultaneamente, para conseguir atender uma grande demanda de clientes, a ferramenta permite o uso em até 4 aparelhos diferentes ao mesmo tempo.
Por isso, se você quer que diversos colaboradores atendam os clientes que chegam pelo chat da sua empresa, a melhor solução é utilizar um aplicativo com integração oficial à API do WhatsApp.
Aplicativo com suporte à API oficial do WhatsApp
Existem alguns aplicativos que usam a integração com a API oficial do WhatsApp para permitir acesso a outras funcionalidades.
O software Intelix, da Del Grande, por exemplo, possui o WhatsApp Enterprise (Business API), criado com objetivo de atender empresas de maior porte, que precisam integrar o aplicativo com seus sistemas mais robustos, como o caso do Intelix Call Center.
Com isso, além das vantagens já existentes no WhatsApp Business, a empresa conta com outras funcionalidades importantes:
- Geração de protocolo de atendimento.
- Aplicação de pesquisa de satisfação.
- Personalização das frases de atendimento.
- Integração com seu site.
- Configuração de filas e transferência de atendimento para outros integrantes ou setores da empresa.
- Histórico e relatórios das conversas.
- Gerenciamento e monitoramento dos atendimentos.
- Controle de acesso às mensagens e contatos.
- Mensagens criptografadas.
- URA por texto.
- Integração a bancos de dados para respostas automáticas sem uso de atendentes.
- Possibilidade de integração com ERP, CRM, Servicedesk etc.
- Possibilidade de realizar prospecção ativa e enviar mensagens em massa.
Com estas funcionalidades extras é possível transformar seu WhatsApp em um call center robusto.
Afinal, qual a melhor versão do WhatsApp para o seu negócio?
Agora que você já sabe as vantagens de cada uma das versões, pode decidir qual delas é a melhor para você.
Se você possui uma pequena empresa e usa o WhatsApp apenas para atender alguns clientes, a versão Business provavelmente suprirá todas as suas necessidades.
No entanto, se você possui um call center robusto ou pretende escalar o seu negócio, atendendo diversos clientes por dia, contando com o apoio de vários colaboradores, sem dúvida é importante que você tenha um aplicativo mais completo.
Através do módulo WhatsApp do Intelix Call Center você tem acesso a diversas ferramentas extras, que trarão todas as vantagens já citadas anteriormente, de maneira simples e prática.
Se você ainda não conhece o módulo WhatsApp integrado ao Intelix Call Center, solicite agora uma demonstração e saia na frente da concorrência, deixando o seu serviço de atendimento ao cliente muito mais produtivo e lucrativo.